quarta-feira, 26 de abril de 2023

Zinc - Old Mundo Punk! (2002)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Espanha (Madri / Madri)
FORMAÇÃO:
Dulze (Vocal)
Goyo (Guitarra)
Ken (Guitarra)
Miguel Sánchez (Baixo)
Dani (Bateria)
.
Este é o segundo álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Soulforce, e foi gravado no estúdio Rimshot. É um excelente álbum, com composições bem pensadas, as quais possuem ótimos arranjos, frequentes frases e riffs de guitarra, bastante embalo, frequentes faixas velozes, embora existam momentos mais cadenciados, sempre executados com muita expressão, possuindo ótimas intenções. Os arranjos são o grande destaque do álbum, na minha opinião, em especial, devido às frequentes frases dos instrumentos, além dos riffs de guitarra, embora a expressão vocal e seu desenho melódico mereçam atenção. Embora eu tenha classificado o álbum como hardcore melódico, o álbum possui fortes influências do skate punk, bem como influências de jazz core, soando como uma mistura de Cerebros Exprimidos, Fun People, Rich Kids On LSD e X-Ray Spex. O curioso é que o baixista Miguel deixou o grupo após as gravações do álbum, portanto, os créditos apresentam o seu baixista sucessor, Victor, como integrante, aparecendo em uma nota que o responsável pelas gravações do instrumento foi Miguel. O álbum possui uma faixa com videoclipe de divulgação, enquanto que a arte da capa ficou por conta de Roberto Toledo. Um excelente álbum, o qual comprei o CD, na época de seu lançamento, e ainda o tenho! O CD possui diversos extras, como papel de parede para o computador, o videoclipe, mp3 de divulgação dos lançamentos do selo, além de um conteúdo interativo. É um álbum que altera a intenção se comparado ao primeiro trabalho do grupo, o qual possui mais influência das bandas dos anos 90, já que, aqui, o grupo resgata influências de bandas dos anos 80, porém, sem deixar de lado a característica melódica da última década do milênio. O álbum possui uma faixa cover, uma faixa instrumental, além de possuir a participação de Nekro, no vocal, em uma das faixas. Um excelente álbum, o qual merece ser conferido, principalmente àqueles que apreciam o hardcore melódico dos anos 90, mas, também, o skate punk / jazz core dos anos 80, com um vocal potente e expressivo, aliado à bons arranjos e intenções. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Plastika. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, sendo, também, a faixa que possui videoclipe de divulgação. Um bom clipe, o qual mostra o grupo se apresentando ao vivo em diferentes momentos. É uma excelente composição, bastante embalada e veloz, com trocas rápidas de acorde, frequentes variações de intenção, bem como frequentes frases dos instrumentos. O desenho melódico da voz é o grande destaque, na minha opinião, embora a expressão e arranjo mereçam atenção.
2) Habitacion 101. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, em especial devido à sua introdução e frequentes riffs e frases, sendo a expressão e o desenho melódico da voz, aspectos que merecem atenção. Com duas intenções bem distintas, uma veloz e embalada e outra mais cadenciada e com muito groove, o arranjo da composição é outro aspecto que ajuda a elevar a qualidade da composição. A letra foi inspirada no livro 1984, de George Orwell.
3) Old Mundo Punk. A faixa que dá nome ao álbum é outra que considero das melhores. Bastante veloz e embalada, embora exista seu momento mais cadenciado, a composição possui trocas rápidas de acorde, bem como acentos bem marcados e eventuais pausas de pequena duração, com destaque para a expressão e o desenho melódico da voz.
4) Calculos, Cifras Y Estadisticas. Outra ótima composição, bastante veloz e embalada, a qual possui um ótimo arranjo e um bom desenho melódico da voz. A faixa possui eventuais frases executadas em sincronia entre os instrumentos, bem como acentos marcados, além de um trecho mais cadenciado, além de bons riffs de guitarra.
5) Ataque Y Defensa. Esta é outra ótima composição, bastante veloz e embalada, a qual lembra bastante seus conterrâneos do Cerebros Exprimidos. A faixa possui um excelente arranjo, com frequentes frases e riffs, bem como um bom desenho melódico da voz, possuindo eventuais trechos mais cadenciados, sempre interpretados com muita expressão.
6) Amistad. Outra ótima composição, bastante veloz e embalada, a qual possui trocas rápidas de acorde, frequentes riffs de guitarra, além de eventuais variações de cadência, sendo o destaque, na minha opinião, o desenho melódico da voz.
7) Metamorfosis. Mais uma ótima composição, mais uma vez, bastante embalada, embora não tão veloz quanto às faixas anteriores, porém, possuindo frequentes frases e riffs de guitarra, além de um ótimo arranjo, o qual possui eventuais frases executadas em sincronia entre os instrumentos, sendo o destaque, mais uma vez, o desenho melódico da voz e a expressão.
8) C'est La Vie. Esta é uma faixa que possui uma intenção de vinheta. Sem melodia, apenas com um discurso em cima de um groove de bateria.
9) El Ser Excelente. Outra excelente composição, bastante veloz e embalada, possuindo trocas rápidas de acorde, frequentes riffs de guitarra, bem como excelentes frases executadas em sincronia entre os instrumentos, além de um ótimo desenho melódico da voz, com destaque para as frequentes dissonâncias existentes.
10) Chicos De La Calle. Esta é a faixa cover do álbum, sendo uma composição de Manuel Malou, gravada, originalmente, pelo grupo Toreros After Olé, em 1983. É uma versão bem fiel à original, embora seja mais veloz, possuindo um refrão bem sing-a-long, além de muita expressão e trocas rápidas de acorde.
11) Besarte. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo bastante embalada, embora não tão veloz quanto à maioria das faixas, possuindo frequentes riffs de guitarra, além de uma ótima intenção, e um ótimo arranjo, com destaque, mais uma vez, para o desenho melódico da voz, embora o arranjo de guitarra mereça atenção.
12) CO2. Mais uma ótima composição, repleta de riffs e frases, possuindo, também, embalo e velocidade, além de uma excelente intenção, muita expressão, além de eventuais variações de cadência e dissonâncias, buscando influências do jazz core, com destaque, mais uma vez, para o desenho melódico da voz.
13) No Es +. Mais uma ótima composição, bastante embalada e veloz, embora possua seu momento menos veloz, a qual possui frequentes frases e riffs, bem como trocas rápidas de acorde e eventuais variações de cadência, além de um ótimo desenho melódico da voz, com destaque para o arranjo e expressão.
14) Palabras. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui um ótimo embalo, embora não seja tão veloz como a maioria das outras faixas do álbum, existindo frequentes riffs de guitarra, bem como trocas rápidas de acorde, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão e seu desenho melódico da voz, embora o arranjo e frases mereçam atenção. A letra foi adaptada do poema Nocturno, de Rafael Alberti.
15) Can You Hear Me?. Esta é a faixa que conta com a participação de Nekro no vocal, sendo uma boa composição, bastante veloz e embalada, com frequentes riffs de guitarra, além de eventuais variações de cadência, com destaque para o arranjo, em especial das guitarras.
16) Esstres. O álbum finaliza com a faixa instrumental, a qual é uma excelente composição, bastante minimalista, não muito veloz, mas com um bom embalo, lembrando, bastante, com Black Flag, a qual possui constantes dissonâncias, as quais, na minha opinião, são o destaque da composição, embora os improvisos e solos de guitarra mereçam atenção.
Ouça o álbum e lembre do velho mundo punk!

Nenhum comentário :

Postar um comentário