domingo, 6 de março de 2022

Repulsion - Horrified (1989)

GÊNERO: Crust Core
ORIGEM: EUA (Flint - Genesee / Michigan)
FORMAÇÃO:
Scott Carlson (Vocal, baixo)
Matt Olivo (Guitarra)
Aaron Freeman (Guitarra)
Dave Grave - Dave Hollingshead (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único, álbum lançado pelo grupo, através do selo Necrosis, e foi gravado no estúdio caseiro de Larry Hennessy. Embora o álbum tenha sido lançado em 1989, as gravações são do ano de 1986, sendo lançadas, em fita demo, no mesmo ano, o primeiro registro do grupo, chamado Slaughter Of The Innocent. O responsável por lançar a demo em álbum oficial, foi o grupo Carcass! Eles que levaram a ideia até o selo Earache, que então aceitou lançá-lo pelo seu "sub-selo", mas não sem antes passar por um processo de masterização. O grupo é, talvez, a principal referência para os grupos de grindcore que viriam a surgir anos depois, diversas composições deste álbum já foram homenageadas com incontáveis versões, sendo citadas por outras muitas, também. Com certeza um marco na história da música, em especial quando se pensa em grind / crust. Aliás, embora eu tenha rotulado o gênero como crust core, ele está na tangente com o grindcore, sendo considerado por muitos como um álbum de grindcore. A questão, ao meu ver, é que não é um álbum de grindcore por não existir o gênero ainda, ou seja, não existiam referências, o que se pode perceber são influências de bandas de hardcore / punk escandinavas, mas também, muita referência do thrash / black / death dos anos 80, podendo encontrar semelhanças com bandas como Crude SS, Anti Cimex, SlayerPossessed ou Venom. As composições são extremamente velozes, com frequentes arranjos de bateria em que se escuta o blast beat, além de trocas rápidas de acordes, muita distorção, em especial no baixo e eventuais solos de guitarra. Com certeza uma das principais influências deste registro para o gênero está na qualidade da gravação, a qual o grupo intencionava para que fosse de baixa qualidade. Técnica repetida inúmeras vezes por inúmeros grupos ao redor do mundo, uma atitude que exemplifica muito bem o D.I.Y.! Vale a pena conferir, uma paulada na orelha, mas com uma importância enorme na história da música (underground) mundial!
.
FAIXA A FAIXA:
1) The Stench Of Burning Death. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com um ótimo riff na introdução, logo em seguida o petardo já aparece, mostrando o que está por vir! Arranjo de bateria em blast beat, trocas rápidas de acorde, muita distorção, com uma intenção bem "suja" e um solo bem interessante.
2) Eaten Alive. Outro petardo com o arranjo da bateria em blast beat, trocas rápidas de acorde, muita distorção e energia, com uma intenção bem "suja" e, mais uma vez, um solo semelhante ao da faixa anterior.
3) Acid Bath. Esta já bem veloz, mas sem o blast beat na bateria em tempo integral, com uma levada mais semelhante à bandas de hardcore punk escandinavas, mantendo alguns padrões como a troca rápida de acordes e a distorção.
4) Slaughter Of The Innocent. Esta é outra faixa que prioriza um embalo semelhante às bandas escandinavas de hardcore punk, embora também tenha seu momento com o blast beat, além de um solo interesssante, mais uma vez.
5) Decomposed. Outra faixa que considero das melhores. O blast beat aparece em tempo integral, com exceção da introdução e do solo, no mais, mantém as mesmas características padrão do álbum: trocas rápidas de acorde, muita distorção e velocidade.
6) Radiation Sickness. Outra faixa que mantém as mesmas características padrão do álbum, mantendo uma intenção mais embalada, com menos blast beat, uma boa progressão harmônica, com bons riffs e uma excelente intenção.
7) Splattered Cadavers. Aqui o petardo vai do início ao fim! O blast beat está presente na maior parte da composição, que mantém o padrão do álbum, alternando entre levadas mais embaladas e o blast beat.
8) Festering Boils. Outra faixa que considero das melhores do álbum, talvez a faixa mais lenta de todo ele, mas com um ótimo embalo e riff, além de uma excelente intenção, mantendo o padrão do álbum.
9) Pestilent Decay. Aqui o embalo e a velocidade voltam a aparecer como de costume! Com alternância entre trechos em blast beat e outros mais embalados, existindo eventuais pausas e ótimos riffs. Mais uma vez o padrão do álbum está presente.
10) Crematorium. Veloz com trocas rápidas de acorde, o blast beat presente em tempo integral, esta mantém o padrão do álbum, sendo o destaque a progressão harmônica e seu riff.
11) Driven To Insanity. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Iniciando pouco veloz, mas com um ótimo embalo e riffs, mantendo o padrão do álbum que, logo em seguida, mostra seu blast beat mais uma vez!
12) Six Feet Under. Esta possui um excelente riff de guitarra, o destaque da composição, na minha opinião, mantendo o blast beat em tempo integral, literalmente! Um petardo na orelha que mantém as características das composições do álbum.
13) Bodily Dismemberment. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Com um excelente embalo e uma ótima progressão harmônica, esta se assemelha bastante às bandas escandinavas de hardcore punk, sendo o destaque os riffs e a progressão harmônica.
14) Repulsion. A faixa que dá nome ao grupo é mais um petardo! Blast beat em tempo integral, mais uma vez, a composição mantém as mesmas características padrão do álbum.
15) The Lurking Fear. Mais uma composição com um excelente riff, mantendo o blast beat em evidência, mais uma vez, embora exista seu trecho mais cadenciado.
16) Black Breath. Considero esta a melhor faixa do álbum. Com um excelente embalo, não muito veloz como o padrão do álbum, além de ótimos riffs, que são, na minha opinião, o grande destaque.
17) Maggots In Your Coffin. Mais uma faixa em que o petardo é evidente em tempo integral, assim como o blast beat! Sempre mantendo o padrão do álbum.
18) Horrified. O álbum finaliza com a faixa que dá nome à ele. Mais uma composição que mantém as características padrão do álbum, com trocas rápidas de acorde e frequentes riffs, possuindo um trecho mais cadenciado.
Ouça o álbum e fique horrorizado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário