domingo, 20 de março de 2022

Rip Off - Split [Nabat] (1982)

GÊNERO: Oi!
ORIGEM: Itália (Bologna / Emilia Romanha)
FORMAÇÃO:
Sceriffo (Vocal)
Hank (Guitarra)
Pugnaro (Baixo)
Crema (Bateria)
.
Este é o primeiro split, primeira demo e primeiro registro lançado pelo grupo, através do selo C.A.S.. Este é um split com o grupo, também de Bologna, Nabat, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do Rip Off. É um bom split, com boas composições, embora todas muito simples, sempre com um bom embalo, mas pouco velozes. Nenhuma informação nos arranjos que chame a atenção, já que os músicos não possuem muita técnica, sendo o ponto positivo as eventuais frases feitas pelo baixo, também bem simples. É o legítimo som Oi! do início dos anos 80, seja o país que for, é possível encontrar bandas com as mesmas características das encontradas aqui neste registro, vocal grave, eventuais frases do baixo, muitos contracantos e a utilização da palavra "oi" sempre presente, sendo mais uma prova da consolidação de um gênero a nível mundial, sem fronteiras. A qualidade de gravação é o ponto fraco do split, deixando a desejar, tanto no som, quanto na equalização, mas, mesmo assim, ficou o registro para marcar uma época! Encontrei poucas informações sobre o grupo, mas pude perceber que teve uma carreira curta, em torno de 5 anos, no máximo. Vale a pena conferir, em comemoração aos seus 40 anos desde o lançamento!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Anti Army. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores, com um bom embalo e uma boa progressão harmônica, o destaque está nas frases do baixo, possuindo um refrão bem sing-a-long, repleto de contracantos.
2) Rivolta. Esta é outra faixa que considero das melhores do split, já mais veloz que a faixa anterior, esta também possui um bom embalo e um refrão com muitos contracantos e bem sing-a-long, sendo o destaque a parte A e sua progressão harmônica.
3) Oi Rip Off. Esta já é uma composição mais intimista, também com um bom embalo, mas com uma intenção mais "suave", possuindo, mais uma vez, um refrão bem sing-a-long e com muitos contracantos. Uma boa composição, embora com nada em especial que chame a atenção.
4) Droga. Outra excelente composição, talvez a faixa mais melódica de todo split, com uma progressão harmônica que intenciona a uma ideia melódica mais desenhada, esta é outra faixa com um refrão bem sing-a-long e repleto de contracantos.
5) Nuclear Bomb. Considero esta a melhor faixa do split, com um bom embalo, embora pouco veloz, o destaque está na progressão harmônica, também encontrada em 1 a cada 5 bandas do gênero nos anos 80! Mas, mesmo assim, é uma progressão harmônica que sempre me agradou muito, e continua me agradando! Mais uma vez possui um refrão sing-a-long e com muitos contracantos.
6) Tortura. Outra boa composição, bem ao estilo das músicas do gênero na época, reforçando um padrão no gênero. Mais uma vez com refrão bem sing-a-long e muitos contracantos. Embalada, mas pouco veloz, existindo frases, simples, no refrão.
7) Skinheads. Outra faixa bem embalada, esta já um pouco mais veloz. Uma ótima composição, que conta, mais uma vez,com um refrão bem sing-a-long e cheio de contracantos, além de vocais graves.
8) Io Non Voglio Polizia. O split finaliza com outra faixa embalada, mas não muito veloz, uma composição bem simples, talvez a composição mais simples de todo split, com nada que chame muito a atenção, além de possuir uma progressão harmônica não muito interessante. Não é uma má composição, mas longe de ser das melhores.
Ouça o split e se sinta dividido!

Nenhum comentário :

Postar um comentário