quarta-feira, 17 de maio de 2023

2 Minutos - Valentin Alsina (1994)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Argentina (Valentín Alsina / Buenos Aires)
FORMAÇÃO:
Mosca - Walter Velázquez (Vocal)
Indio - Alejandro Mirones (Guitarra)
Papa - Alejandro Aidnajian (Baixo)
Pedro - Marcelo Pedrozo (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Interdisc. É um ótimo álbum, bastante embalado, eventualmente veloz, com arranjos bem simples, assim como as composições, porém, interpretadas com muita energia, perceptível devido à expressão do grupo, o qual se mantém fiel à intenção das composições. O álbum é um marco para o punk rock argentino, sendo uma grande referência, mesmo que os músicos não possuam muita técnica, inclusive existindo eventuais momentos falhos na interpretação, como desafinações ou acentos assíncronos entre os instrumentos, porém a intenção e expressão acabam em evidência, fazendo o ouvinte ignorar tais questões. De qualquer forma, o álbum, apesar de eu ter classificado como punk rock, possui influências do oi!, não só pela música, mas, em especial, pela temática abordada. O álbum soa como uma mistura de Eskorbuto, Garotos Podres e, claro, como toda banda de punk rock argentina, Ramones. O álbum possui uma faixa instrumental e uma faixa cover, enquanto que a arte da capa ficou por conta de Chino Gonzales. Um bom álbum, bem intencionado, o qual é uma grande referência do gênero em seu país, e que merece ser conferido, uma parte da história do underground argentino!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Valentín Alsina. O álbum inicia com a faixa que dá nome ao mesmo, a qual é, também, uma das faixas que considero das melhores. Bastante embalada e veloz, a qual possui um refrão bem sing-a-long e um arranjo simples, o destaque está na expressão e energia.
2) Canción De Amor. Esta é uma boa composição, a qual possui um bom embalo, embora pouco veloz, um arranjo bem simples, porém o desenho melódico da voz possui um bom movimento, embora interpretado com eventuais desafinações. O refrão é bem sing-a-long, sendo este o destaque, na minha opinião.
3) Que Mala Suerte!. Outra boa composição, a qual, mais uma vez, possui um arranjo bem simples, um bom embalo, com destaque para o desenho melódico da voz, existindo, também, eventuais frases de guitarra as quais merecem atenção, embora simples, também.
4) Novedades. Esta é outra boa composição, também bem embalada, a qual me lembra, bastante, com Garotos Podres, existindo eventuais contracantos. O destaque, mais uma vez, está no desenho melódico da voz.
5) Odio Laburar. Mais uma boa composição, a qual possui um bom embalo, um arranjo bastante simples, sendo o destaque, na minha opinião, as pontes e suas frases que lembram bastante com Ramones. O vocal apresenta frequentes trechos desafinados, reduzindo a qualidade a da composição.
6) Amor Suicida. Mais uma boa composição, a qual inicia com uma boa frase de guitarra, em um bom arranjo. Logo após, surge a parte A, e o padrão do álbum se expõe mais uma vez: um bom embalo, com arranjo simples, pouca velocidade e um bom desenho melódico da voz,o destaque na minha opinião, embora as pontes também mereçam atenção.
7) 14 Botellas. Esta é a faixa instrumental do álbum, sendo, também, a faixa de menor duração, a qual possui um bom embalo e uma boa progressão harmônica na parte A, lembrando, mais uma vez, com Ramones.
8) Vos No Confiaste. Mais uma boa composição, bem embalada, a qual possui um bom riff de guitarra na introdução, bem como uma boa frase de guitarra, os destaques, na minha opinião. Com arranjo bem simples e um bom desenho melódico da voz, a faixa mantém as características padrão do álbum.
9) Barricada. Considero esta a melhor faixa do álbum, bastante embalada e veloz, ela possui uma introdução bastante intencional, a qual prepara para o que virá. Uma composição bem simples, assim como seu arranjo, mas que é interpretada com muita expressão e energia, os destaques, na minha opinião.
10) Otra Mujer. Esta é outra boa composição que mantém as características padrão do álbum: um bom embalo, arranjo simples e um bom desenho melódico da voz, sendo este último o destaque, na minha opinião. A altura das notas da voz está acima do padrão do álbum. A faixa possui um refrão bem sing-a-long, finalizando com um trecho mais veloz, o qual possui um arranjo de bateria com a caixa dobrada.
11) Como Caramelo De Limón. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo, também, a faixa cover, a qual é uma composição de Riki Maravilla e Carlos León, sendo gravada, originalmente, por Riki Maravilla, em 1988. Bastante embalada e mais veloz que o padrão do álbum, a composição possui uma introdução que tenta remeter à versão original, porém, logo após, surge a intenção punk rock. Destaque para o desenho melódico da voz, embora as frases de guitarra mereçam atenção. A composição possui um refrão bem sing-a-long.
12) Demasiado Tarde. Outra boa composição, a qual possui uma intenção bem oi!, com destaque para o desenho melódico da voz, bem como possui frequentes contracantos, existindo bons riffs de guitarra, além de bons momentos, entre as partes, em que a dinâmica é trabalhada.
13) Pelea Callejera. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, bastante embalada, e com uma velocidade acima do padrão do álbum, a composição possui um arranjo bem simples, com frequentes contracantos, sendo o destaque, na minha opinião, o desenho melódico da voz.
14) Arrebato. Esta é outra boa faixa, sendo a primeira música composta pelo grupo, a qual possui um refrão bem sing-a-long, com constantes contracantos, além de possuir uma eventual frase de guitarra. No mais, a faixa mantém as características padrão do álbum: um bom embalo, arranjo simples e um bom desenho melódico da voz.
15) Ya No Sos Igual. O álbum finaliza com outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo, também, uma das primeiras composições do grupo. A faixa incia com uma boa introdução, bem pensada e interpretada, a qual possui um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque, sem sombra de dúvidas, na minha opinião, o desenho melódico da voz, existindo, também, eventuais boas frases de guitarra, bem como eventuais contracantos e um refrão bem sing-a-long.
Ouça o álbum a caminho de Valentín Alsina!

Nenhum comentário :

Postar um comentário