domingo, 5 de junho de 2022

Sick Of It All - Live In A Dive (2002)

GÊNERO: Hardcore
ORIGEM: EUA (Nova York / Nova York)
FORMAÇÃO:
Lou Koller (Vocal)
Pete Koller (Guitarra)
Craig Setari (Baixo)
Armand Majidi (Bateria)
.
Este é o segundo álbum ao vivo lançado pelo grupo, após 6 álbuns de estúdio, através do selo Fat Wreck Chords, e foi gravado no Bottom Of The Hill. É um excelente álbum, que resgata composições de todos os 6 álbuns que o grupo houvera lançado, mesclando o repertório com faixas mais velozes e outras mais cadenciadas, sendo algumas bem embaladas e outras nem tanto, estas, sempre com muito groove e peso, características das bandas do gênero de Nova York. É um hardcore, porém existe influências de hardcore old school, até porque os primórdios da carreira do grupo soavam desta forma. O grupo dispensa comentários, um dos ícones do hardcore, precursores do gênero e referência para inúmeras bandas que vieram a surgir anos depois. O álbum registra de maneira fiel a energia do grupo nas apresentações ao vivo, sempre com muita expressão, peso e, claro, como já dito, energia. As músicas possuem bons arranjos, embora nada muito elaborado, sendo os arranjos rítmicos, das faixas mais cadenciadas, os momentos mais bem trabalhados, com bons riffs e frases de todos os instrumentos. O timbre de voz de Lou é inconfundível, sempre com bastante drive natural e muita energia, chegando, em eventuais momentos, desafinar devido ao excesso de energia. O álbum possui duas versões: uma em CD e outra em LP, a versão em LP possui uma faixa a mais, enquanto a versão em CD possui uma faixa com vídeos do grupo. Um ótimo álbum, de um clássico do hardcore, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Good Lookin' Out. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, bastante veloz e embalada, além de muita energia, já mostrando o petardo que virá em seguida! Um excelente refrão, bem sing-a-long e com ótimos contracantos. Destaque para o embalo, velocidade e contracantos.
2) Call To Arms. Outra boa faixa, também bem embalada, embora já mais lenta, soando mais como um street punk, mas sem perder a energia característica das composições. Mais "dançante" e menos "paulada", esta é uma boa composição.
3) Blown Away. Esta é a primeira faixa do álbum mais cadenciada, com muito groove e menos embalo, embora possua seu momento mais embalado, no refrão. Destaque para os arranjos rítmicos e os riffs de guitarra.
4) Built To Last. Outra excelente composição, bem embalada, mas não das mais velozes, possuindo eventuais contracantos, além de um ótimo refrão, que possui um bom arranjo, em especial devido à bateria.
5) Just Look Around. Outra faixa mais cadenciada e com muito groove, possuindo uma excelente frase do baixo, além de um ótimo arranjo. Não muito veloz, bastante groove, mas mantendo um certo embalo, além de um bom refrão, com bons contracantos, sendo o destaque o arranjo rítmico e os riffs de guitarra.
6) Let Go. Mais uma ótima composição, bem embalada e veloz, com uma boa progressão harmônica, um arranjo simples, mas interessante, existindo uma trecho mais cadenciado, com uma boa frase de bateria, além de eventuais pausas de pequena duração.
7) Us Vs. Them. Uma boa composição, com um refrão e coros bem sing-a-long, esta é outra composição menos veloz, embora, ainda assim, com um bom embalo, possuindo influências do street punk, mais uma vez. Destaque para o refrão e os contracantos.
8) The Bland Within. Uma ótima composição, com um excelente riff, o destaque da composição, na minha opinião, possuindo menos velocidade e embalo e muito groove, embora exista, no final, um trecho bem veloz e embalado.
9) Disco Sucks Fuck Everything. Uma ótima composição, bem embalada, embora não muito veloz, com um excelente progressão harmônica, o destaque, na minha opinião, além de bons riffs de guitarra, possuindo um refrão com uma variação de cadência em relação à parte A.
