quinta-feira, 16 de junho de 2022

Skate Punk Rock - Vol. 4 (2002)

GÊNEROS: Skate Rock / Skate Punk / Punk Rock / Funk Metal / Crossover / Hard Rock
ORIGEM: Brasil (Porto Alegre / Rio Grande Do Sul)
BANDAS: Odd Numbers / Circle Jerks / Screaming Lord Salba & Blue Flames / Wonderful Broken Thing / Kirk And Jerks / Figure Ground / Hemi / Slack Face / Firehose / Eight Dayz / Loopzilla / Sub Society / Potential Threat / Lifeline / Cry / Wheezing Maniac / Plaid Retina / JFA / Boneshavers / McRad
.
Esta é a quarta coletânea que eu fiz apenas com músicas de trilhas de vídeos de skate do final dos anos 80. São trilhas muito nostálgicas para mim, assistia aos vídeos, muitas vezes, só para ouvir o som, realmente marcou uma época da minha vida, e, à medida em que o tempo foi passando, o conhecimento aumentando e a tecnologia evoluindo, aos poucos fui conseguindo algumas músicas, e assim que as conseguia, ia montando as compilações. Esta é a última compilação que montei deste estilo, contém trilhas de vídeos da H-Street, Santa Cruz e Thrasher, e, além da questão nostálgica, são composições que variam, um pouco, o estilo entre elas, algumas mais velozes, outras mais cadenciadas, algumas mais pesadas, outras mais leves, algumas com bom trabalho de dinâmica, outras sem esta preocupação, algumas com mais groove, outras mais "quadradas"... enfim, bastante variação, mas sempre com a ideia que combine com o skate, algo que soe motivador para andar de skate. Vale a pena conferir, principalmente aos adoradores do esporte ou conhecedores dos vídeos do final dos anos 80!
.
FAIXA A FAIXA:
1) ODD NUMBERS - In The World. A coletânea inicia com uma boa faixa, não muito pesada e nem muito veloz, mas com um bom embalo e um bom arranjo, além de um bom desenho melódico da voz, possuindo um bom trabalho de dinâmica.
2) CIRCLE JERKS - Wild In The Streets. Esta é uma das faixas que considero das melhores da coletânea. Um clássico! Bem embalada, com muita energia, um bom trabalho de dinâmica, com destaque para o refrão e o arranjo da bateria com a caixa dobrada, sendo, nesta parte, veloz.
3) ODD NUMBERS - About Time. Outra boa composição, com um bom bom embalo, mas não muito veloz, possuindo um bom arranjo e um bom trabalho de dinâmica, com bons arranjos harmônicos, embora simples, além de um bom desenho melódico da voz.
4) ODD NUMBERS - The Getaway. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um bom embalo e uma intenção mais intimista, a qual é o grande destaque, na minha opinião, em especial devido ao refrão, bem sing-a-long e com um excelente desenho melódico da voz.
5) SCREAMING LORD SALBA & BLUE FLAMES - Wheels Of Fire. Considero esta a melhor faixa da coletânea, com um riff de guitarra simplesmente "matador", um ótimo embalo, com uma excelente intenção, sendo os destaques, na minha opinião, o riff, já mencionado, da guitarra e o refrão, com um ótimo desenho melódico da voz, sendo bem sing-a-long.
6) WONDERFUL BROKEN THING - Roam Around. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, bem embalada, com uma ótima intenção, cânones na melodia vocal da parte A, possuindo um excelente refrão, bem sing-a-long. O interessante é que o grupo utiliza violão, mas não guitarra. Cheguei a trabalhar esta composição com um aluno de violão, em algumas oportunidades.
7) KIRK AND JERKS - One Way To Do It. Mais uma ótima composição, bem embalada, embora não muito veloz, com bons arranjos, em especial da guitarra, com frequentes pequenos riffs, além de um refrão bem sing-a-long e um bom desenho melódico da voz, em especial na parte A.
8) FIGURE GROUND - Intro. Outra excelente composição, bem intimista, com uma intenção bem "espectral", sendo o destaque o arranjo da voz, bem como a intenção da composição, embora os arranjos instrumentais, em especial das cordas, ajudam neste quesito, possuindo um refrão bem sing-a-long, além de um ótimo trabalho de dinâmica, os destaques, na minha opinião.
9) HEMI - Slow Leak. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um excelente riff de guitarra, esta possui a parte A bem pesada, com um bom embalo, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão, com um embalo maior, além de ser bem sing-a-long e com bons contracantos.
10) SLACK FACE - Yo Racist. Esta faixa possui muito groove, sendo um funk / rap / metal / core (?)! A questão é que ela possui muito groove e swing, lembrando muito o início da carreira do Red Hot Chili Peppers.
