quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Normahl - Das Ist Punk (2003)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Alemanha (Winnenden / Baden-Württemberg)
FORMAÇÃO:
Lars Besa (Vocal)
Mick Scheuerle (Guitarra)
Manny Rutzen (Baixo)
Scobo - Raimund Skobowsky (Bateria)
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Esta é a terceira coletânea lançada pelo grupo, após 11 álbuns de estúdio, através do selo Foobar, e foi gravado no estúdio Sub Zero. Embora seja uma coletânea, todas as músicas foram regravadas, sendo uma coletânea lançada em homenagem aos 25 anos do grupo. É uma boa coletânea, resgata bem as diferentes fases do grupo, existindo faixas mais lentas e outras mais velozes, com arranjos simples mas bem pensados. Os músicos não possuem muita técnica, porém tudo está no lugar, muito bem executado. A coletânea possui a participação de Andy Adam tocando trombone, e Silke Besa, irmã de Lars, cantando uma das faixas. O destaque, na minha opinião, está no desenho melódico da voz, embora o embalo e eventuais arranjos em determinados trechos também mereçam atenção. É uma boa coletânea, com boas regravações, mantendo a mesma intenção das versões originais, típicas do punk rock alemão, pertencendo ao mesmo "grupo" de bandas como Die Ärzte ou Die Toten Hosen, sendo considerados um clássico do punk rock germânico, vale a pena conferir!
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DESTAQUE:
1) Das Ist Punk. A coletânea inicia com a faixa que dá nome à ela. É uma boa composição, com uma boa parte A e uma excelente parte B, o refrão é que não me agrada muito, mudando a intenção modal, deixando o clima mais alegre que as demais partes. Não muito veloz, mas bem embalada, possuindo um refrão bem sing-a-long.
2) Fraggles. Outra boa composição, bastante embalada, mas não muito veloz, sendo um típico punk rock, com um bom arranjo, bem pensado, com a inclusão de frequentes pausas. Destaque para o desenho melódico da voz e o arranjo.
3) Geh Wie Ein Tiger. Esta é a balada do álbum! Não é uma má composição, mas longe de ser das melhores da coletânea, aliás, creio que seja a música que menos me agrada. Lenta, mas embalada, o destaque está no desenho melódico da voz.
4) Trümmertango. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, em especial devido à progressão harmônica, mas também ao desenho melódico da voz e a execução rítmica da guitarra na parte A. Não muito veloz, mas com um bom embalo, sendo o destaque o refrão, com mais expressão e um excelente desenho melódico da voz.
5) Politik. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, com um refrão bem veloz e bem sing-a-long, o destaque está no trabalho de dinâmica e no refrão, bem veloz. Embora a parte A não seja muito veloz, ela possui um bom embalo.
6) Deutsche Waffen. Esta faixa possui influências de ska, embora seja um punk rock, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long e sem a intenção ska. Esta é uma das faixas que conta com a participação de Andy. Não muito veloz, mas com um bom embalo, apesar do ska.
7) Am Tage X. Me agrada bastante o arranjo de guitarra na parte A, um excelente riff, que são, na verdade, trocas rápidas de acorde, bem rock 'n' roll, enquanto o refrão possui um arranjo em que deixa os acordes soarem. Não veloz, mas com um bom embalo.
8) Fahneneid. Considero esta a melhor faixa da coletânea, veloz e embalada, com trocas rápidas de acorde, eventuais pausas e um ótimo desenho melódico da voz e uma excelente progressão harmônica na parte A. Sem frescura e com pouca duração!
9) Schwarz Rot Gold. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea, em especial devido ao arranjo de guitarra na parte A, executado com os acordes abertos, embora o refrão e seus acentos marcados em sincronia entre os instrumentos também mereça destaque. Não muito veloz, mas bem embalada.
10) Keine Überdosis Deutschland. Outra faixa que considero das melhores da coletânea. Veloz e com um bom embalo, ela possui um ótimo arranjo de guitarra, apesar de simples, com bons riffs, existindo eventuais pausas que também merecem atenção.
11) Freiheit Und Recht. Outra boa composição, bem alegre, que lembra uma mistura de Toy Dolls com Clash! Com um bom embalo e um bom desenho melódico da voz, a parte A lembra Toy Dolls e o refrão lembra Clash.
12) Weisse Mäuse. Esta é outra faixa que considero das melhores da coletânea. Com um bom arranjo rítmico dos instrumentos de corda, possuindo frequentes pausas, o que corta o embalo, embora a bateria nunca deixe ele de lado, a composição não é muito veloz, sendo o arranjo dos instrumentos de corda o destaque.
