sábado, 23 de outubro de 2021

Pecho E' Fierro - Pecho E' Fierro (2007)

GÊNERO: Folk Metal
ORIGEM: Uruguai (San José De Mayo / San José)
FORMAÇÃO:
Leonrdo Carlini (Vocal, guitarra)
Michel Fauci (Baixo)
Elvis Morales (Bateria, percussão)
.
Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Perro Andaluz, e foi gravado nos estúdios Sondor (bateria e baixo) e El Tío Ricky (guitarra e voz). É o primeiro álbum lançado por um selo, já que o primeiro álbum foi lançado de maneira independente, seis anos antes. É um folk metal com muita influência de rock. Não ouça o álbum pensando em ouvir um folk do hemisfério norte, como há inúmeras bandas, mas lembrem que o grupo é uruguaio, então o folclore adotado é o uruguaio, o qual percebemos chacarera, e, principalmente, a milonga. As guitarras têm o timbre clássico do heavy metal, na questão rítmica, muitas cavalgadas e intenções rítmicas, também bem características do heavy metal. As músicas não são muito velozes e nem sempre embaladas, embora, na maioria das vezes, elas sejam. Um som único, bem criativo e resgatando a música folclórica uruguaia, deixando-a viva ainda nos tempos atuais. O grande destaque, na minha opinião, está na empostação vocal, aliás, esta empostação, bem "payador", é uma característica do espanhol praticado no país, é algo bem peculiar, comum na região pampeana, aquela na fronteira entre os 3 países (Uruguai, Brasil e Argentina), com acentos e uma maneira de cantar, e até de falar, que me agrada bastante, chegando, muitas vezes, a me arrepiar! É o tipo de empostação que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo, uma característica muito forte e que acaba se tornando algo importante e cultural da região. Difícil encontrarmos um grupo uruguaio que não se aproprie desta empostação na hora de cantar. O álbum conta com duas faixas cover. Para quem gosta de rock e música pampeana, este é um prato cheio, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Arazatí. O álbum inicia com a faixa que considero a melhor. Com uma intenção rítmica bem heavy metal, assim como o timbre da guitarra, bastante embalo, em uma levada bem "cavalgada", além de possuir um bom refrão, apesar de bem simples, sendo o destaque a voz.
2) La Milonga Del Vampiro. Esta é a primeira faixa do álbum a mostrar elementos de milonga. Mantendo a pegada heavy metal nas guitarras, com uma harmonia e melodia bem ao estilo do gênero pampeano. Bem embalada, mas não muito veloz, o destaque está na voz, mais uma vez.
3) Pecho E' Fierro. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, com um ótimo arranjo, um excelente trabalho de dinâmica e em compasso composto, a guitarra alterna entre timbres limpos e sujos, existindo excelentes riffs e frases, bem como a melodia vocal.
4) Galopera. Outra ótima composição, em compasso ternário, com frases bem características da música pampeana, assim como a harmonia, melodia e ritmo, o que nos remete ao rock é a instrumentação. Mais uma vez o destaque está na voz, sendo bem embalada.
5) Metalúrgico. Considero esta uma das melhores faixas do álbum e é, também, a primeira das duas faixas cover. Esta é uma composição de Gerardo Lagos e Cacho Labandera, sendo gravada, originalmente, pelo próprio Cacho Labandera, em 1986. Com um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica, o destaque está, mais uma vez, na voz e sua melodia e empostação.
6) Pa'l Gordo Julio. Mais uma composição em que a milonga está bem evidente. Talvez a faixa que menos me agrada no álbum, mais "suave", mas com um bom embalo, o destaque está no arranjo de violão.
7) Aquel Que Traicionó. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, em compasso composto, com uma pegada bem heavy metal, principalmente devido à progressão harmônica, timbre e riffs de guitarra. Talvez a segunda faixa mais pesada do álbum.
8) Cantor De La Calle. Outra composição em que a milonga está bem evidente. Com um bom arranjo, um bom trabalho de dinâmica, aqui a guitarra alterna entre timbres limpos e sujos, com uma ótima melodia, sendo este o destaque.
9) Sur. Uma boa composição, com um excelente arranjo, muito bem trabalhado, que lembra, algumas vezes, Rush. Possui excelentes riffs de guitarra e um bom embalo. Me agrada mais as partes sem voz, pois o arranjo é muito bem pensado.
10) La Niña Y El Balero. Outra faixa em que a milonga está bem evidente, possuindo, esta, um excelente arranjo. Não possuindo muita distorção, o destaque está na progressão harmônica e no refrão e sua melodia vocal, embora o arranjo, principalmente rítmico, mereça atenção.
11) Guitarrita Oscura. Esta é uma composição com um excelente clima, bem pesado, sendo esta a faixa mais pesada do álbum, com excelentes riffs de guitarra, os quais são, justamente, o destaque. Não muito veloz, mas com um bom embalo, os timbres e intenções sempre bem heavy metal, mais uma vez.
12) Fuente De Rastrojos. Outra boa composição, bem embalada, com um bom arranjo, ótimos riffs de guitarra, assim como o timbre, a intenção é, mais uma vez, bem heavy metal, sendo o destaque a empostação vocal.
13) A Don José. O álbum finaliza com a outra faixa cover. Esta é uma composição de Ruben Lena, em 1961, a qual ele compôs para um professor de música da escola a qual trabalhava para que este a usasse com os alunos nas aulas, já que é uma composição em homenagem a José Artigas. Embora seja uma composição de 1961, ela foi registrada apenas em 1964, sendo gravada, pela primeira vez, em 1965, tendo a sua versão mais popular representada pelo grupo Los Olimareños. Em 2003 ela se tornou um patrimônio cultural do país, já que a canção é praticada em todas as escolas, sendo ela cantada pelos alunos todos os anos, em especial no dia 9 de Julho, data de nascimento de José Artigas. Esta é a primeira versão rock da composição, e ficou uma boa versão, embora sem nada de especial, apesar do bom embalo, sendo o destaque, mais uma vez, a voz.
Ouça o álbum e conheça o baú de ferro!

Nenhum comentário :

Postar um comentário