11) FIREHOSE - Brave Captain. Esta é outra faixa que considero das melhores. Vídeo da Santa Cruz com o Natas Kaupas! Girando no hidrante já no começo! Uma excelente composição, com um ótimo embalo e um refrão além de espetacular, uma excelente intenção, dissonâncias, ótimas frases do baixo, sendo o destaque o refrão, em especial devido ao desenho melódico da voz. Também cheguei a trabalhar ela com um aluno de contrabaixo.
12) ODD NUMBERS - Don't Bother Me. Mais uma boa composição, bem embalada, com um bom desenho melódico da voz e boas intenções, além de bons arranjos, sendo o destaque os acentos em conjunto entre os instrumentos, no refrão.
13) SLACK FACE - Loud And Proud. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Mais uma vez, muito groove e swing, com excelentes frases do baixo, além de uma ótima intenção, esta sim um funk metal, com o wah-wah bem em evidência.
14) EIGHT DAYZ - He Who Beats Up The Children. Uma ótima composição, sem muito peso, mas com um bom embalo, além de um ótimo desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião, embora o arranjo de guitarra mereça atenção.
15) LOOPZILLA - Telephone Betty. Mais uma faixa com um bom groove, embora não muito swing, apesar de existir, com boas frases do baixo, e uma excelente intenção, o destaque, na minha opinião, além de um bom trabalho de dinâmica.
16) ODD NUMBERS - Holiday. Outra boa composição, bem embalada, com um bom desenho melódico da voz, além de uma boa intenção, sendo o destaque o refrão e seu arranjo de bateria com a caixa dobrada, embora o arranjo vocal mereça atenção, possuindo bons contracantos.
17) SUB SOCIETY - Hard Corey. Esta é outra faixa que considero das melhores. Uma faixa instrumental simplesmente sensacional, com um ótimo embalo, riffs de guitarra, acentos bem marcados, pausas... enfim um excelente arranjo com uma ótima intenção, os destaques, na minha opinião.
18) LOOPZILLA - It's Gone. Mais uma excelente composição, com um ótimo arranjo e um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão, bem sing-a-long e com uma ótima intenção, embora o arranjo de guitarra mereça atenção.
19) POTENTIAL THREAT - Self Inflicted Pain. Esta é a faixa mais pesada da coletânea, um crossover, com bastante energia, palhetadas rápidas, com timbres mais pesados, bastante velocidade e um vocal com drive natural. Uma ótima faixa.
20) SUB SOCIETY - Rockstar. Mais uma ótima composição, com um ótimo arranjo, o destaque na minha opinião, possuindo um refrão bem sing-a-long. Boas variações rítmicas, com frases bem criativas.
21) ODD NUMBERS - She Made Me Shake. Mais uma faixa bem embalada, com uma progressão harmônica e intenção mais rock 'n' roll, evidenciado pela frase do baixo, além do refrão, possuindo boas pontes.
22) EIGHT DAYZ - Different Worlds. Outra ótima composição, com um bom embalo, um bom desenho melódico da voz, timbres leves, sem peso, com um ótimo refrão, bem sing-a-long e com um bom desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião, está no arranjo da guitarra.
23) LIFELINE - Nothing To Lose. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, um ótimo embalo, bons riffs de guitarra, além de um bom arranjo e intenção, possuindo as partes bem distintas, em especial devido à variação modal existente.
24) CRY - Twist Of Fate. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com uma excelente intenção, assim como o trabalho de dinâmica e arranjo, sendo o destaque o refrão e seu desenho melódico da voz, simplesmente sensacional!
25) ODD NUMBERS - If I Only Had You. Mais uma faixa bem embalada, com um bom desenho melódico da voz, possuindo bons acentos bem destacados pela bateria, com um refrão que possui um ótimo arranjo, incluindo bons contracantos.
26) WONDERFUL BROKEN THING - Roam Around. Esta é a mesma música que a faixa 6, porém esta é a versão retirada do vídeo, enquanto a faixa 6 é a versão do álbum.
27) WHEEZING MANIAC - Dollar On A Platter. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com uma excelente intenção, boas frases do baixo, possuindo certo groove, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long e com uma excelente progressão harmônica, embora simples.
28) WONDERFUL BROKEN THING - We Don't Touch. Mais uma ótima composição, e, mais uma vez, sem guitarra, mas com violão, possuindo uma excelente intenção, além de um bom embalo e um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão, bem sing-a-long e com uma boa progressão harmônica.
