quarta-feira, 12 de abril de 2023

Yellowcard - Ocean Avenue Acoustic (2013)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (Jacksonville - Duval / Flórida)
FORMAÇÃO:
Ryan Key - William Key (Vocal, violão)
Sean Mackin (Violino)
Ryan Mendez (Violão)
Longineu Parsons III (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum acústico lançado pelo grupo, após oito álbuns de estúdio, através do selo Hopeless, e foi gravado nos estúdios Robert Berson, Eli's Place e The Inn At Renown Regional Medical Center. É um bom álbum, o qual, na verdade, resgata as composições do quarto álbum de estúdio do grupo em um novo arranjo, mais precisamente, no formato acústico. Com pouco peso, muitas vezes com composições embaladas, embora não seja uma regra, os arranjos são o destaque do álbum, na minha opinião, em especial os arranjos para os instrumentos harmônicos. Boas melodias, com bons desenhos em suas linhas, boas interpretações, além de intenções que, muitas vezes, nos remetem à uma ideia mais intimista, acabam caracterizando o álbum, como um todo, o qual, embora eu tenha classificado como pop punk, possui fortes influências do emo core. O álbum contou com uma turnê de divulgação, a qual o set list era composto pelas faixas acústicas, mais algumas faixas, em formato "elétrico", de outros álbuns, além disso, um trailer de divulgação do álbum foi lançado logo antes de seu lançamento. O álbum teve boa aceitação por parte do público e da crítica, atingindo posições quatro em listas da Billboard, nos EUA, sendo a posição de número 11 nas listas dos álbuns independentes e no Top Rock, posição de número 7 na lista Top Alternative, bem como a posição de número 53 na lista da Billboard 200. O álbum conta com as participações de Rodney Wirtz tocando viola, e Christina Lightner tocando violoncelo, em diferentes faixas, bem como a participação de C.J. Vanston tocando piano, em uma das faixas, enquanto que a arte da capa ficou por conta de Brian Manley. Um bom álbum, o qual comemora os dez anos de lançamento do seu quarto álbum de estúdio, com novos arranjos e interpretações, sendo o único álbum lançado pelo grupo, até hoje, no formato acústico. Não é uma boa referência para aqueles que querem conhecer o grupo, mas um bom álbum para aqueles que já conhecem o trabalho do grupo, bem como um álbum indispensável para os fãs do quarto álbum de estúdio do grupo!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Way Away. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com um bom embalo, boas frases de violino, bem como um bom desenho melódico da voz, além de boas intenções rítmicas são as características da composição.
2) Breathing. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido ao arranjo de violino, o destaque, na minha opinião. Embora possua um embalo, este não se dá em tempo integral, existindo eventuais pausas e variações de cadência, bem como um refrão bem sing-a-long.
3) Ocean Avenue. A faixa que dá nome ao álbum é uma boa composição, embora possua uma intenção mais pop, além de um arranjo mais "leve". Destaque para o desenho melódico da voz, embora o arranjo de bateria mereça atenção, possuindo uma boa variação de intenção no refrão, o qual é bem sing-a-long.
4) Empty Apartment. Esta é uma boa composição, talvez a mais intimista do álbum, a qual possui um excelente arranjo de violão, bem como um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, a parte A sua intenção e progressão harmônica.
5) Life Of A Salesman. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, sendo, com certeza, a faixa mais veloz. Possuindo um bom embalo, bem como um bom trabalho de dinâmica, um bom arranjo de violino, um bom desenho melódico da voz, eventuais variações de cadência e um refrão sing-a-long.
6) Only One. Esta é outra faixa que possui um bom arranjo de violão, sendo uma composição não embalada, com intenção mais intimista, além de eventuais variações de cadência entre as partes, mantendo uma intenção mais emo.
7) Miles Apart. A faixa inicia com uma ótima frase de bateria, sendo uma composição com um bom embalo, um bom arranjo, além de um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, possuindo um refrão bem sing-a-long e uma intenção mais intimista.
8) Twenty Three. Mais uma faixa com um bom embalo, boas frases de violino, com boas intenção e arranjo, além de um bom desenho melódico da voz e um refrão bem sing-a-long. Uma composição bem pop punk, em especial devido ao seu refrão.
9) View From Heaven. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui um bom embalo e uma intenção com influências do country, mesmo que de maneira sutil, sendo o destaque as frases de violino, embora a intenção e desenho melódico da voz mereçam atenção, além de um refrão sing-a-long.
10) Inside Out. Mais uma faixa que possui um bom embalo, apesar do arranjo rítmico dos instrumentos de corda possuírem frequentes pausas em eventuais momentos. A faixa conta com um bom trabalho de dinâmica, além de variações de cadência entre as partes, com destaque para as pontes entre elas.
11) Believe. Esta é outra boa composição, a qual tem o destaque, na minha opinião, no arranjo de violino e sua frase bem minimalista. A faixa possui um bom trabalho de dinâmica, além de um bom desenho melódico da voz e um bom arranjo, existindo eventuais variações de cadência.
12) One Year, Six Months. Esta é uma boa composição, a qual possui um excelente arranjo para piano, o destaque, na minha opinião, o qual é interpretado por C.J., justificando sua participação no álbum. Além do excelente arranjo de piano, a composição conta com um bom desenho melódico da voz, além de um ótimo arranjo de violino que preenche, de maneira competente, os espaços deixados pela melodia principal.
13) Back Home. O álbum finaliza com uma boa composição, a qual possui uma intenção mais intimista, não sendo muito embalada e possuindo um bom desenho melódico da voz, além de variações de cadência entre as partes.
Ouça o álbum na avenida oceânica acústica!

Nenhum comentário :

Postar um comentário