sábado, 15 de abril de 2023

YZ - Sons Of The Father (1990)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Trenton - Mercer / Nova Jersey)
FORMAÇÃO:
YZ - Anthony Hill (Vocal)
Anthony Depula (Pick-up)
.
Este é o primeiro álbum de estúdio lançado pelo artista, através do selo Tuff City, e foi gravado no estúdio Epsilon. É um excelente álbum, com muito groove e swing, possuindo ótimos samples, bem como excelentes arranjos. O álbum foi lançado na época em que o estilo mais me agrada, difícil encontrar algum álbum ruim, de rap, lançado neste período, virada das décadas de 80 para 90. Os samples apresentam, geralmente, uma linha de baixo bem marcante e que, junto com o arranjos rítmico, se mantém como a principal característica do álbum, além de ser, também, o destaque, na minha opinião. O álbum possui duas versões distintas, uma em CD e outra em LP, sendo a versão em CD com maior número de faixas. Aqui comento baseado na versão em CD. O álbum possui quatro faixas com videoclipes de divulgação. A arte da capa ficou por conta de Cara Cox. Boa interpretação vocal, ótimos samples, muito groove marcam o álbum, o qual vale a pena conferir, aliás, um excelente álbum!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro & Sons Of A Father. O álbum inicia com a faixa que considero a melhor. Um excelente sample, o destaque, na minha opinião, o qual possui uma ótima frase de saxofone, aliado à muito groove e swing, além de uma boa interpretação vocal.
2) In Control Of Things. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, sendo uma das faixa que possuem videoclipe de divulgação. Um bom clipe, o qual mostra o cantor em diferentes espaços, a maioria com uma intenção bem litorânea, acompanhado de dançarinos e modelos. Mais uma faixa que possui um excelente sample, possuindo um ótimo groove, além de uma boa interpretação vocal.
3) Back Again. Uma boa composição, a qual possui um ótimo groove, bastante peso em sua intenção rítmica, além de um bom sample, sendo o destaque, na minha opinião, a expressão e interpretação vocal, possuindo, também, um ótimo embalo.
4) I'm Workin'. Outra ótima composição, a qual possui uma intenção mais intimista quando em relação às faixas anteriores, sendo, também, mais lenta, além de possuir uma tensão em sua intenção, sendo o destaque, na minha opinião, a linha de baixo.
5) Get It Right (Put On Your Bally Shoes). Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Mais uma vez, possuindo muito groove e swing, além de um excelente sample, sendo este o destaque, na minha opinião, embora a linha de baixo e a expressão vocal mereçam atenção, possuindo, também, um refrão sing-a-long.
6) Mixel Plic Remix. Mais uma boa composição, a qual possui um excelente groove, além de uma ótima interpretação vocal e um coro bem sing-a-long, sendo o destaque, na minha opinião, a linha de baixo. Esta é uma das faixas que não está presente na versão em LP.
7) Tower With The Power. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo outra faixa que possui videoclipe de divulgação. Um clipe com as mesmas intenções do clipe anterior, com o cantor em diferentes espaços, sendo estes mais industriais e férreos, acompanhado de diversos parceiros. É uma ótima composição, a qual possui um bom sample, além de um ótimo groove, sendo o destaque, na minha opinião, o arranjo e seus eventuais scratches.
8) Spank-Ed. Esta é uma boa faixa, a qual destoa das demais faixas, pois possui influências da música eletrônica, mais específico do rave, lembrando bastante a música House Me Teenage Rave, do grupo Green Jelly. Com um bom groove e uma ótima interpretação vocal, o destaque está, na minha opinião, mais uma vez, na linha do baixo.
9) Who's That Girl. Esta é outra ótima composição, sendo mais uma das faixas que possuem videoclipe de divulgação. Um bom clipe, com as mesmas intenções dos clipes anteriores, o qual mostra o cantor em diferentes espaços, todos urbanos, desta vez, acompanhado de eventuais garotas, as quais ajudam a demonstrar a intenção da letra. A faixa possui um bom groove, o destaque, na minha opinião, o qual possui bastante peso e uma boa linha de baixo, apesar de não muito complexa, além de um refrão sing-a-long e um bom sample.
10) Taggin' It Up. Esta é outra boa composição, sendo outra das faixas que não estão presentes na versão em LP. Com um bom groove, um bom sample e boas expressão e interpretação vocal, o destaque está, na minha opinião, no arranjo.
11) Diss Fe Liar. Mais uma boa composição, não muito veloz, mas que possui um bom sample, possuindo pitadas intimistas em sua intenção, além de um bom groove, com destaque para a interpretação vocal.
12) Thinking Of A Master Plan. Esta é outra ótima composição, sendo a última faixa do álbum a contar com videoclipe de divulgação, sendo este o clipe mais bem produzido de todos do álbum, embora mantenha a intenção dos anteriores, com imagens do cantor em diferentes espaços, sendo estes, todos, urbanos, como sendo o centro da cidade, alternando com cenas de Nelson Mandela, mais uma vez, indo de encontro à intenção da letra. Uma composição a qual possui um bom groove, uma boa interpretação vocal, sendo o destaque o sample e o arranjo, possuindo, também, um refrão sing-a-long.
13) Father's Exit & Outro. O álbum finaliza com uma excelente faixa, a qual é o sample da faixa 1, praticamente, sem acompanhamento vocal, apenas eventuais inserções em forma de discurso. Esta é outra faixa que não está presente na versão em LP, embora a Outro esteja presente.
Ouça o álbum e conheça os filhos do pai!

Nenhum comentário :

Postar um comentário