quinta-feira, 17 de março de 2022

Ricochet - Double B Side (1980)

GÊNERO: NWOBHM
ORIGEM: Inglaterra (Birmingham - West Midlands / West Midlands)
FORMAÇÃO:
Geoff Sewell (Vocal)
Dave Gough (Guitarra)
The Finn - Neil Finnegan (Baixo)
Mick Collett (Bateria)
.
Este é o primeiro single, e único registro, lançado pelo grupo enquanto ele ainda estava na ativa, através do selo Heavy Rock. É um bom single, demonstra bem o início de uma "nova era" no metal, esta é mais uma das inúmeras bandas surgidas no Reino Unido na virada da década de 70 para 80. Com carreira de curta duração, em torno de 5 anos, o som mostra semelhanças com alguns riffs de guitarra que lembram Motörhead, o desenho melódico da voz lembra Iron Maiden na época com Paul Di'Anno no vocal, além do baixo pedal, bem característico do gênero. As composições são muito boas, bem arranjadas e executadas, os músicos possuem boa técnica, em especial Dave, com riffs e solos de guitarra que elevam bastante o nível do single. Composições embaladas, mas com marcações rítmicas bem acentuadas que nem sempre mantém esta ideia do embalo, porém a marcação da bateria com o baixo pedal não deixam o embalo morrer, por mais que a guitarra tenha mais liberdade para variar ritmicamente. Um bom single, um bom grupo, surgido, provavelmente, no embalo de uma época, como tantos outros, mas que não conseguiu dar continuidade à carreira. Poucas informações sobre o grupo, não descobri o motivo e nem quando o grupo encerrou as atividades, mas creio que foi, no máximo, 5 anos após seu surgimento, supondo eu que este single está mais próximo do final da carreira do grupo do que do início. De qualquer forma, vale a pena conferir, não seria nenhum pecado se o grupo tivesse mais reconhecimento, pois é um trabalho muito bem feito.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Midas Light. O single inicia com uma boa composição, uma introdução bastante criativa, com uma frase em harmônicos, na guitarra. Uma progressão harmônica, com baixo e bateria dando toda sustentação rítmica, enquanto a guitarra, o destaque, na minha opinião, tem mais liberdade para executar frases e riffs. O bom desenho melódico da voz também merece atenção.
2) Off The Rails. O single finaliza com a faixa que considero a melhor, com um riff de guitarra sensacional, o grande destaque da composição, que lembra muito algum riff qualquer do Fast Eddie Clark! Uma intenção rítmica baseada em um shuffle, dando a intenção do blues, mesmo que sutil, é outro ponto a favor, assim como o desenho melódico da voz.
Ouça o single e curta o lado b duplo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário