sábado, 28 de agosto de 2021

Nueva Etica - Momento De La Verdad (1999)

GÊNERO: Hardcore
ORIGEM: Argentina (Buenos Aires / Distrito Federal)
FORMAÇÃO:
Betoxxx (Vocal)
Manolo Jofré (Vocal)
PungaEdge (Vocal)
Javier Casas (Guitarra)
Javier Suárez (Baixo)
Koki - Emilio Ponti (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Firme Y Alerta. Primeiramente o álbum foi lançado apenas em formato de fita K7, tendo sido relançado, em 2008, em formato de CD através do selo Vegan. O curioso é que as versões possuem capas diferentes. É um excelente álbum, que exala energia desde o primeiro acorde da guitarra, mas, em especial, pelas expressões vocais. Mais uma banda emergente da (forte) cena hardcore de Buenos Aires que, embora tenha surgido no final do ápice do movimento, conta com membros de outras bandas que ajudaram a consolidar a cena na cidade. Como todas as bandas da cena hardcore da capital argentina, o som se assemelha ao estilo do hardcore nova iorquino, com semelhanças com bandas como Sick Of It All ou Cro Mags, ficando na tangente com o power violence. As composições se alternam em trechos velozes e mais cadenciados, existindo um bom arranjo rítmico, com frequentes variações de cadência, bem como frases e riffs com muito groove. Se não tem groove, tem embalo e velocidade, sempre com os vocais muito expressivos e "gritados", amparado pela potência de 3 vocalistas que se alternam. Não existe muita diferença entre os vocais, todos eles cantam com a mesma pegada e expressão, sendo a diferença o timbre de voz de cada um. Considero o destaque os timbres da guitarra, bem como a execução dos arranjos, embora os arranjos de bateria também mereçam atenção.
.
FAIXA A FAIXA:
1) Una Vida Mejor. O álbum inicia com a faixa que considero a melhor. Com uma introdução instrumental e com um ótimo arranjo, bem cadenciada, com bastante groove, lembra a introdução de We Gotta Know, do Cro Mags. Logo após surge a voz, com excelentes riffs de guitarra e trocas rápidas de acorde, sempre com o vocal muito expressivo, não demora para surgir o embalo e a velocidade. Destaque para a parte A.
2) Hasta La Muerte. Outra ótima composição, com frequentes variações de cadência, embalo e expressão na voz. Destaque para a execução dos arranjos de guitarra, bem como as variações de cadência e groove.
3) Momento De La Verdad. A faixa que dá nome ao álbum incia com um excelente arranjo rítmico, com destaque para o arranjo de bateria. Logo surge a voz e a bateria leva apenas nos tambores, se apropriando dos pratos apenas quando o embalo e a velocidade aparecem. Destaque para o arranjo de bateria, existindo um refrão bem sing-a-long.
4) Fiel. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, já com bastante velocidade e embalo desde o início, existindo uma variação de cadência no refrão, já com mais groove. Destaque para a parte A, mais veloz e embalada.
5) Miserable Existencia. Esta faixa inicia não tão veloz quanto às faixas anteriores, existindo um bom arranjo rítmico, em especial entre as partes, mas, também, pela guitarra. Alternando entre partes mais cadenciadas e mais embaladas, bem distintas, o destaque está no arranjo de guitarra.
6) Nueva Etica. O álbum finaliza com a faixa que dá nome ao grupo. Outra boa composição, com variações de cadência, bastante groove e embalo, embora este não apareça logo. Boa progressão harmônica, o destaque está no arranjo rítmico.
Ouça o álbum e conheça o momento da verdade!

Nenhum comentário :

Postar um comentário