quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Reincidentes - Sol Y Rabia (1993)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Espanha (Sevilha / Andaluzia)
FORMAÇÃO:
Fernando Madina Pepper (Vocal, baixo)
Finito De Badajoz (Guitarra)
Juan Barea (Guitarra)
Manué - Manuel Fernández (Bateria)
.
Este é o quarto álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Discos Suicidas, e foi gravado no estúdio Central. É um bom álbum, com nenhuma música ruim, sendo algumas delas muito boas. É um punk rock bem característico da Espanha, principalmente devido à empostação da voz, seu desenho melódico e acentuações. As composições são embaladas, não muito velozes, embora não possam ser consideradas lentas, com bons arranjos, apesar de simples, em especial para a guitarra e voz. É o primeiro álbum a contar com a participação de Finito, possuindo duas faixas que são versões de composições já existentes, não são covers, são apenas versões adaptadas. As curiosidades do álbum ficam por conta da foto da capa e do título. O título foi escolhido através de diversas propostas de fãs, enquanto que a fotografia da capa foi tirada por Mariano Agudo. Uma das faixas entrou na trilha sonora do filme Historias Del Kronen, de Montxo Armendáriz. Um bom álbum, vale a penas conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Jartos D'aguantar. O álbum inicia com uma das faixas que é uma versão. Esta é uma versão de Schönen Gruss, Auf Wiederseh'n, gravada, originalmente, pelo grupo Die Toten Hosen, em 1990. É uma boa composição, um punk rock típico, com a harmonia baseada nos acordes de I, IV e V graus, com uma boa melodia, esta é a faixa de divulgação do álbum, possuindo videoclipe de divulgação, o primeiro lançado pelo grupo, e é, também, a faixa que participou da trilha sonora de Historias Del Kronen.
2) Otra Vez. Outra boa composição, já mais lenta que a faixa anterior, mas, ainda assim, mantendo as características do punk rock. Possuindo um bom trabalho de dinâmica e um refrão bem sing-a-long, com destaque para os eventuais acentos no contratempo.
3) Si El INEM Te Quema. Mais uma boa composição, com uma boa frase do baixo na introdução e bons riffs, possuindo, também, um bom trabalho de dinâmica, além de um bom embalo e um refrão sing-a-long, com destaque para a dinâmica e riffs.
4) Cucaracha Blanca. Uma composição bem alegre, lembrando muito a canção folclórica mexicana, com um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica, ela possui certa velocidade, existindo uma variação de cadência no refrão. Interessante a utilização de um kazoo.
5) Poderoso Caballero. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com uma excelente progressão harmônica na introdução e ótimos riffs de guitarra, bem hard rock, ela possui um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica.
6) La Viuda. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Com um toque bem árabe, esta faixa possui um excelente desenho melódico da voz, abusando dos microtons, o que dá a característica árabe à composição, sendo este o grande destaque da composição, embora a progressão harmônica e arranjo de guitarra mereçam atenção.
7) Paisa. Outra ótima composição, com um bom embalo, possuindo um arranjo de guitarra com toques de ska, na parte A, enquanto que a parte B possui um acompanhamento da bateria no surdo, deixando uma ideia mais tribal, sendo o grande destaque o refrão.
8) Guerra Al Mono. Outra boa composição, com um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica, além de um bom desenho melódico da voz. Um arranjo bem simples, mas interessante.
9) Mi Balcón. Mais uma boa composição, também bem embalada, mas com o andamento pouca coisa mais reduzido, possuindo, mais uma vez, um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque o refrão e seus acentos.
10) Escapa. Outra faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido ao riff que aparece já na introdução. A parte A já tem um toque mais alegre, com uma das guitarras executando a harmonia com toques de ska, sendo os destaques a parte B e sua dobra na caixa e o refrão com seu excelente riff.
11) Pegado Al Paladar. Considero esta a melhor faixa do álbum, iniciando com uma excelente introdução, devido ao seu arranjo e pelo fato de ter a melodia assobiada. Logo após o embalo aparece, com excelentes riffs e um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long.
12) Resistencia. Mais uma boa composição, com um bom riff e um bom embalo, embora não muito veloz. Mais uma vez, um bom trabalho de dinâmica e mantendo um arranjo bem típico do punk rock, sendo o destaque, justamente, os riffs de guitarra.
13) Andaluces, Levantáos. O álbum finaliza com a outra faixa que é uma versão, esta é uma versão do hino de Andaluzia, apresentado pela primeira vez em 1936, sendo reconhecido como símbolo em 1981. É uma boa versão, a faixa com menor duração e com cara de hino, um hino punk rock! Uma boa versão, com um bom arranjo e boas melodias.
Ouça o álbum com sol e raiva!

Nenhum comentário :

Postar um comentário