quinta-feira, 12 de agosto de 2021

NOFX - Cokie The Clown (2009)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: EUA (Los Angeles - Los Angeles / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Fat Mike - Michael Burkett (Vocal, baixo, violão)
Eric Melvin (Guitarra)
El Hefe - Aaron Abeyta (Guitarra)
Smelly - Erik Sandin (Bateria)
.
Este é o décimo quarto Ep lançado pelo grupo, após 11 álbuns de estúdio, através do selo Fat Wreck Chords, e foi gravado no estúdio Motor. É um excelente Ep, com as composições típicas do grupo, com os toques das composições da década de 2000. A maioria das músicas são velozes e, com exceção de uma faixa, todas são embaladas. O álbum conta com uma faixa acústica, e as gravações são de músicas não utilizadas no seu álbum anterior, porém pertencem à mesma gravação. Destaque para os riffs, embalo e a velocidade, além de eventuais trechos as quais possuem acentos deslocados do tempo forte, sempre em sincronia entre os instrumentos. Todas as faixas são inéditas, com exceção de uma, que havia sido lançada na coletânea Warped Tour 2009 Compilation. O fato interessante é que o Ep chegou à posição 39 na lista dos álbuns independentes da Billboard. Outro fato curioso é que a versão em CD foi lançada com 5 faixas, enquanto que em vinil ele foi dividido em dois, sendo lançados dois lp's de 7 polegadas, intitulados Cokie The Clown e My Orphan Year. Aqui disponibilizo a versão do CD. Não sou um grande fã da banda a partir da década de 2000, me agrada mais as gravações dos anos 80 e 90, mas este Ep é uma exceção, pois as composições são muito boas, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Cokie The Clown. O Ep inicia com a faixa que dá nome a ele, e é, também, uma das faixas que considero das melhores, além de ser a faixa de divulgação, pois possui videoclipe de divulgação. Veloz, com um bom arranjo, em especial da bateria, mas não só, e muito embalo. Desenho melódico da voz bem ao estilo do grupo, sendo o destaque a velocidade e os arranjos de bateria e guitarra. O videoclipe mostra cenas do grupo em apresentações ao vivo, mas a maior parte mostra o personagem Cokie, interpretado por Fat Mike, jogando um pó branco no rosto das pessoas através de uma grande margarida presa no terno do palhaço.
2) Straight Outta Massachusetts. Outra faixa muito boa, porém esta mais lenta, mais um punk rock do que hardcore, com pitadas de pop punk. Um excelente trabalho de dinâmica entre as partes, sendo o destaque o desenho melódico da voz.
3) Fermented And Flailing. Mais uma ótima composição, veloz, mas não tanto quanto à primeira faixa, e um ótimo embalo, esta faixa dá os ares das composições do grupo do final dos anos 90, possuindo um bom arranjo, sendo o destaque o desenho melódico da voz e arranjos em eventuais trechos.
4) Codependence Day. Considero esta a melhor faixa do Ep, e esta é a faixa que havia sido lançada na coletânea Warped Tour 2009 Compilation. Um ótimo embalo, embora não muito veloz, com um bom trabalho de dinâmica entre as partes, e um bom arranjo de guitarra, sendo o destaque a parte sem voz e sua progressão harmônica.
5) My Orphan Year (Acoustic). A faixa que finaliza o Ep é, também, a faixa acústica, e a faixa que menos me agrada em todo Ep, aliás, não me agrada nem um pouco! Uma faixa pra cortar os pulsos, caso a pessoa já esteja meio depressiva. A versão original foi lançada no álbum anterior, de 2009, esta é a versão com apenas voz e violão.
Ouça o Ep e conheça Cokie, o palhaço!

Nenhum comentário :

Postar um comentário