domingo, 24 de julho de 2022

Sorto - 1984-1986 (1992)

GÊNERO: D-Beat
ORIGEM: Finlândia (Tornio / Lapland)
FORMAÇÃO:
Pete (Vocal, guitarra)
Lote (Baixo)
Altse Alatalo (Bateria)
.
Esta é a primeira coletânea, e segundo trabalho, lançada pelo grupo, através do selo Ecocentric, e as faixas foram gravadas no estúdio JK. Nesta coletânea estão presentes as faixas de seu único trabalho "oficial", o EP Aina Valmiina, e faixas demo, gravadas 2 anos antes. É uma excelente coletânea, com as duas fases bem distintas, mas que mantêm as características do estilo na região escandinava, se assemelhando com bandas como Terveet Kädet. As composições são velozes e embaladas, com raras exceções, executadas, sempre, com muita energia, arranjos simples, algumas vezes, mal executados, fora de sincronia entre eles, ou fora de compasso ou andamento, mas com intenções bem explícitas. As faixas gravadas em 1986 possuem pouca duração, enquanto as gravadas em 1984 possuem duração maior, um detalhe que distingue bem as duas fases do grupo. A coletânea foi relançada, em 2003, através do selo Power It Up, recebendo algumas versões com a arte da capa diferente. O grupo durou pouco tempo, menos de 5 anos, sendo estes os únicos registros do grupo na época. Vale a pena conferir, paulada, caos e velocidade na orelha!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Maalaa Talo. A coletânea inicia com uma das faixas que considero das melhores, sendo a única faixa que possui solo de guitarra. Bastante veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, muita energia, tudo em poucos segundos.
2) Syntipukki. Esta faixa inicia mais cadenciada, porém, na parte A, a velocidade e embalo surgem, mantendo a mesma progressão harmônica da introdução.
3) Systeemi. Uma boa composição, com destaque para as pontes e suas frases de guitarra e bateria executadas em sincronia. Mais uma vez, muita velocidade e embalo, além de muita energia.
4) Aina Valmiina. Mais uma faixa que mantém as características padrão das faixas até então: velocidade, embalo, trocas rápidas de acorde, muita energia, em pouco tempo de duração.
5) Häppy End. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um refrão simples, mas sing-a-long, a faixa mantém as características padrão das faixas anteriores.
6) Vapaa Maa (II). Uma das faixas que menos me agradam, embora não seja ruim, porém soa muito "bagunçado", no mais, mantém as características das faixas anteriores, sendo esta a última faixa presente no EP.
7) Piäsky Ja Känä. Esta é a primeira das faixas demo, e é, também, uma das faixas que considero das melhores da coletânea. Bastante veloz e embalada, possuindo bons acentos quando das eventuais pausas da bateria, sendo o destaque, na minha opinião, o embalo que a cadência harmônica da parte A transmite.
8) Eläinten Tuska. Outra faixa que possui acentos nas trocas de acorde, possuindo um bom riff de guitarra na introdução. A partir da parte A, surge o embalo e velocidade, sempre com muita energia.
9) Tuskaa. O destaque desta composição, na minha opinião, está na progressão harmônica da parte A, embora o refrão também mereça atenção. No mais, mantém as características das faixas anteriores da demo: velocidade, embalo e energia.
10) Me Ihmeelliset Suomalaiset. Mais uma faixa com as características padrão das faixas demo, sendo o destaque, o refrão, bem sing-a-long, e sua progressão harmônica, talvez o melhor momento de toda a coletânea.
11) Tulen Hulluksi. Iniciando com o baixo, sempre com muita distorção, em seguida surgem acentos dos demais instrumentos, para logo em seguida surgir a velocidade, embalo e energia, existindo um ótimo refrão, mais uma vez, bem sing-a-long, o destaque, na minha opinião, ao qual possui uma ótima progressão harmônica.
12) Surmattu Unelma. A coletânea finaliza com a faixa que considero a melhor, também a faixa menos veloz, ao menos em sua parte A, a qual se assemelha à música Blind Ambition, do grupo galês Partisans. Já a parte B é bastante veloz e embalada, mantendo as mesmas características das demais faixas, com destaque para a progressão harmônica.
Ouça a coletânea como se fosse 1984-1986!

Nenhum comentário :

Postar um comentário