domingo, 3 de outubro de 2021

Out Of Season - Out Of Season (1998)

GÊNERO: Hardcore
ORIGEM: Brasil (São Paulo / São Paulo)
FORMAÇÃO:
K-Tito (Vocal)
Markinhos (Vocal)
Tóppie (Guitarra)
Jota B. (Baixo)
Cézão (Bateria)
.
Esta é a primeira demo, e primeiro trabalho, lançada pelo grupo, de maneira independente, e foi gravada no estúdio Rocha. É uma boa demo, infelizmente a qualidade da gravação não está muito boa, o que prejudica a audição. Mesmo assim, é possível perceber todos os elementos dos arranjos e a energia do grupo. As composições não são velozes e nem muito embaladas, existindo bastante groove, sendo os vocais bem gritados e expressivos. É uma banda que veio na forte onda straight edge brasileira, e sul americana, do final dos anos 90, se assemelhando com bandas como Colligere e Entrefuego. As músicas não são muito pesadas, e os vocais estão longe de serem guturais, possuindo uma altura que, podemos dizer, é aguda para os padrões do gênero, embora esta ideia acabou se consolidando na cena da época. O ponto fraco da demo é o baixo que foi gravado desafinado, e bem desafinado, porém não são todas as cordas, sendo a corda Ré mais evidente, soando muito feio em função deste fator, o que é uma pena. O destaque está nos arranjos rítmicos, em especial os arranjos de bateria. A arte da capa ficou por conta de xWalx. Vale a pena conferir, uma boa banda que ajudou a consolidar uma cena em sua época.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Better Days. A demo inicia com uma boa composição, embora não a considere das melhores. Não veloz e nem embalada, ela possui um bom arranjo, com bastante groove, boas frases de guitarra, sendo o destaque o arranjo de bateria, possuindo frequentes variações de cadência.
2) Keep Me Silent. Considero esta uma das melhores faixas da demo. Já mais embalada e mais veloz que a faixa anterior, esta possui um bom arranjo rítmico, com frases de bateria bem acentuadas, além de possuir um arranjo de guitarra com uma progressão harmônica que foge de uma ideia tonal, possuindo, também, variações de cadência, com trechos com bastante groove, além de eventuais pausas de pequena duração.
3) Relief Song. Considero esta a  melhor faixa da demo. A faixa mais veloz, com um bom groove e um bom embalo, além de um bom arranjo vocal. Mais uma vez a composição possui variações de cadência, variando entre partes mais embaladas e outras com mais groove.
4) Conquered With Death. Esta é a faixa que menos me agrada na demo. A faixa mais lenta, com pouco embalo e a desafinação do baixo bem evidente, o destaque está, mais uma vez, no arranjo rítmico, embora as frases de guitarra também mereçam atenção.
5) Erase It All. A demo finaliza com uma faixa instrumental, uma excelente composição, diga-se de passagem. Muito bem arranjada e com um excelente clima, as guitarras estão "limpas", ou seja, sem distorção, possuindo uma boa melodia, as quais as próprias guitarras executam. O destaque está justamente nas guitarras, embora o arranjo rítmico também mereça atenção.
Ouça a demo fora de estação!

Nenhum comentário :

Postar um comentário