terça-feira, 12 de outubro de 2021

Pansy Division - Deflowered (1994)

GÊNERO: Pop Punk
ORIGEM: EUA (São Francisco - São Francisco / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Jon Ginoli (Vocal, guitarra)
Chris Freeman (Baixo)
Liam Hart (Bateria)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Lookout!, e foi gravado no estúdio Komotion. Considerado por muitos como o melhor álbum do grupo, ele, realmente, é um bom álbum, que apesar de ser bem pop punk, possui influências fortes de punk rock, bem como pitadas de rock, mais precisamente o surf music australiano do final dos anos 80. As composições não são muito velozes, mas, em sua maior parte, bem embaladas, possuindo frequentes execuções dos acordes com acordes abertos, não apenas power chords, possuindo pouca distorção nas guitarras, bem como eventuais frases do baixo. Os músicos não são muito técnicos, porém deixam tudo no lugar e as composições possuem boas linhas melódicas, sendo, justamente este, o destaque do álbum. Esta é a primeira banda em que todos os integrantes são assumidos homossexuais, sendo um dos pioneiros do queercore. O punk rock bubble gum do final dos anos 70 está bem evidente, soando como uma mistura de Ramones, Buzzcocks, Undertones e Jam, mas possuindo uma influência forte do pop punk dos anos 90, como Mr. T Experience, bem como pitadas de Hoodoo Gurus! O álbum possui uma faixa cover, e a capa é uma fotografia de Marc Geller, sendo os modelos Mark Ewert e Moon Trent, que também viriam a ser modelos para a capa de mais dois álbuns do grupo, posteriormente.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Reciprocate. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Com um bom embalo, apesar de não muito veloz, ela possui um arranjo bem simples, mas um excelente desenho melódico da voz, sendo este o destaque, além de possuir bons contracantos na parte B e no refrão.
2) Groovy Underwear. Outra boa composição, com um bom embalo, arranjo simples, não muito veloz e um refrão bem sing-a-long. Os acordes são executados com posições abertas, sendo o destaque o refrão.
3) Anonymous. Esta é outra faixa que considero das melhores, uma das mais velozes do álbum, bem embalada, ela lembra bastante Ramones, possuindo uma excelente linha melódica da voz, sendo este o grande destaque. O refrão executado com frequentes staccatos também merece atenção.
4) Fluffy City. Outra boa composição, com as duas partes bem destacadas, sendo a parte A executada, basicamente, pela guitarra e voz, enquanto que no refrão os demais instrumentos aparecem e a música fica mais embalada. Destaque para o refrão, bem sing-a-long, embora o desenho melódico da voz mereça atenção, também.
5) James Bondage. Aqui começa a pior sequüência do álbum, na minha opinião, com composições mais "suaves". Esta é lenta e embalada, com uma estrutura bem punk rock, sendo o destaque o refrão.
6) Negative Queen. Outra composição executada com acordes abertos, sem muito drive, com um bom embalo, apesar de nada veloz, possuindo um bom desenho melódico da voz, o que é o destaque da composição. Arranjos simples, considero esta uma das faixas que menos me agrada no álbum.
7) Denny. Um pouco mais veloz, porém menos embalada, esta é uma boa composição, embora com nada de especial, sendo o destaque o trabalho de dinâmica entre as partes. Não é uma má composição, possui um bom desenho melódico da voz, mas com nada que chame muito a atenção.
8) Rachbottomoff. Outra faixa pouco veloz, com um bom desenho melódico da voz, com pouco embalo, já que a execução do arranjo da guitarra é com frequentes pausas, deixando-as de lado na parte B e no refrão. Destaque para a parte B, embora o refrão sing-a-long tenha seu valor.
9) Beercan Boy. Esta já é bem embalada e possui certa velocidade. Mais uma vez com um bom desenho melódico da voz, o destaque está no embalo e velocidade, além de possuir um refrão sing-a-long e acordes executados com posições abertas.
10) Kisseed. Outra faixa que não me agrada muito. Com nada de drive, e com a forma de uma balada, esta é a típica balada punk rock! Com a harmonia executada com posições abertas, o desenho melódico da voz é o grande destaque.
11) A Song Of Remembrance For Old Boyfriends. Considero esta a faixa que menos me agrada no álbum! Lenta, sem embalo, esta é mais uma balada, porém, desta vez, executada apenas por guitarra, voz e baixo, sem a presença de instrumentos de percussão. O destaque está no desenho melódico da voz, mas nada que melhore a qualidade da composição!
12) Deep Water. Esta é uma das duas melhores faixas do álbum! Com um ótimo embalo, certa velocidade, um excelente desenho melódico da voz e um excelente refrão (estes são os destaques da composição), a harmonia é executada por guitarra e violão, o primeiro em power chords e o segundo em posições abertas. Soa muito parecido com Hoodoo Gurus!
13) Not Enough Of You To Go Around. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido à parte A e seu desenho melódico, o grande destaque da composição. Não veloz, mas com um bom embalo, os contracantos da parte A também merecem atenção.
14) New Pleasures. A faixa mais pesada do álbum, principalmente devido à parte A, com a execução harmônica com frequentes pausas e uma boa frase do baixo. O refrão já é mais embalado e mais "alegre". Mais uma vez a parte A, o destaque da faixa, lembra Hoodoo Gurus.
15) Homosapien. O álbum finaliza com a faixa cover, que é, também, a melhor música, na minha opinião. Esta é uma composição de Pete Shelley e foi gravada, originalmente, em seu primeiro álbum solo, em 1981. Bem embalada e com uma certa velocidade, o grande destaque está no refrão, bem sing-a-long, embora o embalo, a parte A e o desenho melódico da voz mereçam atenção.
Ouça o álbum e se sinta deflorado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário