sábado, 5 de fevereiro de 2022

Rawside - Widerstand (2010)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Alemanha (Coburgo / Bayern)
FORMAÇÃO:
Henne (Vocal)
Eppler (Guitarra)
Martin (Guitarra)
Simon (Baixo)
Henne Jr. (Bateria)
.
Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Aggressive Punk, sendo o segundo após a volta do hiato de 4 anos, na virada do século. É um bom álbum, com muito peso, classifiquei como D-Beat, mas possui fortes influências de hardcore, além de pitadas de thrash metal. As composições são bastante velozes e embaladas, sempre executadas com muita energia, por parte de todos os instrumentos, existindo eventuais trechos mais cadenciados que lembram mais o hardcore nova iorquino. Lembra uma mistura de Exploited, Anti Cimex, Vorkriegsjugend e Terrorizer, inclusive, dos 3 covers existentes no álbum, dois são de duas destas bandas! A mixagem mantém um timbre bem "moderno", abusando da ideia do peso nas equalizações, sempre com muitos graves e distorções em evidência. Um bom álbum, não é uma das minhas bandas favoritas do gênero, mas, ainda assim, é um ótimo álbum, uma paulada na orelha!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Brut Of Scum. O álbum inicia já mostrando a que veio! Com muito peso, já de cara, velocidade e embalo, com trocas rápidas de acorde, bem como a inclusão de dois bumbos no arranjo de bateria. O vocal não fica para trás e apresenta muita energia.
2) Widerstand. A faixa que dá nome ao álbum é uma das que considero das melhores, e é, também, a música de trabalho do álbum, pois possui videoclipe de divulgação. Um bom videoclipe, com cenas do grupo tocando alternando com cenas de confrontos entre militares e civis. Mais uma vez bem pesada e embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long, existindo eventuais trechos menos velozes.
3) Face To Face. Outra boa composição, bastante embalada e veloz, embora possua seus momentos mais cadenciados, que lembram o hardcore de Nova York, possuindo um refrão bem sing-a-long. Como de praxe, não podia deixar de faltar o peso!
4) Bulldog. Mais uma boa composição, com uma introdução mais intimista e "arrastada", mas que apenas prepara para o padrão das composições: velocidade, peso, embalo e energia. Com trocas rápidas de acorde, o destaque está, justamente na progressão harmônica da parte A, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
5) Kettenreaktion. Com excelentes introdução e coda, com um arranjo bem intimista, executado por um violão, esta composição mantém o padrão e possui bastante velocidade, peso e embalo, existindo a parte B mais cadenciada, além de um bom arranjo no refrão.
6) Destruct & Broken. Considero esta a melhor faixa do álbum, com um excelente embalo e progressão harmônica na parte A, esta é daquelas músicas que estão sempre te empurrando pra frente, que não te deixa tempo pra parar! Como sempre, embalo, velocidade, peso e energia estão presentes.
7) I Shot The Sheriff. Eis que surge o primeiro cover do álbum. Esta é uma composição de Bob Marley, e foi gravada, originalmente, pelo grupo Wailers, em 1973. Mantiveram a harmonia, as frases e a letra, mas criaram um arranjo bem ao estilo das demais faixas do álbum: veloz, embalado, pesado e enérgico, sendo o refrão mais cadenciado, mas sem perder o embalo.
8) Warsymbols. Mais uma composição com o padrão do álbum: velocidade, embalo, peso e energia. Uma boa composição, possuindo um bom arranjo de bateria, bem tribal, em eventuais trechos, que lembra, um pouco, Sepultura.
9) Steh Auf. Esta faixa inicia mais cadenciada e intimista, com pouca velocidade, mais "arrastada", mas com muito peso, lembrando, um pouco, Slayer. Logo após surge a velocidade, porém com uma progressão harmônica mais "alegre", se assemelhando a algum hardcore melódico, diferente das demais composições, mas, ainda assim, uma ótima composição.
10) Corporation Pull-In. Esta é a segunda faixa cover do álbum e é, também, uma das que eu considero das melhores. Esta foi composta e gravada, originalmente, pelo grupo Terrorizer, em 1989. Bastante embalada e veloz, com trocas rápidas de acorde, sincopados, característico do gênero, esta possui eventual trecho com a bateria executada em blast beat. Uma ótima versão, bem fiel à original.
11) Start A Fight. Outra boa composição, bem embalada, veloz e pesada, embora a progressão harmônica da parte A deixe a ideia mais "leve", possuindo um refrão bem sing-a-long e, já, com outra intenção.
12) Was Ist Zu Tun?. Mais uma composição com o padrão do álbum: peso, velocidade, embalo e energia! Esta, talvez, deixando estes elementos mais explícitos. O baixo executando, em sua maior parte, o "mizão", ajuda a dar esta impressão, possuindo um refrão mais cadenciado.
13) Killer. O álbum finaliza com mais uma faixa cover e é, mais uma vez, uma das que eu considero das melhores. Esta foi composta e gravada, originalmente, pelo grupo Vorkriegsjugend, em 1984. Com uma excelente progressão harmônica na parte A, com muito embalo e velocidade, enquanto o refrão já é mais cadenciado, sendo bem sing-a-long, além de possuir um arranjo com dois bumbos na bateria.
Ouça o álbum e seja a resistência!

Nenhum comentário :

Postar um comentário