quinta-feira, 3 de março de 2022

Replicantes - Demo Tape (2008)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Brasil (Porto Alegre / Rio Grande do Sul)
FORMAÇÃO:
Júlia Barth (Vocal)
Cláudio Heinz (Guitarra)
Heron Heinz (Baixo)
Cléber Andrade (Bateria)
.
Esta é a primeira, e única, demo lançada pelo grupo, após 7 álbuns de estúdio, de maneira independente. O grupo possui outros registros lançados em fitas K7, porém, nenhuma delas gravadas em estúdio, todos registros ao vivo, sendo esta, 25 anos após o surgimento do grupo, a primeira. Este registro é o primeiro com Júlia no vocal, sendo justamente esta a curiosidade e a principal importância desta demo. Todas as faixas gravadas aqui, estão presentes no álbum seguinte do grupo, regravadas, sendo as versões da demo, únicas. O grupo mantém a mesma pegada de sempre, um punk rock embalado, com arranjos simples, mas com intenções típicas do punk rock, ora mais acelerado, ora nem tanto. O detalhe está na expressão de Júlia, que parece estar um pouco "contida", diferente do que viria a ser (e é) seu modo de expressar, com muita fúria, aqui, parece se preocupar em deixar a ideia mais "suave", creio eu que devido ao fato de ser o início da carreira dela no grupo, o que é normal. De qualquer forma, tenho grande respeito pelo grupo, cresci ouvindo o som deles, comprando, na época, em LP, o segundo, terceiro e quarto álbuns, sendo a música Princípio Do Nada, a primeira que ouvi. A Júlia merece, abraçou a oportunidade e não soltou mais, já tive a honra de dividir o palco, tanto com o Replicantes, como também com o Alcalóides (banda da vocalista antes de se juntar ao Replicantes), e a Júlia sempre teve o maior respeito por tudo e todos, com um bom papo e sempre otimista! Como a demo marca o início da vocalista no grupo, me detive em manter os comentários baseados neste fato! Vale a pena conferir, um momento importante na carreira do grupo!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Maria Lacerda. A demo inicia com a faixa que considero a melhor. Com uma excelente intenção, uma boa progressão harmônica, bem como um bom embalo, apesar de não muito veloz, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
2) Sangue Sujo. Quando li o nome desta música pela primeira vez, pensei que fosse um cover do Sangue Sujo! Mas não, é mesmo uma composição do Replicantes! É uma boa composição, mas uma das que menos me agrada na demo, principalmente devido ao refrão, mais alegre, quase um pop punk, sendo a parte do final o destaque.
3) Anti Herói. A faixa mais lenta da demo até então, com uma intenção bem arrastada, mais uma vez, não é uma má composição, mas longe de ser das que mais me agradam. A sensação que dá, é que tentaram repetir a fórmula da música Astronauta, mas com "algo faltando" para dar aquele arrepio no corpo!
4) Alguém Explica. Considero esta uma das melhores faixas da demo, sendo esta a faixa mais veloz, com um arranjo de guitarra que prioriza as cordas agudas, ela possui um excelente embalo e uma boa velocidade, com um refrão bem sing-a-long e com uma boa progressão harmônica.
5) Terrorismo Sem Bomba. Outra faixa não muito veloz, com um arranjo de bateria que explora pouco os pratos, priorizando os tambores. Não é uma má composição, mas longe de ser das minhas preferidas, possuindo uma parte mais embalada.
6) Sai Daqui. Outra ótima composição, bem embalada e com certa velocidade, possuindo uma boa progressão harmônica, porém com uma intenção mais "alegre", o destaque está no refrão e seu desenho melódico da voz.
7) Second Life. Outra boa composição, não muito veloz, com a parte A priorizando, mais uma vez, os tambores aos pratos, o destaque está no refrão, bem sing-a-long, tendo a parte A uma intenção bem intimista.
8) Chore Meu Bem. Outra boa composição, com destaque para o riff de guitarra na parte A. Com uma intenção bem alegre, o destaque está no refrão, enquanto que a parte A soa quase como um bubblegum. Não muito veloz, mas com certo embalo.
9) Solo É Pra Minhoca. A demo finaliza com uma das faixas que considero das melhores, possuindo excelentes intenção e progressão harmônica, além de um ótimo embalo e certa velocidade, com destaque para os riffs de guitarra.
Ouça a demo e curta a fita demo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário