domingo, 3 de julho de 2022

SM-70 - Über Dem Jenseits (1987)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: Alemanha (Berlin / Berlin)
FORMAÇÃO:
Lars (Vocal)
Thorsten (Guitarra)
Jens Walter (Baixo)
Carsten Kissler (Bateria)
.
Este é o primeiro EP lançado, após um álbum de estúdio, através do selo Lanzelot, e foi gravado no estúdio Tonstudio. É um bom EP, veloz e embalado, que, apesar de eu ter classificado como hc old school, possui fortes influências do d-beat, além de pitadas de grindcore. As composições são pouco trabalhadas, muitas vezes soando "bagunçadas", com o arranjo de cordas bem ao estilo das bandas de hardcore dos EUA dos anos 80, os arranjos de bateria bem velozes, quase um grindcore, enquanto o vocal lembra as bandas escandinavas de hardcore dos anos 80, além de se assemelhar com o som feiro aqui no Brasil, também. Posso dizer que é uma mescla de bandas como Cryptic Slaughter e Rövsvett, além de possuir pitadas de Void e Negative FX, podendo encontrar semelhança com bandas brasileiras como Auschwitz ou Stühlzapfchen Von "N". Destaque para a velocidade, em especial devido aos arranjos de bateria, embora a energia na voz também mereça atenção, sendo o arranjo de cordas o ponto negativo, pouco trabalhado e, algumas vezes, "fora do lugar". O curioso é que este é o último trabalho de Thorsten com o grupo, já que pouco tempo depois da gravação deste EP, ainda antes de seu lançamento, o guitarrista veio a falecer, um suicídio, tanto que a contracapa do EP homenageia o integrante, que participou das gravações mas não esteve presente em seu lançamento. Um bom EP, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Blitzkrieg. O EP já inicia dando mostras do que está por vir! Bastante velocidade e energia, além de um bom embalo, com muita energia, trocas rápidas de acorde, sendo o destaque a parte A e sua progressão harmônica, bem simples.
2) Landskron. Considero esta uma das melhores faixas do EP, bastante veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, porém, possui um trecho mais cadenciado e intimista, que lembra alguma banda de jazz core. Sempre com muita energia. Destaque para a parte B.
3) Lächerlich. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, com uma introdução bem minimalista e marcada com tambores e voz, possuindo um clima, um pouco, intimista. Logo já surge a velocidade e embalo, sempre com muita energia, embora ainda alternando com momentos mais cadenciados.
4) Frag Mich Nicht. Outra faixa que mantém o padrão do EP, com bastante velocidade e embalo, além de muita energia e trocas rápidas de acorde. Arranjo bem típico do hardcore old school, duas partes, sem pontes nem introdução.
5) Anne Anal. Outra faixa com as características padrão do EP: velocidade, embalo, energia e trocas rápidas de acorde. Destaque para o refrão, bem sing-a-long e seus acentos marcados pelos pratos da bateria.
6) Feuersturm. Mais uma faixa que mantém as características padrão do EP, embora possua um trecho mais cadenciado, com um arranjo de bateria envolvendo apenas tambores, com uma ideia mais tribal.
7) Verdunkeln. Mais uma faixa que mantém as características do EP. Uma ótima composição, com uma boa intenção e eventuais pausas no arranjo que ajudam a elevar a qualidade. No mais, ela se mantém veloz e embalada, com muita energia e trocas rápidas de acorde.
8) Arbeiter. O EP finaliza com a faixa que considero a melhor. Bastante embalada e veloz, mantendo  as características padrão do EP, porém com o arranjo vocal possuindo uma ideia melódica maior, a qual acompanha a progressão harmônica, o destaque, na minha opinião, além de existir um bom arranjo.
Ouça o EP além do além!

Nenhum comentário :

Postar um comentário