sábado, 29 de abril de 2023

ZSK - Split [Blowing Fuse] (1999)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Alemanha (Göttingen / Niedersachsen)
FORMAÇÃO:
Joshi (Vocal, guitarra)
Niki (Guitarra)
Eike (Baixo)
Flori (Bateria)
.
Este é o primeiro split, e segundo trabalho, lançado pelo grupo, através do selo Nasty Vinyl. É um bom split, com composições embaladas, por ora, velozes, as quais possuem bons desenhos melódicos da voz, bem como boas eventuais frases de guitarra, além de existir arranjos bem pensados, apesar de não muito complexos. Este é um split com a banda, também alemã, Blowing Fuse, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do ZSK, embora já havia feito uma resenha sobre a parte do Blowing Fuse, em 2018, confira aqui. É um bom split, o qual, embora eu tenha classificado como hardcore melódico, possui fortes influências de skate punk, bem como pitadas de ska core e pop punk. Já havia feito uma resenha sobre o split, em 2011, confira aqui. Este é o primeiro trabalho do grupo lançado em CD, já que o trabalho anterior foi uma fita demo, o qual apresenta, já, bastante maturidade do grupo, com suas intenções bem definidas, bem expressadas e interpretadas, embora existam variações nas intenções das composições, se comparadas umas com as outras, as quais apresentam arranjos bem pensados. Um bom split, o qual marca o início da carreira deste que viria a se tornar um nome importante na cena underground de seu país nos anos seguintes, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Wundervolle Welt. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores, sendo, também, a faixa que possui menor duração. Bastante embalada e veloz, possuindo um refrão bem sing-a-long, bem como um bom trabalho de dinâmica, apsar de sutil, sendo o destaque, na minha opinião, o desenho melódico da voz.
2) Violent Skateboarding. Esta é outra boa composição, a qual possui dois momentos distintos, com duas intenções diferentes. Enquanto a parte A é bastante embalada e veloz, interpretada com bastante energia, a parte B é mais lenta, possuindo influências do ska core, inclusive com a inclusão de instrumentos de sopro. O destaque, na minha opinião, está na parte A. A faixa lembra com Against All Authority.
3) Sunny Lies. Esta é a faixa que menos me agrada no split, sendo, também, a faixa mais lenta e mais intimista. Com uma boa intenção e uma boa progressão harmônica, apesar de simples, assim como um bom desenho melódico da voz, o destaque, está, na minha opinião, no trabalho de dinâmica. A composição possui fortes influências do pop punk, em especial pelo refrão, o qual é bem sing-a-long.
4) Lied Eines Revolutionärs. Esta é a faixa que considero a melhor do split, bastante embalada e com certa velocidade, possuindo boas frases de guitarra, bem como um bom desenho melódico da voz, além de um bom trabalho de dinâmica e trocas rápidas de acorde e variações no padrão rítmico dos instrumentos de corda.
5) The Way I Feel. O split finaliza com outra boa composição, a qual é, mais uma vez, bastante embalada, possuindo certa velocidade, existindo fortes influências do skate punk. Mais uma vez a composição conta com um refrão bem sing-a-long, eventuais boas frases de guitarra, além de um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, existindo uma variação de cadência no final da faixa.
Ouça o split trocando o fusível queimado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário