quarta-feira, 21 de junho de 2023

Abnorm - Who's Gonna Save The World (2008)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Suécia (Boras / Västergötland)
FORMAÇÃO:
Jimmy (Vocal)
Marko (Guitarra, baixo)
Fredrik (Bateria)
.
Este é o segundo split lançado pelo grupo, após três álbuns de estúdio, através do selo Reset Not Equal Zero, e foi gravado no estúdio Kulturforeningen Taget. Este é um split com mais duas bandas: Zudas Krust, da Indonésia, e seus conterrâneos suecos do Rajoitus, porém, aqui, comento apenas sobre as faixas do Abnorm. É um bom split, bastante veloz e embalado, interpretado com muita energia e remetendo às bandas suecas da década de 80, como Anti Cimex ou Rövsvett. Os arranjos são simples, mas bem interpretados, com tudo no lugar, possuindo trocas rápidas de acorde e um desenho melódico da voz que pouco se movimenta. Os músicos não são muito técnicos, porém compensam com muita energia, sendo o ponto negativo, na minha opinião, a qualidade da gravação, a qual poderia ter uma mixagem melhor. O split possui uma faixa cover. Este é o último registro do grupo, já que, após este split, o grupo não lançou mais nenhum material, apenas um relançamento, em fita K7, deste mesmo split, oito anos mais tarde, além de terem encerrado a carreira no ano seguinte ao lançamento deste split. O guitarrista / baixista, Marko, também compõe o grupo Rajoitus. Um bom split que, apesar de ter sido lançado no final dos anos 2000, faz um resgate das composições do gênero, em seu país, da década de 80. Muita energia e expressão é o que vai encontrar ao ouvir o split, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Världen Är Full Av Hat. O split inicia com uma das faixas que considero das melhores, bastante veloz e embalada, interpretada com muita energia, possuindo trocas rápidas de acorde, além de um refrão bem sing-a-long.
2) Allt E' Skit. Outra boa composição, bastante veloz e embalada, aliás, mais veloz que a faixa anterior, interpretada com muita energia, possuindo trocas rápidas de acorde, além de um refrão bem sing-a-long.
3) Skitpolitik. Mais uma boa composição que mantém as características padrão do split: velocidade, embalo, energia e muita expressão nas interpretações, trocas rápidas de acorde e um desenho melódico da voz que se movimenta pouco.
4) Politik Är En Lögn. Considero esta a melhor faixa do split, a qual mantém as mesmas características padrão das demais faixas: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, tudo interpretado com muita energia e expressão, sendo o destaque, na minha opinião, a progressão harmônica.
5) Domedagen. Mais uma boa composição que mantém as características padrão do split: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, desenho melódico da voz com pouca movimentação, sempre interpretado com muita energia e expressão.
6) Falsk Verklighet. Mais uma boa composição, a qual possui uma boa progressão harmônica, o destaque, na minha opinião, sendo esta, a faixa menos veloz do split até então, apesar de possuir um bom embalo, existindo, também, um refrão bem sing-a-long.
7) I Guds Namn. Esta é outra faixa que considero das melhores do split, a qual volta a manter as características padrão: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, desenho melódico da voz que movimenta-se pouco, sempre interpretado com muita energia e expressão. Destaque para o riff, de uma nota, da guitarra.
8) Är Detta Frihet?. Mais uma boa composição que mantém as características padrão do split: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, desenho melódico da voz que pouco se movimenta, interpretado com muita energia e expressão, existindo, também, um refrão bem sing-a-long.
9) Lat Dom Inte Lura Dig. Esta é outra composição que foge do padrão do split, já que esta não é veloz, embora possua um bom embalo, mantendo as trocas rápidas de acorde, existindo eventuais antecipações dos acordes no refrão.
10) Dom Knäcker Inte Mig. Esta é outra faixa que considero das melhores do split, a qual, mais uma vez, mantém as características padrão, sendo o destaque, na minha opinião, a progressão harmônica da parte A, bastante simples, mas que me agrada bastante.
11) Datorstat. O split finaliza com a faixa cover, a qual é uma composição do grupo Missbrukarna, gravada, originalmente, pelo próprio grupo, em 1980. Esta já soa mais punk rock, mantendo o embalo e as trocas rápidas de acorde, porém com pouca velocidade. Uma boa composição.
Ouça o split e descubra quem vai salvar o mundo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário