sábado, 8 de abril de 2023

X-Ray Spex - Germfree Adolescents (1978)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Londres / Londres)
FORMAÇÃO:
Poly Styrene - Marianne Elliott-Said (Vocal)
Rudi - Steve Thomson (Saxofone)
Jak Airport - Jack Stafford (Guitarra)
Paul Dean (Baixo)
B.P. - Bake Hurding (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo EMI, e foi gravado no  estúdio Essex.  É um excelente álbum, o único lançado na primeira fase do grupo, o qual é referência para inúmeros grupos que viriam a surgir anos depois, já que é possível encontrar influências do álbum em diversos trabalhos lançados, por diversos artistas diferentes, no decorrer de décadas. São excelentes composições, bem arranjadas e bem interpretadas, apesar de nada muito complexo, mas com tudo no lugar, as quais, geralmente, possuem bom embalo, com uma boa expressão, sendo o destaque, sem sombra de dúvidas, a voz, tanto pelos seus desenhos melódicos, mas, também, devido ao timbre e expressão da mesma. Com certeza um álbum que deve ser conferido, pois é, na minha opinião, um dos grandes álbuns do gênero lançados no final dos anos 70, o qual, com certeza, influenciou e ajudou a consolidar a cena punk britânica do final da década. É um álbum bem aceito tanto pelos fãs do gênero, mas, também, pela crítica, o qual é reconhecido e citado como referência, inclusive, até os dias atuais. O álbum atingiu a posição de número 56 na Austrália, e a posição de número 30 no Reino Unido, além de ter sido ranqueado na posição 354 na lista da Rolling Stone dos 500 Melhores Álbuns De Todos Os Tempos, bem como fazer parte da lista do livro 1001 Álbuns Que Você Deve Ouvir Antes De Morrer. A arte da capa ficou por conta de Cooke Key. Esta primeira fase do grupo não durou muito tempo, apenas 3 anos, a qual teve sua interrupção devido à uma opção pessoal de Poly, por estar cansada da rotina de viagens e shows. O grupo tentou continuar sem a vocalista por algum tempo, porém, sem sucesso, então decidiram por encerrar os trabalhos. Um clássico, uma referência, uma influência, potencializado devido à uma excelente interpretação vocal... enfim, um álbum que deve ser conferido por qualquer pessoa durante sua vida!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Art-I-Ficial. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, a qual possui um excelente riff de guitarra, com um ótimo embalo, além de uma excelente interpretação, bem "solta" e natural, além, claro, de possuir uma excelente interpretação do arranjo vocal, o qual possui um bom desenho melódico. O refrão é bem sing-a-long, o qual possui um compasso de 5/4 "isolado" no meio dos demais quaternários.
2) Obsessed With You. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, a qual possui um ótimo embalo, uma boa progressão harmônica, na parte A, bem interpretada e expressiva, com destaque para o desenho melódico da voz, em especial na parte A, e sua interpretação e expressão.
3) Warrior In Woolworths. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, embora não seja ruim, a qual possui uma intenção mais leve, muito devido ao arranjo de guitarra e progressão harmônica, embora mantenha um bom embalo, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão e sua frase dos instrumentos de corda.
4) Let's Submerge. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, mais uma vez, bem embalada, com uma boa expressão e interpretação, um bom desenho melódico da voz, bem como sua interpretação e expressão, além de possuir uma boa progressão harmônica, com destaque para a intenção e o refrão. A pausa existente no refrão merece atenção.
5) I Can't Do Anything. Esta é outra faixa das que menos me agradam, com certeza é a que possui maior apelo pop, muito devido à sua progressão harmônica e intenção melódica, a qual, na parte A, mantém a interpretação pela voz e saxofone, possuindo um bom embalo.
6) Identity. Uma excelente composição, bem embalada, a qual possui a progressão harmônica (clássica), no modo menor, I-VII-VI-V. O destaque está, mais uma vez, no desenho melódico e sua interpretação pela voz, embora o arranjo de saxofone mereça atenção.
7) Genetic Engineering. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui uma excelente intenção, um bom arranjo de baixo, além, claro, de uma excelente interpretação da voz, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão, simplesmente sensacional, muito em função da voz.
8) I Live Off You. Outra excelente composição, a qual possui uma parte A excelente, principalmente devido à progressão harmônica e frase do saxofone, o destaque na minha opinião, enquanto a parte B já mantém uma intenção mais "alegre" devido à opção pelo modo maior.
9) I Am A Poseur. Outra excelente composição, a qual mantém um padrão rítmico baseado no shuffle, com excelente progressão harmônica, além, claro, mais uma vez, de um excelente desenho melódico da voz e sua interpretação.
10) Germfree Adolescents. A faixa que dá nome ao álbum é uma excelente composição, a qual possui uma excelente intenção, muito bem interpretada e expressada pelos músicos, mas, principalmente, pela voz. Esta é a faixa mais intimista do álbum, com destaque para a intenção e interpretação, embora o arranjo de guitarra, com um tremolo contínuo, mereça atenção.
11) Plastic Bag. Esta é outra excelente composição, bem embalada, com uma intenção bem rock 'n' roll, mas sem perder a pegada punk, sendo a faixa em que o arranjo vocal é interpretado em uma extensão mais elevada. Destaque para as variações de cadência entre as partes A e B, em especial para a ponte existente antes da parte B.
12) The Day The World Turned Day-Glo. O álbum finaliza com outra excelente composição, a qual possui um bom embalo, além de uma excelente intenção na parte A e um refrão bem sing-a-long, o qual varia sua intenção em relação à parte A. O trabalho de dinâmica entre as partes também merece atenção.
Ouça o álbum e sejam adolescentes livres de germes!

Nenhum comentário :

Postar um comentário