sábado, 18 de abril de 2020

Home Grown - That's Business (1995)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (Rancho Santa Margarita - Orange / Califórnia)
FORMAÇÃO:
John Tran (Vocal, guitarra)
Adam Lohrbach (Vocal, baixo)
Ian Cone (Guitarra)
Bob Herco (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Liberation, e foi gravado no estúdio Westbeach. Considero este o melhor trabalho lançado pelo grupo, embora eu tenha classificado como pop punk, é um álbum difícil de rotular, já que possui bastante influência de punk rock e ska core, além de pitadas de hardcore melódico e skate punk. Algumas músicas são velozes, mas não a maioria, embora a grande maioria delas sejam bem embaladas. É um som que mistura Goldfinger, Pinhead Gunpowder e Operation Ivy, além de pitadas de Screeching Weasel. Os arranjos são bem trabalhados, os músicos não possuem muita técnica, mas não tocam mal, tudo está no seu lugar e existem bons arranjos para as guitarras. O álbum foi lançado apenas um ano após a banda surgir, e possui uma faixa bônus.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Geta A Job. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Aliás, esta seqüência do início do álbum é a melhor, na minha opinião. Esta é um punk rock, bastante embalado, embora não muito veloz. Lembra bastante Screeching Weasel. O destaque está no desenho melódico da voz, bem como o refrão, bem sing-a-long.
2) The Hearing Song. Considero esta a melhor faixa do álbum. Um ska core, lembra muito Operation Ivy. Representaram bem o auge da terceira onda do ska, nos anos 90! O típico ska core dos anos 90! Excelente composição.
3) She Said.... Outra faixa que considero das melhores do álbum. A faixa mais veloz até então, sendo um hardcore melódico típico dos anos 90. Excelente desenho melódico, com um bom arranjo de guitarra e eventuais contracantos. O destaque está na velocidade. O refrão sing-a-long também merece destaque.
4) My Friends Suck. Aqui começam as composições mais pop. Esta é um típico pop punk dos anos 90, lembra muito o Green Day da época. Mais lenta, mas com destaque para o trabalho de dinâmica. O desenho melódico da voz também merece destaque.
5) Alternative Girl. Outra faixa com conotação mais pop, embora esta em versão ska! Podemos dizer que a composição é um ska pop punk! O destaque está no arranjos das guitarras na parte A, onde, apesar de simples, jogam muito bem com as duas guitarras, uma limpa e outra distorcida.
6) Wanna Be. Outro faixa bem pop punk, apesar de ser mais embalada. Digamos que ela pode ser confundida com um punk rock, mas, ainda assim, mantém as características mais pop. O destaque está no refrão e seu contracanto.
7) Surfer Girl. Esta faixa inicia com um bom arranjo de violão e guitarra, logo em seguida ela se torna um ska com ar mais intimista, não sendo evidente o ska. O grande destaque está na parte B, antes do refrão, e o próprio refrão que lembra Bad Religion da época.
8) Ubotherme. Uma excelente faixa, bastante embalada e, de certo ponto, veloz. É um punk rock na linha do Screeching Weasel, mais uma vez. Um punk rock embalado e simples, com três acordes na parte A, e um refrão sing-a-long. A frase da guitarra na introdução também merece destaque, apesar de simples.
9) Face In The Crowd. Esta possui uma característica de pop bem evidente, apesar de mesclar com ska core. Mesmo a intenção ska não "camufla" o pop. O refrão é mais pesado, mas ainda assim se mantém pop. Um pop punk com pitadas de punk rock, em especial devido ao refrão sing-a-long. Lembra Rancid.
10) I Hate Myself. Outra faixa com as características pop bem evidentes. Nada veloz, mas com um certo embalo, o trabalho de dinâmica merece destaque, bem como a parte B e seus contracantos.
11) One Night Stand. Considero esta faixa uma das melhores do álbum. Ela é um ska core, mas com um ótimo refrão, bem sing-a-long. Mais uma vez a dinâmica merece destaque, assim como o refrão. Não é veloz, mas possui um bom arranjo.
12) Impotency. Outra faixa com características pop. Uma introdução não muito embalada, mas depois ela embala, porém com pouca velocidade. É mais uma faixa que lembra uma mistura de Screeching Weasel e Face To Face, porém mais pop.
13) Worthless. Ótima composição. Com certeza a faixa mais "fora da casinha" do álbum todo! Ela inicia com um compasso ternário, em forma de valsa. Depois ela se torna um ska camuflado de punk rock com harmonia de música espanhola, incluindo, devido à utilização da segunda menor. Ótima composição e um bom arranjo são o destaque.
14) Employer's Market. Outra composição mais experimental. Ótima frase da guitarra, porém o desenho melódico da voz parece não estar em sintonia, o que acaba atrapalhando a ótima frase das cordas. O refrão é bem pop punk, lembrando, mais uma vez, Green Day.
15) S.F.L.B.. Considero esta a segunda melhor faixa do álbum. Com certeza a faixa mais hardcore de todas. Inicia com um arranjo mais cadenciado, lembrando as bandas de hardcore de Nova York. Logo após ela acelera e embala, ficando quase um skate punk. Lembra bastante Murphy's Law. Com certeza a melhor faixa pra pegar o skate e andar sem rumo pelas ruas!
16) Bonus Track. Esta é uma faixa instrumental, com uma frase de conotações pop, embora nada escancarado, com destaque para a condução da bateria, no cymbal e ride, no contratempo. Bastante minimalista, ela possui influência de ska core, em especial pela parte B.
Ouça o álbum e perceba que isso é negócio!

Nenhum comentário :

Postar um comentário