quinta-feira, 31 de março de 2022

Ritam Nereda - 999 (2000)

GÊNERO: Thrash Metal
ORIGEM: Sérvia (Novi Sad / Vojvodina)
FORMAÇÃO:
Boban Petronijevic (Vocal, guitarra)
Comi (Guitarra)
Mire - Miroslav Mijatovic (Baixo)
P.J. (Bateria)
.
Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Automatik, e foi gravado nos estúdios Art Noise (álbum) e Cesnjak (faixas bônus). É um bom álbum, que, embora eu tenha classificado como thrash metal, ele possui influências de oi!, além de pitadas de crossover e stoner. As origens do grupo não foram deixadas de lado, apesar deste álbum soar mais metal que o início da carreira, possuindo bons arranjos, além de uma ótima qualidade de gravação. As composições são bem pensadas, as faixas são embaladas, mas não muito velozes, possuindo eventuais trechos mais cadenciados, com groove e pouco embalo, com os acordes executados em staccato, enquanto a voz possui um timbre bem grave e com um (leve) drive. As letras variam entre inglês e sérvio, o que é um ponto curioso e interessante. Um bom álbum, muito bem produzido, de uma banda importante em seu país, surgida na época em que seu país ainda era a Iugoslávia, sendo considerado, algumas vezes, como uma banda iugoslava e não sérvia. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) 10 Godina. O álbum inicia com uma boa composição. Não muito veloz e não muito embalada (com exceção do refrão), ela possui ótimos riffs de guitarra, além de um bom desenho melódico da voz no refrão, o destaque da composição, na minha opinião. Sendo esta uma das faixas de divulgação do álbum, pois possui videoclipe, um bom vídeo, mostrando os músicos tocando dentro de uma "parede" de alto-falantes.
2) Protest. Outra boa composição. Ainda não veloz, mas esta já mais embalada, mantendo características semelhantes à faixa anterior, sendo o destaque, mais uma vez, o refrão e seu desenho melódico da voz, possuindo eventuais riffs de guitarra.
3) Crno Je Sve. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, já bem embalada, soando mais punk rock do que metal, ela possui um bom trabalho de dinâmica, enquanto seu arranjo é mais simples, sendo o destaque, mais uma vez, o refrão e seu desenho melódico da voz. Outra faixa que possui videoclipe de divulgação.
4) 'Ajde. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Já mais cadenciada e menos embalada, me agrada bastante o trabalho de dinâmica, na parte A, combinado com a troca de acordes, possuindo um refrão bem sing-a-long e um pequeno trecho mais intimista.
5) Your Trap. Uma ótima faixa, com um ótimo riff de guitarra, que lembra bastante Suicidal Tendencies, esta já é mais embalada, embora não muito veloz, possuindo um bom refrão, sendo o destaque os riffs de guitarra.
6) Ne Zovi. Talvez a faixa mais pesada do álbum, com certeza a mais pesada até então, com uma introdução que abusa dos dois bumbos, enquanto a parte A já é nada embalada e veloz, além de possuir uma intenção bem intimista e um refrão bem sing-a-long, a única parte da música com letra! Lembra, um pouco, com Sepultura.
7) Lazes. Outra faixa pouco veloz, mas com um bom embalo e bastante peso, soando bem metal, além de possuir as partes bem definidas, sendo o destaque o refrão, mais uma vez, bem sing-a-long, possuindo uma progressão harmônica bastante "pobre".
8) Deep Sleep. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, com um excelente riff e um ótimo refrão, ela possui um excelente groove. Não embalada e não muito veloz, o refrão é bem sing-a-long, sendo o destaque o groove e os riffs existentes.
9) Rad, Red. Outra faixa pouco embalada, com bastante groove, um bom trabalho de dinâmica, além de boas frases de bateria, embora simples, enquanto o refrão já possui mais embalo, embora não muito, e peso. Destaque para o trabalho de dinâmica.
10) Can't Stay. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, talvez a faixa mais hardcore de todo ele, com um bom arranjo de dinâmica e bateria, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico e progressão harmônica, embora o arranjo de bateria também mereça atenção.
11) Fire!. Considero esta a melhor faixa do álbum, em especial pelo seu refrão, bem sing-a-long e com uma ótima progressão harmônica. Talvez a faixa mais oi! do álbum, bem ao estilo do gênero.
12) Kraj. Esta é, sem dúvida, a faixa mais intimista do álbum, seria a última se não houvessem as faixas bônus, uma excelente composição para final de álbum! O destaque está no trabalho de dinâmica, riffs de guitarra e a frase do baixo na parte A.
13) Betrayed. Esta é a primeira das faixas bônus, percebe-se nitidamente a diferença de qualidade de gravação. É uma boa faixa, pouco embalada e pouco veloz, mas com bons riffs e boas frases de bateria, além de possuir um bom trabalho de dinâmica.
14) Jedan Dan. O álbum finaliza com outra boa faixa, que possui bons riffs de guitarra, além de certo embalo, sendo o destaque o refrão, mais veloz e bem sing-a-long, possuindo um timbre de voz diferente das demais faixas do álbum.
Ouça o álbum 999 vezes!

Nenhum comentário :

Postar um comentário