sábado, 24 de junho de 2023

Above The Law - Uncle Sam's Curse (1994)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Pomona - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Cold 187um - Gregory Hutchinson (Vocal)
KMG - Kevin Gulley (Vocal)
DJ K-oss - Anthony Stewart (Pick-up)
.
Este é o terceiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Ruthless, e foi gravado no estúdio The Edge. É um excelente álbum, o qual remete bem às composições de artistas da costa oeste dos EUA, existindo muito groove, pouco embalo, ênfase na mixagem dos graves, bem como frequentes linhas melódicas interpretadas por sintetizadores, possuindo bons arranjos, bem como eventuais scratches e bons samples. O álbum segue a tendência da época, em especial devido aos arranjos de sintetizador, bem característico das composições de artistas da costa oeste, com boas linhas de baixo, o grande destaque, na minha opinião, existindo uma faixa com videoclipe de divulgação. O álbum lembra muito com artistas como Dr. Dre ou Snoop Doggy Dogg, aliás, não é à toa que o selo o qual o álbum foi lançado pertence ao Eazy-E. Esta é o primeiro álbum em que DJ K-oss participa, possuindo, também as participações de Mike Smooth tocando guitarra, teclado e baixo, Jimmy Russell tocando baixo, e Kokane e Tone Loc no vocal, enquanto que a arte da capa ficou por conta de Kurt Nagahori. O álbum foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, atingindo a posição de número 113 na lista da Billboard 200, nos EUA, 15 na lista Top R&B / Hip-Hop Albums, também da Billboard, nos EUA, bem como alcançou a posição 86 na lista anual, da Billboard, da Top R&B / Hip-Hop Albums. Um ótimo álbum, o qual remete e caracteriza bem o estilo na costa oeste dos EUA, na época, muito peso, groove e boas linhas de baixo é o que predomina no álbum, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Return Of The Real Shit. O álbum inicia com uma boa faixa, repleta de groove, muito peso, uma boa linha de baixo, além de boas, e constantes, frases executadas pelo sintetizador. A faixa não possui muito embalo, sendo pouco veloz, com destaque para a intenção, expressão e interpretação.
2) Set Free. Esta é a faixa que considero a melhor do álbum, a qual possui um ótimo sample, repleto de groove, possuindo, também, uma boa linha de baixo, além de uma boa interpretação, repleta de expressão. Pouco embalo e pouca velocidade, mas com um bom arranjo.
3) Kalifornia. Esta é uma boa composição, recheada de groove, a qual possui um sample bem "dançante", além de priorizar o arranjo dos graves, existindo, também, uma constante linha de sintetizador. Não veloz e nem embalada, mas uma boa composição.
4) Concreat Jungle. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum, mais uma vez, repleta de groove, muito peso, com ênfase nos graves, além de uma interpretação bastante expressiva. Não veloz e não embalada, a ênfase está no peso e no groove.
5) Rain Be For Rain Bo. Mais uma boa composição, a qual possui muito groove, peso e uma boa linha de baixo, existindo, também, uma constante frase de sintetizador. Sem velocidade e sem embalo, a faixa tem as características do gênero na época.
6) Everything Will Be Alright. Mais uma faixa que mantém as características padrão do álbum: peso, groove e uma boa linha de baixo, interpretada com muita expressão, sendo a exceção a ausência de um arranjo para sintetizador.
7) Black Superman. Mais uma boa composição, a qual mantém as características padrão do álbum: groove, peso, uma boa linha de baixo, um arranjo constante de sintetizador, muita expressão na interpretação, sendo, também, a faixa que possui videoclipe de divulgação. Um bom clipe, que lembra muito o filme Boyz N The Hood, o qual mostra o dia-a-dia dos subúrbios de Los Angeles: gangues e perseguições policiais.
8) The 'G' In Me. Mais uma boa composição, a qual mantém as características padrão do álbum: groove, peso, constante linha melódica do sintetizador, bem como uma boa linha de baixo, pouca velocidade e embalo, mas com interpretação bastante expressiva.
9) Uncle Sam's Curse. A faixa que dá nome ao álbum é, também, uma das faixas que considero das melhores, possuindo um excelente arranjo, bem como um bom sample, muito groove, bastante peso, priorizando os graves, sempre interpretado com muita expressão.
10) One Time Two Meny. Mais uma boa composição, a qual mantém as características padrão do álbum: muito groove, bastante peso, uma boa linha de baixo, sendo a exceção a ausência de um arranjo para sintetizador. Pouco embalo e pouca velocidade também fazem parte da característica da composição, bem como um refrão sing-a-long.
11) Who Ryde. Esta é outra boa composição, a qual possui um arranjo repleto de groove, muito peso, além de uma boa linha de baixo, mantendo pouca velocidade e pouco embalo, além de não possuir um arranjo para sintetizador. Mais uma vez, há bastante expressão na interpretação.
12) Gangsta Madness. O álbum finaliza com outra faixa que considero das melhores, sendo a faixa que possui, na minha opinião, o arranjo mais bem trabalhado, com um bom arranjo para violão, bem como uma intenção harmônica mais evidente. Mais uma vez o groove e o peso são características da composição, a qual possui, também, um arranjo para sintetizador, bem como frequentes backing vocals. A interpretação, mais uma vez, possui muita expressão.
Ouça o álbum e fuja da maldição do tio Sam!

Nenhum comentário :

Postar um comentário