quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Patareni - There Can Be Only One (1996)

GÊNERO: Grindcore
ORIGEM: Croácia (Zagreb / Zagreb)
FORMAÇÃO:
Has (Vocal)
Hado (Guitarra, baixo)
Jago - Hrvoje Jagarinec (Baixo)
Poda - Dejan Podobnik (Bateria)
Vuksa (Bateria)
Pero (Bateria)
.
Este é o décimo primeiro split lançado pelo grupo, após um álbum de estúdio, através do selo Havin' A Spazz. Este é um split com o grupo italiano Cripple Bastards, porém aqui comento apenas as faixas do grupo croata. Na verdade este é um relançamento do split lançado pelos dois grupos, em 1994, porém com 3 faixas a mais. Embora tenha sido lançado em 1996, as gravações datam do período entre 1989 e 1993, com 3 gravações diferentes, daí a mudança na formação, existindo uma formação para cada uma das 3 gravações. O grupo é um dos principais nomes do grindcore, sendo um dos pioneiros do gênero. Com vocal gutural, sempre bem grave, mas sem a utilização de efeitos, com a maioria das faixas bem velozes, sempre bem embaladas, mas possuindo influências do punk rock, também. Um quarto das faixas são apenas "vinhetas", sem instrumental, apenas falas, existindo uma faixa cover. Gastei este LP quando morei em Montenegro, o Mandelinha, camarada meu, havia me emprestado o LP (de 10''), então tive a oportunidade de apreciá-lo bastante naquele período entre 2005 e 2006!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro. O split inicia com uma introdução, a qual nada mais é do que uma apresentação do grupo em uma emissora de rádio, enquanto, no fundo toca alguma banda parecida com Green Day.
2) Last Caress. Esta é a faixa cover existente no álbum, uma composição de Glenn Danzig, gravada, originalmente, pelo grupo Misfits, em 1980. É uma versão bem fiel à original, sendo o instrumental extremamente semelhante, estando a diferença no vocal. Uma faixa punk rock, diferente das demais faixas do split.
3) Murder / Money Is Not Dread. Considero esta a melhor faixa do split, extremamente veloz, com muita energia, um excelente embalo, vocal gutural, além de um bom arranjo, embora com nada de especial.
4) Ich Gehe Zur Schule. Esta é uma faixa com muita pouca duração e é um ska punk com vocal gutural! Quase uma vinheta, devido à sua duração, ela possui um vocal bem sing-a-long. Considero uma boa composição.
5) Bomba. Outra faixa de pouca duração, mas com um ótimo arranjo, bem pensado e trabalhado, sendo o destaque o arranjo de guitarra e suas frases na introdução, possuindo uma introdução mais cadenciada, enquanto a outra parte já fica bastante veloz, existindo trocas rápidas de acorde quando da ausência da voz. Outra faixa muito boa. Esta é a última faixa com as gravações datando de 16 17 de Abril de 1990, contando com o Poda na bateria nesta formação.
6) Fuck Y.O.U.. Aqui começam as gravações de 12 de Dezembro de 1989, as quais contam com Vuksa tocando bateria. Considero esta uma das melhores faixas do split, possuindo dois momentos bem distintos: a introdução e a parte a qual contém a voz, a primeira mais cadenciada e a última bem veloz e embalada. Também possuindo pouca duração.
7) Kill... '85. Outra faixa muito boa, de pouca duração, extremamente veloz, porém possuindo um trecho mais cadenciado, na metade, sendo este, justamente, o destaque da composição, uma parte que lembra bastante alguma banda de skate punk californiana dos anos 80!
8) Disgrace To The Corpse. A última música gravada em 1989, também é bem veloz e possui pouca duração, lembrando, um pouco, alguma música do Vulcano, no álbum Bloody Vengeance. Embalada e veloz, ela possui trocas rápidas de acorde.
9) Outro. Esta é a última faixa do split de 1994, sendo apenas a fala de uma mulher, não possuindo música.
10) Intro / System Shit. Aqui começam as faixas que foram gravadas em 17 de Abril de 1990, um dia após as gravações das primeiras faixas, mantendo a mesma formação destas faixas. Considero esta uma das melhores faixas do split, a qual inicia com uma criança cantando como introdução, possuindo bastante velocidade e embalo, além de uma boa progressão harmônica, existindo, inclusive, um solo de guitarra.
11) Intro / Pataren. Outra faixa que inicia com uma introdução com uma criança falando, porém, quando surge o instrumental, este inicia com uma boa introdução, mais cadenciada, mas, ao surgir a voz, a composição fica extremamente veloz, com trocas (muito) rápidas de acorde. A faixa mais grindcore de todo split.
12) Gimme Your Cunt Tonight. Esta é a única música gravada em 19 de Agosto de 1993, e é, também, a única faixa que conta com Jago na formação, tocando baixo, enquanto que o baterista da vez é o Pero. Esta é a faixa que menos me agrada em todo split, a balada do álbum, possuindo dois timbres de voz diferentes, um com a voz "limpa" e o outro gutural, com as faixas anteriores. Lembra, um pouco a música Sabine Sabine Sabine, do grupo Trio, possuindo um solo de guitarra.
13) Fajrunt / Sloboda Govora Za Nijeme. O split finaliza com uma mulher discursando a um público. Também sem instrumentos.
Ouça o split e saiba porque só pode haver um!

Nenhum comentário :

Postar um comentário