sábado, 6 de maio de 2023

Zumbis Do Espaço - Split [Grinders] (2003)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Brasil (Taubaté / São Paulo)
FORMAÇÃO:
Tor - André Guimarães (Vocal)
Hank Alien (Guitarra)
Gargoyle (Baixo)
Zumbilly (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único até então, split lançado pelo grupo, após três álbuns de estúdio, através dos selos Thirteen e Ataque Frontal. Este é, na verdade, um split com a banda brasileira Grinders, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do Zumbis Do Espaço. É um ótimo split, com composições embaladas, boas melodias, arranjos simples e intenções bem explícitas, interpretadas de maneira fiel à proposta. É um split de punk rock, porém, possui pitadas de country e skate punk. O split conta com três faixas cover, as demais são inéditas. É um split que possui muita influência de Misfits, embora a semelhança com Ramones também seja perceptível. Aliás, a influência de Misfits aparece, inclusive, no nome do grupo, bem como nas intenções e temáticas das letras, sendo considerado, por muitos, como uma banda de horror punk. Sem nada de muito especial nos arranjos, embora tudo esteja no lugar, o destaque está, na minha opinião, no desenho melódico da voz, embora a carência técnica do vocalista, por sua vez, é, na minha opinião, o ponto fraco do split, apesar desta carência ser suprida pela expressão. Um ótimo split, lançado no meio de dois trabalhos ao vivo, o qual ajudou a apresentar novas composições, e versões, para os fãs que estavam no aguardo de novidades do grupo! Para os fãs do grupo, um ótimo registro, para aqueles que conhecerão o trabalho do grupo através deste split, uma ótima amostra! Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Eu Era Um Zumbi Adolescente. O split inicia com uma ótima composição, bem ao estilo Ramones, com bastante embalo, arranjo bem simples, com destaque para o desenho melódico da voz, embora os eventuais acentos fora do tempo forte e o arranjo debateria no final da faixa mereçam atenção. A faixa possui um refrão bem sing-a-long. Esta faixa foi gravada para a trilha sonora do curta Crônicas De Um Zumbi Adolescente.
2) Carcaça De Um Outro Alguém. Considero esta a melhor faixa do split, a qual possui um ótimo embalo e uma intenção bem western, a qual lembra bastante a música Ghost Town, do grupo Gazoo Bill. No modo menor e com um excelente desenho melódico da voz, o destaque na minha opinião, além de bons riffs de guitarra, a composição possui um refrão bem sing-a-long.
3) Assassinos Por Natureza. Outra boa composição, a qual apresenta influências de Misfits e Ramones. Bem embalada, com um refrão bem sing-a-long, a composição possui um arranjo bem simples, sendo o destaque, mais uma vez, o desenho melódico da voz.
4) O Mal Não Tem Fronteiras. Esta é outra boa composição, embora seja a faixa que menos me agrada no split. Esta é uma composição punk rock com influências do country, a qual possui um bom embalo, um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, as frases de guitarra.
5) Hybrid Moments. Esta é a primeira das faixas cover, sendo uma composição de Glenn Danzig, gravada, originalmente, pelo grupo Misfits, em 1978. É uma versão extremamente fiel à original, sendo a única diferença os timbres de voz e instrumentos, já que no arranjo nada foi alterado, mantendo o embalo e arranjo original.
6) Glad To See You Go. Esta é uma das faixas que considero das melhores do split, sendo, também, a segunda faixa cover a ser apresentada no split, tendo sido composta e gravada, originalmente, pelo grupo Ramones, em 1977. Mais uma vez a versão é extremamente fiel à original, mantendo o mesmo arranjo e embalo, sendo a diferença apenas os timbres de voz e instrumentos.
7) Vem A Vingança. O split finaliza com a última das faixas cover, a qual é uma faixa composta e gravada, originalmente, pelo grupo Grinders, em 2002. Esta é uma excelente faixa, a mais pesada e veloz do split, a qual é um skate punk com pitadas de crossover, bem embalada, embora possua seus momentos mais cadenciados, mantendo, mais uma vez, uma fidelidade muito grande em relação ao arranjo original, com diferenças apenas nos timbres de voz e instrumentos.
Ouça o split através dos moedores!

Nenhum comentário :

Postar um comentário