sábado, 22 de abril de 2023

Zero Boys - History Of (1984)

GÊNERO: Skate Punk
ORIGEM: EUA (Indianapolis - Marion / Indiana)
FORMAÇÃO:
Paul Mahern (Vocal, guitarra)
Hollywood - Terry Howe (Guitarra)
Tufty - David Clough (Baixo)
John Mitchell (Baixo)
Mark Cutsinger (Bateria)
.
Esta é a primeira, e única, coletânea lançada pelo grupo, após um álbum de estúdio, através do selo Affirmation, e foi gravada nos estúdios Hit City, Keystone e Ted Dunn. É uma excelente coletânea, a qual, apesar de ser uma compilação, a maioria das faixas são inéditas ou em diferentes versões. As composições são embaladas, ora velozes, com trocas rápidas de acordes, sendo a expressão o grande destaque e característica da coletânea. Com as composições bem interpretadas e com uma ótima intenção, a qual fixa mais no skate punk, fugindo do punk rock habitual do início da carreira do grupo. Muitas das faixas foram gravadas para serem lançadas no segundo álbum do grupo, porém o grupo teve seu primeiro hiato (de aproximadamente 3 anos) antes do álbum ser lançado, sendo as faixas apresentadas, então, nesta coletânea. Além destas faixas inéditas, a coletânea conta com 4 faixas do primeiro álbum e uma faixa do primeiro EP lançado pelo grupo. A coletânea conta com dois baixistas diferentes, porém, John é responsável por apenas uma das faixas, todas as demais, o baixo ficou por conta de Tufty. A arte da capa ficou por conta de Carol Stamile. Em 2009 a coletânea foi relançada em LP e CD, até então, havia apenas esta versão em fita K7, porém, com uma lista diferente de faixas. É uma excelente coletânea, a qual apresenta, de maneira franca e original, o hardcore / skate punk que era feito no início dos anos 80. Vale a pena conferir, uma banda importante da cena do centro dos EUA.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Drive In. O álbum inicia com as faixas que seriam lançadas no segundo álbum do grupo, sendo esta, uma das faixas que considero das melhores da coletânea, bastante embalada, com certa velocidade, trocas rápidas de acorde e muita expressão, sendo bem interpretada, existindo eventuais frases em sincronia entre os instrumentos.
2) Black Network News. Esta é outra ótima composição, a qual possui dois momentos bem distintos, sendo o primeiro mais intimista, a qual o arranjo de bateria prioriza os tambores ao invés de pratos, além de manter uma intenção com certa tensão, enquanto que a parte B é bem embalada, possuindo uma boa frase do baixo, sendo esta parte o destaque, na minha opinião, embora o arranjo das guitarras mereça atenção.
3) Splish Splash. Esta é a faixa que considero a melhor da coletânea, bastante embalada, e com certa velocidade, ela possui uma ótima progressão harmônica, bem como um bom arranjo, em especial no refrão, o qual é bem sing-a-long, sendo o destaque, na minha opinião, o arranjo de baixo, embora a intenção e expressão mereçam atenção.
4) I Need Inergy. Outra ótima composição, porém já mais lenta que as faixas anteriores, mantendo uma intenção um pouco mais intimista, embora não exagerado, além de um bom embalo, possuindo, também, um refrão bem sing-a-long, além de boas frases de guitarra.
5) Johnny Better Get. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, bastante embalada, talvez esta seja a faixa mais skate punk, lembrando, um pouco, com Adolescents. Destaque para a intenção e embalo, além de possuir um bom arranjo, apesar de simples.
6) Dingy Bars Suck. Esta é a faixa mais veloz, talvez a mais hardcore old school de toda coletânea, com trocas rápidas de acorde e forma bem compacta, com poucas pontes, pequena introdução, um solo, além de um refrão bem sing-a-long, lembrando, um pouco, com o início da carreira do Suicidal Tendencies.
7) Seen That Movie Before. Outra boa composição, a qual apresenta dois momentos bem distintos, sendo o refrão bem embalado e com certa velocidade, enquanto a parte A é mais cadenciada, sendo o arranjo de bateria, mais uma vez, priorizando os tambores ao invés dos pratos. A composição apresenta eventuais bons riffs de guitarra.
8) High Places. Esta é outra boa composição, bastante embalada e com arranjo bem simples, apesar das eventuais trocas de acorde, na parte B, no contratempo. Destaque para o embalo, embora o refrão mereça atenção.
9) Blood's Good. Outra ótima composição, a qual possui influências de jazz core, lembrando, um pouco, com Minutemen. Com uma ótima intenção na parte A, a qual apresenta frequentes dissonâncias no arranjo de guitarra, enquanto que o refrão é bem punk rock.
10) Human Body. Outra boa composição, a qual possui certo embalo, embora a intenção mais intimista, e com certa tensão, na parte A, disfarce esta ideia. A parte A mantém um padrão rítmico baseado no shuffle, enquanto que o refrão é bem embalado e veloz, possuindo trocas rápidas de acorde.
11) Mom's Wallet. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, sendo uma composição bastante embalada e veloz, a qual possui trocas rápidas de acorde, além de eventuais bons riffs de guitarra, bem como um refrão bem sing-a-long. Esta é a última faixa gravada para o segundo álbum do grupo.
12) Down The Drain. Aqui começa a sequência de faixas presentes no primeiro álbum do grupo. Esta é uma ótima composição, bastante embalada, com um bom arranjo de bateria, além de trocas rápidas de acorde, com destaque para o refrão, bem sing-a-long, e seu arranjo de baixo.
13) Outta Style. Outra faixa presente no primeiro álbum do grupo, esta é uma das faixas que considero das melhores da coletânea. Bastante embalada, com trocas rápidas de acorde, além de uma ótima expressão e eventuais riffs de guitarra.
14) You Can Touch Me. Mais uma faixa presente no primeiro álbum do grupo, esta é uma ótima composição, bastante embalada, com uma boa intenção, possuindo uma boa ponte, além de um bom arranjo, embora simples.
15) Trying Harder. Esta é mais uma faixa presente no primeiro álbum do grupo, a qual alterna a intenção em relação às faixas anteriores, já que esta soa bem punk rock. A composição possui um bom embalo, mantendo um refrão bem sing-a-long, com destaque para os acentos, além de possuir eventuais bons riffs de guitarra.
16) I'm Bored. A coletânea finaliza com a faixa que está presente no primeiro EP do grupo, sendo a única faixa que conta com John no baixo. Assim como a faixa anterior, esta possui uma intenção bem punk rock, mantendo um bom embalo, além de contracantos bem sing-a-long, bem como eventuais bons riffs de guitarra.
Ouça a coletânea e conheça a história de!

Nenhum comentário :

Postar um comentário