quinta-feira, 21 de julho de 2022

Sore Throat - Death To Capitalist Hardcore (1988)

GÊNERO: Grindcore
ORIGEM: Inglaterra (Huddersfield - West Yorkshire / Yorkshire And The Humber)
FORMAÇÃO:
Rawhead Rex - Richard Walker (Vocal)
Rancid Trout Hendrix - Brian Talbot (Guitarra)
Howard The Purpose - John Pickering (Baixo)
Bilbo Baggins - Nick Royles (Bateria)
.
Este é o primeiro EP lançado, após uma demo, pelo grupo, através do selo Acid Rain, e foi gravado no estúdio Lion. É um ótimo EP, lembra muito o álbum Scum, do Napalm Death, lançado, mais ou menos, na mesma época, este é um grupo considerado pioneiro do chamado noisecore, um gênero que preza pelo "anti-música", ao qual tentam fugir de padrões composicionais. Muitas faixas, todas com pequena duração, muitas delas com menos de 10 segundos, e poucas que ultrapassam 1 minuto de duração, mas nenhuma chega aos 2 minutos! As composições são, em sua grande maioria, extremamente velozes e embaladas, porém, existem eventuais faixas mais cadenciadas. Muitas das faixas são apenas vinhetas de poucos segundos. É um grindcore, mas possui pitadas de d-beat e crossover, deixando evidente as influências dos gêneros. O álbum possui uma faixa cover, além de contar com a participação de Russel Chud tocando piano. O curioso é que o grupo não ensaiou as músicas, sendo algo todo improvisado, com composições feitas no mesmo dia da gravação. Outro detalhe curioso é que o kit da bateria estava montado um andar abaixo dos demais instrumentos, e o contato visual, fundamental no estilo de prática do grupo, se tornou inviável, tendo que os integrantes se comunicarem através de gritos nos microfones! Segundo Bilbo, ele considera o EP horrível, desafinado e fora do andamento, além do fato de que ele estava há muito tempo sem tocar bateria! De qualquer forma, é um EP extremamente importante para o gênero, talvez o trabalho mais respeitado do grupo, que possui a arte da capa por conta de Clown. Um EP que vale a pena conferir, sendo indispensável para os amantes do gênero!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Intro (Rapists Die). O EP inicia com uma faixa que é uma introdução falada e uma vinheta.
2) War System. Esta é a faixa cover do EP, originalmente composta e gravada pelo grupo sueco Shitlickers, em 1982, e é uma das faixas que considero das melhores. Menos grindcore e mais d-beat, ela possui trocas rápidas de acorde, ritmo sincopado nos instrumentos de corda, bastante embalo e velocidade.
3) D.T.C.H.C.. Esta é outra faixa que considero das melhores, com destaque para a introdução e seu riff de guitarra. Veloz e embalada.
4) Sacrilege (To The Scene). Mais uma faixa veloz e embalada, com blast beat e monocórdica.
5) Vac Head. Outra faixa que é apenas uma vinheta.
6) Pesticide Death. Pouco mais que uma vinheta, mas mantendo o padrão.
7) Process Of Elimination. Possui as mesmas características da faixa anterior.
8) Trenchfoot. Mais uma vinheta.
9) S.S.A. Pt. 2. Outra vinheta.
10) Satan's Radish. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP. Mais cadenciada e menos veloz, é uma composição bem minimalista, com uma cadência harmônica que se mantém.
11) Fungacidal Tendencies. Outra vinheta.
12) R.O.T.. Mais uma vinheta.
13) Only The Dead. Pouco maior que uma vinheta, mas com as mesmas características.
14) Bomb The Whitehouse. Uma faixa bem veloz e embalada, com blast beat e um pouco mais de duração.
15) Enviromental Suicide. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, com uma introdução mais cadenciada e arrastada, depois surge a velocidade e embalo padrão do EP.
16) Broken Brains. Outra faixa que considero das melhores do EP, em especial devido à sua introdução, após ela finaliza como uma vinheta.
17) D.Y.W.R.. Um pouco maior que uma vinheta, mas possuindo uma ponte, mantém as mesmas características padrão do EP.
18) Devoid Of Compassion. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, veloz e embalada, trocas rápidas de acorde, com influências do d-beat.
19) Go Home. Outra vinheta.
20) Attack Of The English Gumby Punks. Um pouco maior que uma vinheta, mas com as mesmas características.
21) D.F.W.H.. Mais uma vinheta.
22) Wehr-Crap. Outra faixa que considero das melhores do EP, veloz e embalada, com uma introdução do baixo, ela possui influências do d-beat.
23) I.S.R.. Um pouco maior que uma vinheta, mas com as mesmas características.
24) Bloody Hardcore. Outra vinheta.
25) Virus. Mais uma vinheta.
26) Disappearing Mark. Outra vinheta.
27) No Room To Talk. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, a qual mantém as características padrão do mesmo, existindo uma ponte, executada pelo baixo.
28) Stagedive (Wictim Of A). Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, com influências fortes de d-beat, esta lembra muito com Anti Cimex ou Crude SS, veloz e embalada.
29) I.C.I. Fuck Off And Die. Esta é a faixa que considero a melhor do EP, mais cadenciada, com um riff bem crossover, o interessante são os acentos antecipados do tempo forte pela bateria.
30) Thrash Against Fascism. Pouco maior que uma vinheta, mas com as mesmas características.
31) Backflip Splat. Maior duração e com as mesmas características padrão do EP.
32) Yo Barman!. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP. Mais cadenciada e com uma boa progressão harmônica, a qual considero o destaque da composição.
33) Social Genocide. Outra vinheta.
34) D.R.I. (E.M.I.). Um vinheta influenciada, como o nome sugere, pelo grupo D.R.I..
35) Born Again Christian. Mais uma vinheta, a qual possui a introdução maior que a composição!
36) Utterly Tuneless. Uma composição a qual vai acelerando o andamento gradativamente, mas, com certeza, a faixa mais "bagunçada" do EP, a qual os integrantes fazem coisas aleatórias com seus instrumentos.
37) M.F.N. (Music For Nobheads). Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, sendo mais cadenciada, além de possuir uma boa progressão harmônica.
38) Lynch The Cops. Outra faixa que mantém as mesmas características padrão, existindo uma pausa bem interessante.
39) Scream Bloody Trout. Mais uma vinheta.
40) Life. Outra faixa que considero das melhores do EP, esta é, na verdade, outra vinheta, porém possui uma introdução com o baixo a qual considero sensacional.
41) Join The Army. Mais uma vinheta.
42) The Ballad Of Billy Milano. Esta é outra faixa que considero das melhores do EP, a qual possui variações de cadência, entre o blast beat e algo como o d-beat, sempre mantendo as características padrão.
43) Passage Of Time. O EP finaliza com uma faixa que é apenas o som de uma serra elétrica e gritos.
Ouça o EP e declare morte ao hardcore capitalista!

Nenhum comentário :

Postar um comentário