quinta-feira, 14 de julho de 2022

Sociedade Bico De Luz - Doe Rock Ao Emocentro (2008)

GÊNERO: Rock
ORIGEM: Brasil (Guaíba / Rio Grande Do Sul)
FORMAÇÃO:
Igor Almeida (Vocal)
Thomas Nasário (Guitarra)
Djuli Mosena (Guitarra)
Claudio Busatto (Baixo)
Ádamo Ovalhe (Bateria)
.
Este é o primeiro, e único, álbum lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado no estúdio Music Box. É um bom álbum, mas não mais que isso. Canções alegres, com arranjo com pouco peso, bem leve, mas possuindo um bom embalo, boas ideias melódicas, o destaque, na minha opinião, além de arranjos bem pensados, embora não muito elaborados. Embora eu tenha classificado como rock, o álbum possui fortes influências do pop punk, bem como pitadas de indie e grunge. É possível perceber a influência do rock gaúcho nas composições, inclusive pelas temáticas bem peculiares e bairristas, porém, soa mais "moderno" do que o rock gaúcho que marcou uma geração, possuindo toques do rock dos anos 2000, algo que soa uma mistura de emo com alguma banda britânica da época (como Strokes!), mais alguma banda do rock gaúcho, ao estilo Graforréia Xilarmônica ou Cowboys Espirituais, além de um pop punk dos anos 2000! Muitas das composições possuem um apelo bem pop, como se quisessem que entrasse na trilha sonora da Malhação, inclusive devido ao fato de que têm uma intenção sempre bem alegre. Para quem mora / morou ou vive / viveu a região metropolitana do Rio Grande do Sul, encontrará um apelo nostálgico que ajuda a prezar pela qualidade do álbum. Apesar de ser um álbum bem fraco, é um bom álbum, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Centro De Porto Alegre. O álbum inicia com a faixa que considero, sem sombra de dúvidas, a melhor. Uma boa progressão harmônica, além de um bom embalo, possuindo um refrão bem sing-a-long.
2) O Nosso Amor É Rock. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo, também, a faixa de divulgação do álbum, possuindo videoclipe de divulgação. Um clipe com uma produção bem simples, que mostra o grupo tocando com alguns jogos de luz, o destaque do vídeo. Com duas partes distintas, mas que se complementam, esta possui a parte A bem pop punk, enquanto o refrão já soa um rock com pitadas de grunge, sendo, este, bem sing-a-long.
3) A Musa Do T2. Esta é uma balada em compasso composto, que, harmonicamente e intencionalmente, lembra alguma composição dos anos 60, daquelas de baile de formatura de filmes da Sessão Da Tarde! Com certeza esta é uma das faixas que menos me agrada no álbum.
4) Domingo Em Porto Alegre. Mais uma faixa bem "alegre" e pop, com toques bem pop punk, mas com um "ar" do rock gaúcho, possuindo bons arranjos de guitarra, o destaque, na minha opinião, além de existir um refrão bem sing-a-long.
5) É TPM. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, um rock com toques de indie, a qual o destaque, na minha opinião, está no arranjo vocal, tanto devido ao desenho melódico quanto à intenção e divisões rítmicas utilizadas. O refrão possui uma ótima intenção, bem "espectral", merece atenção.
6) Ela Se Acha. Se a faixa anterior era um rock com toques de indie, esta inverte, soa como um indie com influências de rock! Também com uma intenção bem "alegre", o apelo pop está em evidência, mais uma vez. Uma boa composição, mas com nada de especial. Existe um refrão bem sing-a-long.
7) Excursões Pra Expointer. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido ao arranjo das guitarras e seus riffs, o baixo pedal auxilia na intenção das guitarras. Com um bom embalo, ela possui boas frases de guitarra e um refrão bem sing-a-long.
8) Julho. Uma boa composição, também com um apelo pop bem evidente, esta possui influência do filme Escola De Rock em seu refrão, devido aos contracantos. Um rock com o shuffle em seu padrão rítmico, esta é uma boa composição que lembra bem o rock gaúcho de décadas anteriores.
9) Meu Bem. Mais uma faixa com apelo pop em evidência, bem ao estilo bubble gum, esta é um rock / pop / bubble gum, com toques do rock gaúcho, em especial pela sua intenção. Bem embalada e "alegre".
10) Mundo Bom. Esta é uma faixa com a cara do rock gaúcho, lembra com muitas composições do gênero de anos anteriores, em todas as partes. Uma boa composição, em especial para os fãs do rock gaúcho em sua essência.
11) Suplementos Alimentares. Considero esta uma boa faixa, bem pop punk, com uma boa intenção, também bem "alegre", possuindo uma boa progressão harmônica, na parte A, embora simples, além de um bom desenho melódico da voz, bem como um bom arranjo.
12) Eu Tenho Uma Banda Que Quer Ser Strokes. O título da faixa já diz tudo! A faixa que finaliza o álbum é um indie: preto no branco, bem evidente, soando, como o nome já sugere, um plágio de Strokes. Embalada, com as palhetadas sempre para baixo, ela mantém as características do indie britânico dos anos 2000.
Ouça o álbum e doe rock ao emocentro!

Nenhum comentário :

Postar um comentário