sábado, 20 de maio de 2023

2Pac - 1 In 21 (A Tupac Shakur Story) (1997)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
2Pac - Tupac Shakur (Vocal)
Ray Luv - Raymond Tyson (Vocal)
Chopmaster J - James Dright (Pick-up)
DJ Dize (Pick-up)
.
Esta é a segunda coletânea lançada pelo artista, após cinco álbuns de estúdio, através do selo AIM. É uma excelente coletânea, com composições repletas de groove, além de muito swing, ótimos samples, bem como muita expressão nas interpretações, as quais se mantêm sinceras com as intenções. As faixas não são velozes, porém possuem excelentes arranjos, além de eventuais bons scratches, sendo, algumas delas, apesar do groove, bem embaladas. A coletânea resgata gravações do período entre 1989 e 1992, incluindo as primeiras gravações do artista, quando ainda pertencia ao grupo Strictly Dope. Nenhuma das faixas estão presentes em algum álbum do artista, sendo, como, uma coletânea de "lados B". É uma coletânea que não pertence à discografia oficial do artista, tendo sido lançada na Austrália, a qual possui duas capas diferentes. O título se refere a uma estatística: 1 a cada 21 homens negros morrerão, nos EUA, em decorrência de atos violentos. São gravações de uma época em que eu considero o auge do rap, período ao qual, na minha opinião, estão os melhores registros do gênero, e, aqui, não podia ser diferente, são registros e composições que possuem as características de diversos artistas do gênero na época, soando como uma mescla do rap da costa leste e o rap da costa oeste, já que a carreira artística do cantor iniciou depois que ele se mudou para a Califórnia, embora suas raízes da adolescência e juventude nova iorquinas se mantêm presentes. Uma excelente coletânea, a qual apresenta composições que, até então, eram inéditas, apresentando as origens da carreira do artista. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Static (Extended Club Mix). A coletânea inicia com uma das faixas mais atuais, a qual possui um ótimo groove, bastante swing, além de um ótimo sample, a qual apresenta toda sua intenção no arranjo de piano, com destaque para a interpretação e expressão da voz.
2) Panther Power. Esta é uma das faixas que foram gravadas na época do Strictly Dope, sendo uma das faixas que considero das melhores da coletânea. Muito groove, um bom sample, bastante percussivo, sendo interpretada com muita expressão vocal, além de possuir bons, eventuais, scratches, bem como um refrão bem sing-a-long.
3) Never Be Beat. Outra faixa da época Strictly Dope, sendo, também, uma das faixas que considero das melhores da coletânea. Mais uma vez, um excelente groove, muito swing, um ótimo sample, bem como ótimos scratches, o destaque, na minha opinião, embora a expressão na interpretação vocal mereça atenção.
4) Case Of The Misplaced Mic. Esta é outra faixa da época Strictly Dope, sendo a faixa que considero a melhor da coletânea, a qual possui um excelente groove, um excelente sample, bem como muito swing, além de uma boa expressão vocal na interpretação. Destaque para o arranjo e a linha de baixo do sample.
5) My Burnin' Heart. Esta é outra, e a última, faixa da época Strictly Dope, a qual, mais uma vez, possui um ótimo groove, um ótimo sample, mantendo uma intenção mais intimista que as faixas anteriores, a qual mantém uma tensão devido ao arranjo. A faixa possui um refrão sing-a-long.
6) Static (Radio Edit). Esta faixa é igual à faixa 1, porém com menor duração, existindo uma edição que cortou algumas partes para que o tempo de duração fosse adequado à radiodifusão.
7) Static (Playa Mix). Esta é outra versão da faixa 1 (ou 6), a qual mantém a mesma linha vocal, porém com outro sample, o qual, como o nome já sugere, possui uma intenção mais "tranquila", sem muita tensão como o arranjo das versões anteriores.
8) Static (Silent Mic Mix). Esta faixa é igual à faixa 6, porém apenas com o arranjo instrumental, sem a parte vocal.
Ouça a coletânea e seja 1 em 21!

Nenhum comentário :

Postar um comentário