quarta-feira, 3 de maio de 2023

Žulj - Resetiraj Civilizaciju (2018)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: Croácia (Rijeka / Primorje Gorski Kotar)
FORMAÇÃO:
Oli (Vocal)
Juresko (Guitarra)
Bager (Guitarra)
Jure (Baixo)
Karolina (Bateria)
.
Este é o segundo álbum de estúdio lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado na casa dos integrantes. É um bom álbum, com composições bem embaladas, embora existam seus momentos mais cadenciados, as quais possuem arranjos bem simples, porém, sempre interpretados com muita energia e expressão, aliás, estes são os destaques do álbum, na minha opinião. Apesar de simples, os arranjos são bem pensados, existindo eventuais frases de guitarra, bem como variações entre os padrões rítmicos, além de variações no andamento entre as músicas, embora prezem pela velocidade em sua maior parte. A qualidade da gravação é boa e tudo está muito bem interpretado, pois está "redondinho", não existindo muitas movimentações nas linhas melódicas da voz. O ponto fraco, na minha opinião, está na parte rítmica, muito "quadrada", possuindo poucas variações ou maiores detalhes que venham a elevar a qualidade dos arranjos. Difícil encontrar muitas informações sobre o grupo, porém, ainda estão em atividade, sendo um grupo atual que merece reconhecimento. O álbum possui uma intenção bem evidente, sendo bem fiéis ao proposto em relação às interpretações. A arte da capa ficou por conta de Davor Dundara. Um bom álbum, com muita expressão e energia nas interpretações, sem rodeios, o qual apresenta suas intenções de maneira direta. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Sloboda?. O álbum inicia com uma boa faixa, a qual possui uma pequena introdução mais intimista, mas que, após, mantém um bom embalo do início ao fim, sendo o destaque a progressão harmônica, apesar de simples, embora o solo de guitarra mereça atenção.
2) Resetiraj Civilizaciju. Outra boa composição, a qual dá nome ao álbum, é, também, bem embalada, possuindo um arranjo bem simples, com destaque para o refrão, o qual lembra, um pouco, com Varukers.
3) Uniforma Krvozednih. Outra boa composição, porém com intenção diferente das demais faixas do álbum, pois possui um padrão rítmico bem distinto, em especial devido ao arranjo de bateria, enquanto que a progressão harmônica mantém padrões do rock 'n' roll, embora não deixem de lado a expressão punk.
4) Istine Su Lazi. Considero esta a melhor faixa do álbum, a qual possui um bom embalo, interpretada com muita expressão e energia, além de possuir um refrão bem sing-a-long, o qual apresenta um bom desenho melódico da voz. Justamente o refrão é o que considero o destaque da composição, embora o solo de guitarra mereça atenção.
5) Bankarski San. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, bastante embalada, embora sua introdução mantenha outra intenção, mais lenta e com mais groove, possuindo um refrão bem sing-a-long, além de uma boa progressão harmônica, apesar de simples.
6) Gdje Su Pare?. Esta é a faixa mais veloz, mais curta, possuindo menos de 10 segundos de duração, ams que possui muita energia na sua interpretação, lembrando bastante com o hardcore old school dos anos 80.
7) "Drzava". Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui dois momentos distintos, um veloz e outro menos, embora o embalo esteja sempre presente. Talvez a faixa com arranjo mais bem trabalhado no álbum, possuindo um refrão bem sing-a-long e uma ótima progressão harmônica, o destaque, na minha opinião, embora as frases de guitarra mereçam atenção. Mais uma composição que possui pitadas do d-beat.
8) Farmaceutska Sisa. Outra boa composição, a qual possui uma boa frase de bateria na introdução, existindo um pequeno groove. Esta é a faixa menos embalada de todo álbum, possuindo dois momentos distintos entre as partes A e B, a primeira com mais groove, e a segunda mais cadenciada e intimista. O destaque, na minha opinião, está na parte A.
9) Probusi Balon. Mais uma boa composição, a qual apresenta boa frase de guitarra na introdução, bem como um bom embalo, embora não muito veloz, além de contracantos sing-a-long no refrão, sendo, justamente, o refrão, o destaque, na minha opinião. Uma composição que soa bem punk rock.
10) Junk. O álbum finaliza com a faixa mais minimalista, a qual é, também, a faixa que possui uma frequente boa frase de guitarra, pouco embalo e uma progressão harmônica bastante repetitiva, mantendo um ritmo com os acentos bem evidentes, os quais ajudam a deixar a intenção em evidência. A faixa possui um arranjo bem "escrachado", em especial no seu final.
Ouça o álbum para redefinir a civilização!

Nenhum comentário :

Postar um comentário