13) Biervampir. Esta é, talvez, a faixa mais intimista de toda coletânea, possuindo um arranjo de bateria voltado mais para os tambores, esta não é uma faixa embalada, possuindo um arranjo rítmico dos instrumentos de corda sempre com frequentes pausas.
14) Wein, Weiber Und Gesang. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, veloz e embalada, o destaque está no refrão, embora a guitarra possua eventuais bons riffs, existindo, inclusive, uma marcha no meio, com um bom desenho melódico da voz.
15) AVC. Esta é uma boa composição, possuindo um bom embalo, embora não muito veloz, sendo o destaque a progressão harmônica e seu trabalho de dinâmica e acentos. O refrão é bem típico do punk rock do final dos anos 70.
16) Kein Schöner Land. Considero esta uma das melhores faixas da coletânea, com um excelente riff, que lembra bastante Motörhead, esta é uma composição veloz e embalada, sendo o destaque a parte A e seu riff de guitarra. O refrão já possui uma variação modal, deixando a composição mais "alegre".
17) Harte Nächte. Uma boa composição, com uma boa progressão harmônica e um bom desenho melódico da voz, ela possui um bom embalo, embora não seja muito veloz. O destaque está na parte A e nos eventuais riffs de guitarra.
18) Rockabilly Jimmy. Outra boa composição, como o título já sugere, com bastante influência de rockabilly, tanto na execução rítmica, quanto no arranjo, mas, principalmente, devido à progressão harmônica, sendo o destaque o arranjo, existindo, inclusive, a inclusão de um piano.
19) Drecksau. Outra boa composição, com a introdução bem veloz, mas ficando mais lenta na parte A, que lembra Sex Pistols, em especial antes da entrada da voz. O refrão possui um bom arranjo, com a inclusão de pausas. Embora não veloz, a faixa possui um bom embalo.
20) Hans Im Glück. Outra faixa mais lenta, quase outra balada, com um arranjo de guitarra bem suave, com a inclusão de dedilhados, possuindo um refrão bem sing-a-long e com distorção, soando mais como punk rock. Destaque para o arranjo e trabalho de dinâmica entre as partes.
21) Badewanne. Mais uma boa composição, possuindo um bom arranjo, bem embalado, embora não muito veloz, sendo o destaque os contracantos do refrão, possuindo frequentes acordes antecipados do tempo forte, gerando uma característica do arranjo.
22) Exhibitionist. Outra faixa que considero das melhores da coletânea, principalmente devido à progressão harmônica, embora o desenho melódico da voz, o embalo e o trabalho de dinâmica mereçam atenção, bem como o refrão, bem sing-a-long. Bem embalada, ela inicia mais lenta e fica veloz da metade para o final. Esta é a outra faixa que conta com a participação de Andy.
23) Bullenschweine. Não muito veloz e nem muito embalada, esta faixa possui um bom arranjo de guitarra, tanto rítmico quanto harmônico, embora simples, possuindo eventuais pausas. Sem nada de especial, esta está longe de ser uma das composições que mais me agradam.
24) Schlägerpolizist. Não muito veloz, mas com um bom embalo, o destaque está no arranjo de guitarra e suas frases e riffs, possuindo um refrão bem sing-a-long, com um bom arranjo, embora simples.
25) 1, 2, 3.... Mais lenta, mas com certo embalo, o destaque, mais uma vez, está no arranjo de guitarra, com eventuais riffs, e no trabalho de dinâmica, embora os contracantos mereçam atenção. Sem nada de mais, mas, também, nada de ruim!
26) Komm' Erzähl Mir Über Punk. Bastante embalada, com destaque para o arranjo de guitarra e seus eventuais riffs, esta é bem embalada, embora não muito veloz. O desenho melódico da voz também merece atenção, embora esteja longe de ser um destaque.
27) Blumen Im Müll. Mais uma faixa com destaque para o arranjo de guitarra, não muito veloz, mas com um bom embalo. O destaque está, mais especificamente, nos riffs da guitarra. Não fosse pela guitarra, esta seria apenas mais uma composição, sem nada de mais. Esta é a faixa que conta com a participação de Silke.
28) Punk Ist Keine Religion. A coletânea finaliza com uma boa composição, a qual, mais uma vez, o destaque está no arranjo de guitarra e seus eventuais riffs, assim como o solo. O refrão é bem sing-a-long e possui um bom desenho melódico da voz, que lembra bastante Klamydia, e merece atenção.
Ouça a coletânea e perceba como isso é punk!

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