domingo, 13 de março de 2022

Revolución X - Política Y Esparcimiento (1995)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: México (Chihuahua / Chihuauha)
.
Este é o segundo EP lançado pelo grupo, através dos selos Lengua Armada e Alarma. É um bom EP, com composições bem embaladas, eventualmente velozes, com arranjos bem simples, com músicos com pouca qualidade técnica, porém muita inspiração e expressão. As faixas possuem pouca duração, sendo, muitas delas, bastante curtas. O som do EP lembra uma mistura de F.Y.P., Negative FX, Los Crudos e Crass. Embora eu tenha classificado como hardcore old school, a influência do punk é evidente, podendo ser caracterizado dentro deste gênero, tranquilamente. O curioso é que os integrantes são anônimos, não se identificam de forma alguma, talvez pelo fato de que o grupo é extremamente simpatizante com os ideais Zapatistas. Outra curiosidade é que três faixas são a mesma composição, com mixagens ou gravações diferentes! Este é o último registro "oficial" do grupo, já que após o lançamento deste EP, o grupo veio a lançar apenas mais uma demo.
.
FAIXA A FAIXA:
1) El Culo De Endara. O EP inicia com a faixa que considero a melhor. Bastante embalada, com certa velocidade, a composição possui um arranjo bem simples, com a mesma levada, intenção e intensidade, do início ao fim, com o desenho melódico da voz pouco movimentada, mas muita expressão.
2) Fuera El Comando Sur De Puerto Rico. Faixa bem embalada, com certa velocidade, bem sing-a-long, além de bem minimalista e arranjo bem simples. Uma boa composição.
3) Uvas No / Grapes No. Quase uma vinheta, esta tem, aproximadamente, 2 segundos de música, o restante é apenas uma frase falada em espanhol e inglês.
4) Alto Al Bloqueo De Cuba. Outra boa composição, com as mesmas características da primeira faixa, possuindo eventual pausa da guitarra como destaque, além de possuir trocas rápidas de acorde e muita expressão.
5) I Love Mexican TV. Considero esta faixa uma das melhores do EP, a que possui o desenho melódico da voz mais movimentado, bem como uma intenção harmônica mais definida. O acompanhamento rítmico não muda, se mantém como nas faixas anteriores, sendo o destaque o refrão.. Por coincidência, ou não, esta é a única faixa cantada em inglês!
6) Salinas Asesino. Composição com as características bem semelhantes às da faixa 2, também com pouca duração, bem sing-a-long e trocas rápidas de acorde. Uma boa composição.
7) Ordem E Progresso. Outra faixa com as características da faixa anterior, com exceção da introdução, que esta possui, e cria uma boa intenção para quando começa a voz. O curioso é que esta música é cantada em português, fazendo uma alusão à frase escrita na bandeira. Esta é a primeira versão das três existentes neste EP!
8) Julio Iglesisas Disecado. Outra faixa que considero das melhores do EP, com um bom embalo, certa velocidade, trocas rápidas de acorde, além de um refrão bem sing-a-long, o destaque está no solo, aliás, a única faixa do EP que possui solo!
9) Ordem E Progresso. Esta é a segunda versão da composição, mantendo as mesmas características da primeira versão, a faixa 7.
10) Ordem E Progresso. O EP finaliza com a terceira versão da composição, mantendo as mesmas características descritas na faixa 7.
Ouça o EP e entre no esquema da política e entretenimento!

Nenhum comentário :

Postar um comentário