quarta-feira, 24 de maio de 2023

3rd Bass - The Cactus Album (1989)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
MC Serch - Michael Berrin (Vocal)
Pete Nice - Peter Nash (Vocal)
DJ Richie Rich - Rich Lawson (Pick-up)
.
Este é o primeiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Def Jam, e foi gravado nos estúdios Chung King, Greene Street e Island Media. É um excelente álbum, repleto de grooves, muito swing, bons arranjos, assim como os samples, além de um ótimo trabalho nos scratches. As faixas são, em sua maioria, embaladas, embora não muito velozes, as quais possuem uma ótima qualidade de gravação. Os samples possuem, em grande parte, ótimas linhas de baixo, existindo eventuais influências de jazz em alguns arranjos. Um excelente álbum, de um excelente grupo, o qual existiu na melhor época do gênero, na minha opinião. O grupo entrou no "embalo" do Beastie Boys como rappers brancos, inclusive os dois grupos mantinham contato e tinham boa relação, aliás, MC Serch pretendia fazer parte do Beastie Boys, porém, nunca foi dada a a oportunidade para ele, o que acabou criando pequenas rugas entre os dois grupos. Um terço das faixas do álbum são apenas vinhetas, existindo seis faixas com videoclipe de divulgação. O álbum atingiu as posições de número 55 na lista da Billboard 200, bem como a posição de número 5 na lista Top Hip Hop / R&B Albums, também da Billboard, ambas nos EUA, além de ter sido nomeado, em 1998, como um dos 100 melhores álbuns de rap, bem como, em 2008, ter sido considerado, pela Rhapsody, como um dos 10 melhores álbuns de rappers brancos. O álbum foi seguido por um vídeo, chamado The Cactus Vidie/Yo, além disso, o título do álbum pode variar de acordo com seu formato, podendo encontrar versões com os títulos The Cactus Cee/D e The Cactus Cas/Ette. O curioso é que Richie Rich está creditado como o DJ do álbum, porém, este apenas participava das apresentações ao vivo do grupo, tendo a parte das pick-ups sendo gravado pelo DJ White Knight, o qual não é creditado no álbum. A arte da capa ficou por conta de Howard Zucker. Um excelente álbum, de uma excelente época, o qual possui excelentes samples, bem como excelentes interpretações das composições. Um álbum que deve ser conferido pelos adoradores do gênero!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Stymie's Theme. O álbum inicia com uma das vinhetas, instrumental, a qual dura poucos segundos.
2) Sons Of 3rd Bass. Considero esta a melhor faixa do álbum, a qual possui um excelente groove, uma ótima linha do baixo, bem como um excelente sample, além de um ótimo trabalho nos scratches, além de ser muito bem interpretada.
3) Russel Rush. Mais uma vinheta, a qual possui apenas falas.
4) The Gas Face. Outra ótima composição, a qual possui um ótimo sample, bem minimalista, o qual põe o piano em evidência, embora possua eventuais momentos com boas linhas de baixo e mais groove. Mais uma vez a composição está muito bem interpretada e arranjada, sendo esta, a primeira faixa do álbum que possui videoclipe de divulgação. Um bom vídeo, o qual apresenta o grupo e alguns convidados, em ambientes urbanos, fazendo a "gas face".
5) Monte Hall. Esta é uma faixa que considero das melhores do álbum, a qual apresenta um excelente groove, bem como uma excelente linha de baixo, assim como o sample e o arranjo, existindo frases de saxofone que remetem ao jazz. Mais uma vez a composição está muito bem interpretada.
6) Oval Office. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui um ótimo groove, bem como um bom sample, o qual possui uma intenção bem pesada, além de ser bem minimalista e possuir um excelente arranjo, sendo uma faixa bastante embalada.
7) Hoods. Mais uma faixa que é apenas uma vinheta, a qual possui o trecho do áudio de algum filme.
8) Soul In The Hole. Outra excelente composição, a qual possui arranjo e intenção semelhante às composições da metade da década de 80, possuindo um excelente groove, o qual apresenta uma intenção de bastante peso, existindo um excelente arranjo, com destaque para o refrão e seu sample com o vibrafone, o qual demonstra influências de jazz, mais uma vez.