10) Injustice System. Considero esta a melhor faixa do álbum. Sou um grande fã desta composição, bem veloz e embalada, além de muita energia e uma ótima progressão harmônica. Destaque para a progressão harmônica da parte A e a frase de bateria no refrão.
11) Potential For A Fall. Mais uma faixa menos veloz e embalada, mas com muito groove, possuindo um bom trabalho de dinâmica, o grande destaque, na minha opinião, além de uma boa frase do baixo, bem como bons riffs de guitarra.
12) Scratch The Surface. Outra excelente composição, com muito peso e groove em detrimento do embalo e velocidade, embora exista um trecho mais embalado, possuindo um excelente riff no refrão, bem sing-a-long, sendo este o destaque juntamente com a frase da bateria na parte A.
13) America. Mais uma boa composição, bem embalada, com certa velocidade, possuindo uma progressão harmônica mais "suave" em relação à maioria das composições do grupo, existindo uma boa frase, em sincronia, entre os instrumentos e a voz, na parte A.
14) Straight Ahead. Considero esta faixa uma das melhores do álbum, bem embalada e veloz, possuindo uma excelente progressão harmônica, em especial na introdução e refrão, sendo estes os grandes destaques, na minha opinião.
15) Rat Pack. Outra faixa que considero das melhores do álbum, bastante veloz e embalada, com acentos bem marcados, além de frequentes contracantos bem sing-a-long. O curioso é que esta faixa quem canta é uma pessoa do público ao qual aceitou o convite de Lou para cantá-la! E o cara mandou muito bem, estando de parabéns pela (pequena) performance!
16) Sanctuary. Mais uma ótima composição, bem veloz e embalada, com uma intenção e progressão harmônica que lembra alguma composição de hardcore melódico, embora o arranjo vocal não deixo isto transparecer, possuindo um refrão mais "pop", o ponto fraco da composição, na minha opinião.
17) My Life. Outra faixa que considero das melhores do álbum, um clássico do grupo, bem hardcore old school, veloz e embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long e mais cadenciado.
18) Busted. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum. Bastante veloz e embalada, embora possua seu momento mais cadenciado. O curioso é que o vocal desta faixa, quem executa, é o baixista Craig.
19) Maladjusted. Outra ótima composição, com bastante groove e menos embalo e velocidade, possuindo uma boa frase do baixo, além de um excelente arranjo rítmico, o grande destaque, na minha opinião, e um refrão bem sing-a-long.
20) Goatless. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, bem embalada e veloz, com bons contracantos, assim como a progressão harmônica, com trocas rápidas de acorde, possuindo um bom arranjo no refrão, além de eventuais pausas de pequena duração.
21) Friends Like You. Outro grande clássico do grupo, esta é um hardcore old school escrito! Sem muita velocidade, mas com um bom embalo e uma boa progressão harmônica, na parte A, o destaque, na minha opinião, está no refrão, com seus contracantos bem sing-long e a frase da bateria.
22) Clobberin' Time. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Uma faixa instrumental, mas com uma excelente progressão harmônica e um ótimo arranjo que acaba trabalhando bem as intenções e, por conseqüência, a dinâmica, encaminhando o arranjo do mais cadenciado para o mais veloz.
23) Step Down. Esta é a faixa que finaliza a versão em CD, outro grande clássico do grupo, bem embalado, embora pouco veloz, possuindo uma boa progressão harmônica, sendo o destaque, na minha opinião, os contracantos, mais uma vez, bem sing-a-long.
24) Bullshit Justice. Esta é a faixa que está presente apenas na versão em LP. Uma excelente composição, outro clássico do início da carreira do grupo, bastante veloz e embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long e com um bom arranjo, sendo as frases, no momento dos contracantos, executadas em sincronia entre os instrumentos e a voz.
Ouça o álbum e viva em um mergulho!

Nenhum comentário :

Postar um comentário