29) PLAID RETINA - Plastic. Esta é uma versão da música Fortunate Son, composta por John Fogerty, e gravada, originalmente, pelo grupo Creedence Clearwater Revival, em 1969. É uma versão bem fiel à original, com variações na letra. Uma ótima composição, outro clássico, com um refrão bem sing-a-long e uma boa progressão harmônica.
30) ODD NUMBERS - It Makes No Difference. Outra boa composição, com uma boa intenção, um arranjo mais intimista, embora não muito, com um bom arranjo de bateria e um bom desenho melódico da voz, com o efeito do tremolo em evidência na guitarra, assim como a ideia do shuffle no padrão rítmico.
31) EIGHT DAYZ - Pick Pocket Man. Mais uma boa composição, bem embalada, com uma excelente frase do baixo, o destaque, na minha opinião, além de um bom arranjo, sem muito peso, e um bom refrão.
32) JFA - My Movie. Outra boa composição, instrumental, com a inclusão de um violão, possuindo variações de cadência entre as partes, aliás, bem distintas, uma mais intimista e outra mais embalada. O destaque está, na minha opinião, justamente, nesta variação de cadência e intenção entre as partes.
33) WHEEZING MANIAC - Don't Come Close. Outra faixa bem embalada, com certa velocidade e certo peso, palhetadas rápidas, bem marcadas, sendo o destaque o refrão, mais "solto" e com intenções rítmicas mais variadas, embora a parte C, com seus constantes riffs de guitarra, mereça atenção.
34) CRY - Alone. Outra ótima composição, mais intimista, com um bom trabalho de dinâmica e um refrão bem sing-a-long, sendo o destaque o desenho melódico da voz e suas expressões, usando muito bem a extensão vocal.
35) KIRK AND JERKS - Gun And A Tear. Uma das cenas mais assistidas por mim de todos os vídeos de skate já lançados! Sal Barbier tomando uma multa e, quando a música inicia, ele entra dando um tail wheelie bem longo! Um excelente riff, o grande destaque da composição, na minha opinião, junto com o refrão, bem sing-a-long e com bons contracantos, embora o desenho melódico da voz, o trabalho de dinâmica e o arranjo de guitarra mereçam atenção.
36) WONDERFUL BROKEN THING - Train. Outra ótima composição, bem intimista, com um ótimo desenho melódico da voz, assim como a intenção. Sem peso, com violão e sem guitarra, o arranjo conta com uma gaita de boca, sendo o destaque o destaque expressão vocais, possuindo um bom refrão, bem sing-a-long.
37) SUB SOCIETY - Society's Dropout. Mais uma boa composição, com um bom embalo e um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, na minha opinião, o refrão com seu arranjo rítmico e riffs de guitarra.
38) KIRK AND JERKS - To Be A Hero. Mais uma ótima composição, soando bem punk rock, com um bom arranjo de guitarra, bons riffs, além de um bom embalo e um bom desenho melódico da voz, assim como a expressão e timbre. Destaque para o arranjo de guitarra.
39) EIGHT DAYZ - What's So Strange About Me?. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um bom embalo, bom arranjo de guitarra, um arranjo interessante da bateria com o bumbo constante, sempre em colcheias, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
40) WONDERFUL BROKEN THING - Train. Esta é a mesma música da faixa 36, porém esta é a versão do álbum, enquanto a faixa 36 é a versão do vídeo.
41) BONESHAVERS - Love Drug. Outra boa composição, com certeza a faixa mais rock / hard da coletânea, com um bom embalo, ótimos riffs de guitarra, além de um bom trabalho de dinâmica, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long e com uma excelente intenção.
42) MCRAD - Weakness. Outra ótima composição, bem minimalista, com um bom arranjo, boa intenção, bom embalo, além de um bom desenho melódico da voz, o destaque, na minha opinião.
43) SUB SOCIETY - A Lot Less. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um excelente riff na parte A, um ótimo desenho melódico da voz, esta composição possui uma versão gravada pelo grupo sueco Millencolin. Não muito veloz, mas com um bom embalo, além de um bom trabalho de dinâmica.
44) JFA - Standin' On The Verge. Mais uma faixa que considero das melhores da coletânea. Quase um jazz core, embora também soe como um funk, possuindo excelentes frases e riffs, além de um bom groove, marcado, principalmente, pela frase do baixo, além de possuir um ótimo arranjo.
45) ODD NUMBERS - Little Kings And Queens. A coletânea finaliza com outra boa composição, com um ótimo riff de guitarra na introdução, possuindo um bom desenho melódico da voz, além de um bom arranjo, bem pensado, com frequentes pausas e acentos marcados pelos instrumentos.
Ouça a coletânea além do volume 4!

Nenhum comentário :

Postar um comentário