domingo, 17 de julho de 2022

Solstício - Fúria Sangue Fogo (1999)

GÊNERO: Rap Core
ORIGEM: Brasil (Cabo Frio / Rio De Janeiro)
FORMAÇÃO:
Marcelo (Vocal)
Daniel (Guitarra)
Davi (Guitarra)
Rafael (Baixo)
Thiago (Bateria)
.
Esta é a primeira demo, e primeiro trabalho, lançada pelo grupo, de maneira independente. É uma ótima demo, recheada de grooves e riffs, sempre com muito peso, existindo muita influência do hardcore, além de existir eventuais trechos mais velozes e embalados. Sem sombra de dúvidas, o destaque, na minha opinião, está no arranjo rítmico, em todos os sentidos e elementos, desde o instrumental até o vocal, priorizando, também, este elemento em momentos em sincronia entre todos, além de possuir pausas e eventuais trechos mais "espectrais", sempre com um bom trabalho de dinâmica e ótimas intenções. O ponto fraco da demo, na minha opinião, está na mixagem da voz, a qual deveria, ao meu entender, estar mais à frente, mais destacada, com uma "limpeza" melhor em relação ao timbre. Falando na voz, os arranjos vocais lembram muito algum MC de rap, porém existe, sempre, muita energia na expressão, o que acaba se assemelhando mais ao hardcore. Podemos dizer que é um vocal de rap com expressão de hardcore! Uma ótima demo, reforçando, mais uma vez, este gênero que foi muito expressivo no underground brasileiro no final dos anos 90, seja a região / estado / cidade que for. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intolerância. A demo já inicia com uma paulada na orelha! Mostrando o que virá a seguir em seu aspecto mais pesado! Com muita distorção, velocidade, e um vocal com divisões rítmicas curtas, na parte A, o refrão já é mais cadenciado e com muito groove.
2) Viva A Democracia. Esta faixa já se mantém toda repleta de grooves e riifs, possuindo frequentes pausas dos instrumentos de corda no arranjo da parte A, sendo, a voz, bem ao estilo rap. Destaque para o riff da ponte, em especial ao harmônico artificial da guitarra.
3) Solstício. Uma ótima composição, com muito peso e groove, bem hardcore em sua introdução, existindo um ótimo riff, constante, da guitarra, na parte A. O vocal, mais uma vez, tem as características do rap. O solo de guitarra merece atenção.
4) Prossiga. Considero esta uma das melhores faixas da demo. A composição que permanece por mais tempo com uma intenção veloz e embalada, embora possua seu momento mais cadenciado, sempre com muito groove, existindo eventuais contracantos que também merecem atenção.
5) Padrões / Preconceitos. Considero esta a melhor faixa da demo, com muito groove, um excelente riff, além de uma ótima intenção. Destaque para a ponte e a parte final, a qual é bem veloz e embalada. O vocal possui as características do rap.
6) Fúria Sangue Fogo. A demo finaliza com a faixa que dá nome à ela, a qual é, também, a faixa que menos me agrada, embora seja uma boa composição. Mantendo as características padrão da demo: grooves e riffs somados ao arranjo vocal bem ao estilo rap, ela não tem nada que desagrade, apenas não empolga da mesma maneira que as faixas anteriores, talvez por possuir um arranjo mais simples... talvez...
Ouça a demo com fúria, sangue e fogo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário