sábado, 16 de outubro de 2021

Partisans - The Partisans (1983)

GÊNERO: Street Punk
ORIGEM: País De Gales (Bridgend / Mid Glamorgan)
FORMAÇÃO:
Spike - Rob Harrington (Vocal)
Andy Lealand (Guitarra)
Louise Wright (Baixo)
Shark - Mark Harris (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo No Future. É um excelente álbum, com a grande maioria das músicas embaladas e, muitas delas, possuindo boa velocidade. É um álbum muito importante para a história do gênero, sendo este um importante nome. O som soa como uma mistura de Blitz, Peter And Test Tube Babies e Anti Nowhere League, nomes que dividiam os palcos com o grupo na época do lançamento deste álbum, sendo que o Blitz era, inclusive, colega de selo do Partisans, sendo as duas únicas bandas promovidas pelo No Future, por um espaço de tempo. Os músicos não são muito técnicos, porém tudo está no lugar, existindo muita inspiração e expressão, além de possuir arranjos bem pensados, apesar de simples, possuindo, ainda, eventuais refrões bem sing-a-long. Embora bem street punk, é possível perceber influências de punk rock bem evidentes. O álbum atingiu a quinta colocação na lista da UK Indie Chart, e a foto da capa é de autoria de Justin Thomas. Um ótimo álbum para conferir, este que já vem em uma "nova onda" do punk do início dos anos 80, mesclando o punk rock e o Oi!, conhecido, tempos depois, por street punk!
.
FAIXA A FAIXA:
1) No U Turns. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bem embalada e com certa velocidade, o destaque está na parte A e sua progressão harmônica, bem como as pontes, com trocas rápidas de acorde.
2) 17 Years Of Hell. Já menos veloz que a faixa anterior, mas ainda bem embalada, esta é uma ótima composição, com um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o arranjo da bateria, em especial na introdução, mas também na parte A.
3) No Time. Esta é outra faixa com velocidade e bem embalada. Uma boa composição, com um refrão bem sing-a-long, esta lembra GBH, possuindo um criativo, e simples, arranjo de bateria na parte A. O destaque está no embalo.
4) Put Your Money Where Your Mouth Is. Esta já é uma composição não muito veloz, mas possuindo um bom embalo, lembrando, na minha opinião, Sex Pistols, na parte A. Destaque, mais uma vez, para o criativo e simples arranjo de bateria na introdução e pontes.
5) Don't Blame Us. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Bem embalada e com uma certa velocidade, o destaque está no refrão, sing-a-long e com a marcação dos acentos bem evidentes. A pequena pausa existente no meio também ficou bem interessante. Esta lembra bastante Blitz.
6) Arms Race. Uma boa composição, não muito veloz, mas com um bom embalo, ela inicia com um efeito de phaser na guitarra, possuindo um refrão com contracantos, o destaque está na parte A, não possuindo nada especial a destacar.
7) I Never Needed You. Esta é uma excelente composição, não muito veloz, mas bem embalada, com uma boa progressão harmônica e um refrão bem sing-a-long, sendo o grande destaque o desenho melódico da voz.
8) I Don't Give A Fuck. Outra ótima composição, bem embalada e veloz, lembrando, mais uma vez, o grupo Blitz, além de possuir um refrão bem sing-a-long. O destaque, na minha opinião, está na progressão harmônica e suas trocas rápidas de acorde.
9) Mindless Violence. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, mais uma vez bem embalada e com uma boa velocidade, possuindo um bom refrão e uma ótima progressão harmônica na parte A, sendo este o grande destaque junto com as marcações acentuadas na introdução e em eventuais outros momentos.
10) Partisans. A faixa que dá nome ao álbum e ao grupo é uma das faixas mais lentas, e é, também, a faixa mais punk rock de todo álbum. O destaque está na frase da guitarra, possuindo uma harmonia que lembra o surf music, além de um refrão sing-a-long.
11) Fire. Considero esta a melhor faixa do álbum! Com uma excelente progressão harmônica, bastante embalo e velocidade, muita expressão, um refrão com contracantos bem marcados, o destaque está, justamente, na progressão harmônica da parte A.
12) Overdose. O álbum finaliza com outra faixa mais lenta, porém, ainda assim, com um bom embalo. Sem nada de especial, o destaque está na boa progressão harmônica da parte A.
Ouça o álbum e conheça os partidários!

Nenhum comentário :

Postar um comentário