sábado, 17 de junho de 2023

A Tribe Called Quest - 1nce Again (1996)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Q-Tip - Kamaal Fareed (Vocal)
Phife Dawg - Malik Taylor (Vocal)
Ali Muhammad (Pick-up)
.
Este é o décimo quinto single lançado pelo grupo, após quatro álbuns de estúdio, através do selo Jive, e foi gravado nos estúdios Battery e Museummansion. É um bom single, repleto de groove, possuindo bons samples, os quais mantêm uma pitada de jazz em seu contexto, bem como uma boa linha de baixo e boa expressão vocal. As faixas não são velozes, sendo pouco embaladas, priorizando o groove e a linha de baixo, além, claro, da interpretação vocal. Este é o primeiro single que divulga o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, existindo nove versões diferentes, sendo apenas uma delas em relação à arte da capa, todas as outras possuem lista de faixas diferentes. Aqui, coloco a versão que possui apenas variações da faixa título. O single possui a participação de Tammy Lucas, no vocal. O single possui uma faixa com videoclipe de divulgação, tendo sido bem aceito pela crítica e público, atingindo as posições de número 70 na Escócia, 38 na lista R&B / Hip Hop Airplay da Billboard nos EUA, 34 na lista dos Singles no Reino  Unido, 30 na lista da Dance Singles Sales da Billboard nos EUA, 5 na lista Hip Hop / R&B no Reino Unido, 4 na lista Dance no Reino Unido, e a posição de número 3 na lista da Dance Singles Sales da Billboard nos EUA. É um bom single, de um excelente grupo, o qual estavam perto de parar, temporariamente, suas atividades, porém nem mesmo eles sabiam! Muito groove, bons samples, com uma boa linha de baixo, interpretado com muita expressão é o que você vai encontrar, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) 1nce Again (Radio Version). O single inicia com a faixa que possui a versão chamada de "limpa", já que é a versão feita para rodar nas rádios, no mais, ela mantém as mesmas características da versão do álbum, as quais são muito groove, um bom sample, conduzido por uma ótima linha de baixo, intencionando uma boa progressão harmônica. Muita expressão na interpretação, existindo a participação de Tammy no vocal. Esta é, também, a versão que possui videoclipe de divulgação. Um bom clipe, o qual mostra o grupo cantando a música em diferentes lugares de uma lavanderia, ao fugirem da polícia.
2) 1nce Again (LP Version). Esta é igual à faixa anterior, a diferença está na letra, a qual não possui censura, portanto palavras "sujas" são proferidas. Também existe a participação de Tammy no vocal.
3) 1nce Again (Instrumental). Esta é igual à faixa 1, porém sem o vocal, apenas o sample e as mixagens.
4) 1nce Again (Acappella). O single finaliza com outra versão da mesma composição, sendo, esta, o contrário da faixa anterior, já que esta possui apenas a parte vocal, sem acompanhamento, ou seja, sem sample. A faixa também possui a participação de Tammy no vocal.
Ouça o single outra vez!

Nenhum comentário :

Postar um comentário