sábado, 19 de fevereiro de 2022

Redman - Red Gone Wild: Thee Album (2007)

GÊNERO: Rap
ORIGEM: EUA (Newark - Essex / Nova Jersey)
FORMAÇÃO:
Redman - Reginald Noble (Vocal, pick-up)
.
Esta é o sexto álbum de estúdio lançado pelo artista, através dos selos Def Jam e Gilla House, o selo do próprio cantor. É um bom álbum, com algumas composições que lembram as músicas dos anos 90, mas outras com um arranjo mais "moderno". As composições não são velozes, possuindo, sempre, uma boa divisão rítmica, existindo frequentes linhas dos graves bem interessantes, quando isto ocorre, acabda se tornando um destaque. Poucos scratches, embora existam-os, mas que, quando aparecem, tornam-se outro ponto positivo. Um grande número de faixas, com produções de videoclipes para 5 delas, sendo dois destes oficiais, 2 não oficiais e 1 bônus, lançado na versão britânica, apenas. Experiente e com as raízes na época do chamado "rap old school", o artista não as deixa de lado, o que é bem explícito neste álbum. Muitas participações em diferentes faixas do álbum, sendo a curiosidade a respeito dele, o fato de ele ter demorado, aproximadamente, 3 anos para ser lançado, já que o cantor queria evitar lançá-lo em uma data próxima ao lançamento de álbuns de outros artistas de rap, esperando o momento ideal para lançá-lo. O álbum alcançou a posição de número 13 na lista da Billboard 200, logo após seu lançamento, alcançando mais de 44.000 cópias vendidas na primeira semana após estar disponível no mercado. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Fire. O álbum inicia com uma das faixas que menos me agrada, lenta, arrastada, com uma frase do baixo repleta de pausas, ela não possui muito embalo, mesmo assim, não é uma má composição, com destaque para as participações de E3 e Wendisue Hall.
2) Bak Inda Buildin. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com uma intenção repleta de tensão, um bom embalo, bem como um bom acompanhamento do baixo, sendo o destaque o arranjo do órgão.
3) Put It Down. Esta é uma boa composição e é a faixa de divulgação do álbum , existindo videoclipe de divulgação, sendo este um dos oficiais. Com um bom embalo, um refrão bem sing-a-long, o destaque está na ênfase dos graves, envolvendo, principalmente, o baixo, bem como a participação de DJ Kool nos vocais.
4) Gimmie One. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, sendo uma das faixas que possui videoclipe, sendo este não oficial. Um bom embalo, com uma boa linha de baixo, um bom arranjo, apropriando-se do sample de The Break In, de Marvin Gaye.
5) Fuck Ur Opinion. Esta é apenas uma vinheta, com algumas vozes e sons de lata de spray.
6) Sumtn 4 Urrbody. Outra faixa bem lenta e arrastada, com um arranjo bem minimalista no que diz respeito ao teclado, possuindo uma levada rítmica bem típica dos anos 80 pra 90. Uma boa composição, com destaque para as participações de Blam, Icadon, Ready Roc, Runt Dog e Saukrates.
7) How U Like Dat. Outra faixa que considero das melhores, com um ótimo swing e embalo, sendo o destaque a linha de baixo, bem em evidência e que faz toda diferença para o groove. Não muito veloz, mantendo o padrão do álbum, existindo a participação de Gov Mattic.
8) Freestyle Freestyle. Uma boa composição, sendo a segunda faixa que possui videoclipe não oficial. Mais uma composição lenta e arrastada, o destaque está na frase do baixo existente eventualmente, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
9) Walk In Gutta. Outra boa composição, com um bom embalo, uma intenção repleta de tensão, principalmente devido à frase do baixo. Destaque para os samples de Heart Of Glass, do Blondie, El Shabazz, do LL Cool J, Change The Beat, do Beside & Fab 5 Freddy, e Just Rhymin' With Biz, do Big daddy Kane, além das participações de Biz Markie, Erick Sermon e Keith Murray.
10) Wutchoogonnado. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um bom embalo e uma intenção bem anos 90, existindo uma boa frase rítmica, sendo o destaque a participação de Melanie Rutherford e o sample de Midnight Groove, do grupo Love Unlimited Orchestra.
11) Diz Is Brick City. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com menos groove que a maioria das faixas do álbum, o destaque está no arranjo dos strings, além da participação de Ready Roc e do sample de You're The Joy Of My Life, de Millie Jackson.
12) Rite Now. Outra faixa que considero das melhores, com um excelente arranjo, intenção e embalo, os eventuais ataques do baixo e instrumentos de sopro são o grande destaque da composição, com o sample de Right Now Right Now, de Al Green.
13) Blow Treez. Outra faixa com uma intenção bem intimista, um bom groove e embalo, além de um bom arranjo e uma boa linha de baixo, embora simples, bem marcada, sendo o destaque as participações de Method Man, Ready Roc e Gov Mattic, além do sample de The Sun Is Shining, do Bob Marley.
14) Pimp Nutz. Mais uma faixa lenta e arrastada, embora não seja ruim, com os graves bem marcados pelo baixo e bumbo, sendo, justamente este o destaque.
15) Mr. Ice Cream Man. Esta é apenas uma vinheta. A situação de um vendedor de sorvetes mal intencionado em seu dia de trabalho.
16) Hold Dis Blaow!. Mais uma composição lenta e arrastada, com timbres bem eletrônicos, apesar de um bom groove, com destaque para as linhas graves e o sample de Things Done Changed, do Notorious B.I.G..
17) Get 'Em. Esta é a outra faixa que possui videoclipe oficial de divulgação. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum, baseada em uma frase rítmica bem evidente, embora o baixo também esteja presente, esta frase faz com que a composição perca o embalo, parecendo uma música feita sobre uma mensagem de código Morse! A faixa conta com as participações de Icadon e Saukrates.
18) Merry Jane. Outra faixa lenta e arrastada, porém com uma ótima linha de baixo, repleta de staccatos, com um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque as participações de Nate Dogg e Snoop Dogg, além do sample de Mary Jane, do Rick James.
19) Gilla House Check. Uma boa composição, com um bom embalo e groove, possuindo um frequente ataque, que demonstra tensão, pelos instrumentos de sopro e cordas, sendo o destaque as frases da bateria, bem como o sample de Snip Snap, do Goblin.
20) No Mo Soopaman Luva. Esta é apenas uma vinheta, como uma introdução para a faixa seguinte.
21) Soopaman Luva 6. A continuação da faixa anterior, esta possui uma excelente linha de baixo, um ótimo embalo e groove, sendo o destaque as participações de E3, Hurricane G e Melanie Rutherford, além do sample de Give Me Your Love (Love Song), do Curtis Mayfield.
22) Soopaman Luva 6 1/2. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um bom embalo e groove, bem ao estilo anos 90, a linha de baixo em evidência ajuda a caracterizar a composição, com destaque para as participações de Hurricane G e Melanie Rutherford.
23) Suicide. Mais uma faixa com uma intenção repleta de tensão, sem embalo, com destaque para os ataque dos graves, lenta e arrastada, possui uma ideia bem minimalista, além de timbres bem eletrônicos nas viradas dos tambores, sendo o destaque a participação de Blam.
24) Fuck Da Security. Esta é a faixa bônus, existente apenas na versão britânica, que recebeu um videoclipe de divulgação, e é, também, a faixa que considero a melhor do álbum, principalmente devido à inclusão de eventuais scratches, além de possuir um ótimo embalo, groove e linha de baixo, que é bem minimalista.
Ouça o álbum e saiba porque o vermelho ficou selvagem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário