domingo, 31 de julho de 2022

Spermbirds - Common Thread (1990)

GÊNERO: Skate Punk
ORIGEM: Alemanha (Kaiserslautern / Rheinland Pfalz)
FORMAÇÃO:
Lee Hollis (Vocal)
Frank Rahm (Guitarra)
Roger Ingenthron (Guitarra)
Markus Weilemann (Baixo)
Beppo - Matthias Götte (Bateria)
.
Este é o terceiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo X-Mist e foi gravado no estúdio Vielkland. É um excelente álbum, com a cara dos álbuns lançados na virada das décadas de 80 para 90, ao qual, embora eu tenha classificado como skate punk, possui influências de funk metal e crossover. As faixas, em sua maioria, são embaladas, algumas possuindo certa velocidade, porém, existem frequentes momentos em que o groove está em evidência, além de possuir bons arranjos, com eventuais frases, muitas delas em sincronia entre os instrumentos, e variações de compasso, com destaque para os arranjos de guitarra. O álbum soa como uma mistura de Gang Green com seus conterrâneos do Jingo De Lunch, podendo-se perceber influências de alguma banda californiana qualquer, da época. O álbum foi lançado na época em que os CD's estavam surgindo, muitos deles possuíam algumas diferenças entre os formatos de CD e LP, e é o que acontece aqui, pois o formato em CD contém 3 faixas a mais em relação ao LP, não sendo consideradas como faixas bônus, embora no relançamento do álbum, em 2006, estas faixas tenham sido reconhecidas como faixas bônus. De qualquer forma, este é um excelente álbum, bem ao estilo das bandas do final dos anos 80 / início dos anos 90, com muita energia e expressão, aliados à bons arranjos. Vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Melt The Ice. O álbum inicia com a faixa mais funk metal do álbum, uma excelente composição, repleta de groove, bons riffs, além de frequentes pausas no arranjo dos instrumentos de cordas, o que faz não possuir muito embalo. Com frequentes contracantos e muita energia, o destaque está no arranjo de guitarra.
2) Open Letter. Esta é uma das faixas que considero das melhores do álbum. Bastante embalada e com um ótimo riff de guitarra, além de certa velocidade, na parte A e refrão, enquanto a ponte já é mais cadenciada, com destaque para a execução do arranjo vocal.
3) Two Feet. Outra ótima composição, mais uma vez com excelentes riffs de guitarra, além de um bom embalo, embora não seja muito veloz. Destaque para o arranjo de guitarra, embora a execução do arranjo vocal também mereça atenção.
4) Stronger. Considero esta a melhor faixa do álbum, com um arranjo bem "maluco", repleto de riffs, existindo eventual variação de compasso (apenas para os instrumentos de corda) na ponte, sendo o destaque a criatividade e intenção, em especial nos arranjos da parte A e ponte.
5) Only A Phase. Mais uma boa composição, esta com uma intenção mais intimista, um ótimo arranjo de guitarra, além de um bom embalo, embora não seja veloz, sendo o destaque o trabalho de dinâmica e arranjo, em especial entre as partes.
6) One Chance. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com um excelente arranjo, muito bem trabalhado e pensado, repleto de riffs e frases, muitas delas executadas em sincronia entre os instrumentos, além de possuir um bom refrão, repleto de contracantos, bem como um bom embalo.
7) With A Gun. Mais uma boa composição, iniciando com uma boa frase de bateria, bem tribal, ao qual intenciona para o groove que surge logo antes da parte A, a qual é bem embalada, possuindo um bom trabalho de dinâmica. Destaque para o arranjo de guitarra, e as eventuais frases e grooves.
8) Common Thread. A faixa que dá nome ao álbum, é uma ótima composição, bem embalada, mas com um arranjo mais simples, sendo o arranjo de guitarra, em evidência, o destaque da composição, em especial devido aos constantes riffs.
9) Truth Of Today. Esta é outra faixa bem funk metal, a qual possui um excelente groove, bem como ótimos riffs de guitarra, os quais são o destaque, na minha opinião, embora o trabalho de dinâmica e arranjo também mereçam atenção. O refrão possui frequentes contracantos.
10) Victim Of Yourself. Esta é a faixa que finaliza a versão em LP, outra ótima composição, com destaque, mais uma vez, para os arranjos de guitarra, possuindo um bom embalo e uma boa execução do arranjo da voz. O refrão possui frequentes contracantos, além de um bom arranjo, bem sing-a-long e distinto da parte A.
11) I Might Kill You. Esta é outra das faixas que considero das melhores do álbum, bem veloz e embalada, na parte A, soando bem crossover, a introdução possui uma excelente progressão harmônica, bem como um ótimo riff de guitarra.
12) Dangers Of Thinking. Esta é outra excelente composição, bem veloz e embalada, possuindo um excelente riff de guitarra na introdução, o destaque, na minha opinião, embora o trabalho de dinâmica, embora sutil, mereça atenção. O refrão é mais cadenciado e possui eventuais contracantos.
13) Hiding. O álbum finaliza com outra excelente composição, a qual, mais uma vez, o destaque está no arranjo de guitarra e seus riffs. Com um bom embalo, embora não muito veloz, ela possui um bom trabalho de dinâmica, bem como um bom arranjo, apesar de nada de especial.
Ouça o álbum e colete o fio comum!

Nenhum comentário :

Postar um comentário