domingo, 22 de agosto de 2021

Northern19 - Summer Children (2009)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Japão (Niigata / Chubu)
FORMAÇÃO:
Kentaro Kasahara (Vocal, guitarra)
Tomoji Imura (Baixo)
Baba Toyokokoro (Bateria)
.
Este é o primeiro Ep lançado pelo grupo, após 2 álbuns de estúdio, através do selo Catch All. É um bom Ep que, embora eu tenha classificado como hardcore melódico, tem fortes influências do pop punk, além de flertar com o emo core. O que me fez classificar como hardcore melódico foi a velocidade das composições, a grande parte do Ep é bastante veloz, porém o desenho melódico da voz, bem como seu timbre, soam bem pop punk, existindo, inclusive, uma faixa neste estilo, que não é nada veloz. Os músicos possuem boa técnica, o que valoriza o Ep, existindo bons riffs e frases, muitas vezes executadas em sincronia, existindo, inclusive uma faixa instrumental. Ele soa, para mim, como uma mistura de Hi-Standard e No Use For A Name do final dos anos 90, em especial devido ao desenho melódico da voz. O Ep conta, também com uma faixa bônus, que é uma faixa acústica, também instrumental. Duas faixas deste Ep foram usadas no repertório do próximo álbum, lançado no ano seguinte. O curioso do Ep é que ele foi vendido apenas em 6 locais, durante 6 apresentações ao vivo do grupo no Japão, sendo um item raro e limitado, nunca tendo sido vendido em lojas ou online. Um bom Ep, vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Omens Of Love. O Ep inicia com a faixa instrumental, que funciona como uma introdução. Ela é, também, a faixa que considero a melhor do Ep! Bastante veloz, com um excelente arranjo, uma melodia, executada pela guitarra, excepcional, completa por uma boa e bem pensada progressão harmônica, além de possuir um excelente arranjo e eventuais variações de cadência. Lembra um Focus versão hardcore!
2) Never Ending Story. Esta é uma ótima composição, bastante veloz, com a inclusão de vocal, que possui um desenho melódico bem pop punk, possuindo um bom embalo, esta se assemelha a Hi-Standard, na minha opinião. Um bom arranjo, existindo eventuais inversões de acordes.
3) See Again. Considero esta a faixa que menos me agrada em todo Ep. Totalmente pop punk, esta não possui nada de hardcore, lembrando alguma música do Blink-182 dos anos 2000. Lenta, mas com um bom embalo, esta soa muito pop, na minha opinião.
4) We Are. Considero esta uma das melhores faixas do Ep. Com certeza a faixa mais veloz, com um bom desenho melódico da voz, que lembra, e muito, No Use For A Name, se assemelhando a uma melodia natalina qualquer! O destaque está na velocidade e no arranjo.
5) Bonus Track. O Ep finaliza com uma faixa bônus, que é, também, uma faixa instrumental que, além de instrumental, é acústica, executada apenas por violões. Um bom desenho melódico, um bom arranjo, também soando bem pop, o destaque está no final, com uma pegada e intenção bem blues, com destaque para o fraseado final e os acordes.
Ouça o Ep e conheça as crianças de verão!

Nenhum comentário :

Postar um comentário