9) Triple Stage Darkness. Esta é outra faixo que considero das melhores do álbum, sendo, também, outra faixa a possuir videoclipe de divulgação. Um bom vídeo, com imagens em preto e branco, dando a ideia de algo fúnebre, porém, a faixa não está completa, sendo apresentada apenas uma amostra. É uma excelente composição, a qual possui um excelente groove, bem como uma excelente linha de baixo, além de um ótimo arranjo, ótima interpretação, além de um excelente trabalho nos scratches.
10) M.C. Disagree. Esta é outra faixa que é apenas uma vinheta, apresentando o áudio de uma gravação de secretária eletrônica.
11) Wordz Of Wisdom. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo, também, a terceira faixa do álbum a possuir videoclipe de divulgação, o qual apresenta o grupo cantando e dançando, com alguns convidados, em ambientes urbanos. Uma excelente composição, a qual possui um bom embalo, além de excelentes groove e sample, existindo uma ótima linha de baixo, apesar de bem minimalista, além de possuir um excelente arranjo e um refrão sing-a-long.
12) Product Of The Environment. Esta é outra boa composição, sendo a quarta faixa do álbum a possuir videoclipe de divulgação. Um bom clipe, o qual apresenta o grupo cantando e dançando, com alguns convidados, em ambientes urbanos. Mais uma excelente faixa, mais lenta do que a maioria das faixas, mas que possui muito peso e groove, com destaque para o arranjo do refrão, que apresenta um excelente sample, o qual mantém um naipe de metais em evidência, além de possuir um ótimo trabalho nos scratches.
13) Desert Boots. Mais uma faixa que é apenas uma vinheta, a qual inclui uma fala com um arranjo bem country / western de fundo.
14) The Cactus. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual apresenta uma excelente linha de baixo, bem como um excelente padrão rítmico, bem quebrado em seus acentos, o que tira o embalo, embora o baixo mantenha esta intenção.
15) Jim Backus. Mais uma faixa que é apenas uma vinheta, a qual apresenta um pequeno trecho tirado de algum filme.
16) Flippin' Off The Wall Like Lucy Ball. Uma excelente faixa, bem intimista e minimalista, a qual apresenta uma ótima linha de baixo, possuindo pouco peso, já que o único instrumento de percussão presente é um shake. A faixa possui uma intenção bem jazz, porém, bem irônica, sendo a interpretação  e expressão vocal o ponto fraco, na minha opinião.
17) Brooklyn-Queens. Esta é a quinta faixa do álbum a possuir videoclipe de divulgação, o qual mantém a ideia padrão dos demais clipes em apresentar o grupo cantando e dançando, com alguns convidados, em ambientes urbanos, porém, aqui, o vídeo mostra a percepção de um turista de outro país ao passear, de ônibus, nas ruas do bairro. A faixa possui um excelente groove, com um ótimo arranjo, um bom embalo, assim como a linha de baixo, possuindo uma boa interpretação e expressão vocal, existindo, também, um refrão bem sing-a-long, além de um bom trabalho nos scratches.
18) Steppin' To The A.M.. Esta é a última faixa do álbum a possuir videoclipe de divulgação, sendo, também, uma das faixas que considero das melhores. Um bom clipe, o qual mantém o padrão dos demais vídeos: os integrantes do grupo cantando e dançando, com alguns convidados, em ambientes urbanos, embora, aqui, aparecem cenas gravadas em estúdio, ironizando artistas como Vanilla Ice. Uma excelente composição, a qual possui um excelente groove, uma excelente linha de baixo, além de um bom embalo, com destaque para o arranjo do refrão.
19) Episode #3. Esta é mais uma faixa que é apenas uma vinheta, sendo, mais uma vez, apenas o áudio de um trecho retirado de um filme.
20) Who's On Third. Esta é uma faixa sem letra, já que as vozes são apenas samples, a qual possui um excelente arranjo, embora possua pouca duração, bem como um bom trabalho nos scratches. Esta é a faixa que finaliza o álbum na versão em LP.
21) Wordz Of Wisdom (Remix). O álbum finaliza com uma boa faixa, a qual, nada mais é, do que a faixa 11 com arranjo diferente. Na minha opinião, me agrada mais, sem sombra de dúvidas, a outra versão, embora esta não seja ruim, mantendo um bom groove, em especial devido ao arranjo.
Ouça o álbum curta o álbum do cacto!

Nenhum comentário :

Postar um comentário