quinta-feira, 4 de abril de 2019

D.O.A. - Something Better Change (1980)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Canadá (Vancouver / British Columbia)
FORMAÇÃO:
Shithead - Joey Keithley (Vocal, guitarra)
Dave Gregg (Guitarra, teclado)
Randy Rampage (Baixo)
Chuck Biscuits (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Friends. Embora o álbum tenha sido lançado em 1980, as gravações foram feitas no período entre 1977 e 1980. É um álbum em que a maioria das músicas soam como o punk rock britânico do final dos anos 70, mas também já aparecem os primeiros sinais do hardcore que viria a seguir, bem como influências de hard rock. Sempre sou suspeito para falar de bandas canadenses, sou fã das bandas daquele país, as músicas são sempre bem trabalhadas e, na maioria das vezes, possuem músicos de um bom nível técnico. Aqui o nível técnico não é muito elevado, mas, mesmo assim, também não é baixo, e, as músicas são bem trabalhadas. Recomendo ouvir o álbum!
.
FAIXA A FAIXA:
1) New Age. O álbum inicia com uma faixa bem punk rock, lembra bastante bandas como Anti Nowhere League. Não é muito veloz, mas tem um bom arranjo e um bom riff de guitarra.
2) The Enemy. Outra faixa bem punk rock, mantém a mesma intenção da faixa anterior, porém com um trabalho de dinâmica diferente. Eventuais acentos deslocados do tempo forte são o destaque da faixa.
3) 2+2. A faixa mais lenta até então, e, também, com uma intenção diferente das faixas anteriores. Os acordes executados, na parte A com abafado, dá uma ideia de dinâmica bem perceptível.
4) Get Out Of My Life. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, já bem embalada, esta dá os ares do que estaria a vir anos mais tarde com o hardcore. As sílabas são executadas com curta duração, outra característica do gênero.
5) Woke Up Screaming. Uma balada punk rock! Ou melhor, uma quase balada! Ela possui a harmonia das músicas de baile de colegial dos anos 50 e 60, porém com uma expressão mais escrachada, típica do punk. Na minha opinião, a pior faixa do álbum até então.
6) Last Night. Outra faixa mais embalada, com cara de punk rock britânico. Um riff de guitarra na introdução, bem veloz, dá a impressão de que a música seria diferente! Não é ruim, e o grande destaque está nos riffs de guitarra.
7) Thirteen. Outra faixa que considero das melhores do álbum, também com ares do hardcore, mas mais um skate punk desta vez! Ótima faixa, realmente muito boa, um ótimo refrão, com uma boa melodia, bom embalo e bons riffs, vale a pena conferir!
8) Great White Hope. Outra faixa que lembra um punk rock britânico quase balada! Lembra bandas como Cockney Rejects, não muito veloz, com boas melodias e um bom trabalho de dinâmica, mas o destaque está no arranjo de bateria que, apesar de simples, é bem pensado.
9) The Prisoner. Considero esta a melhor faixa, sem dúvida, do álbum. Aliás, uma das melhores faixas do grupo, na minha opinião! Esta é um típico hardcore do início dos anos 80, veloz, embalada, com ótimo riff de guitarra, excelente refrão e um bom trabalho de dinâmica.
10) Rich Bitch. Esta é um hard rock escrito! Lembra muito o On Parole do Motörhead! Considero esta uma das melhores faixas do álbum, apesar de lenta, ela possui um excelente riff de guitarra, mas o destaque está nos acentos no cymbal, à la Phillip Animal Taylor!
11) Take A Chance. Outra faixa bem embalada, apesar de não muito veloz. Esta mescla bem o punk rock britânico e um skate punk. Tem a melodia e harmonia do primeiro, mas o embalo e expressão do segundo.
12) Watcha Gonna Do?. Outra faixa mais lenta, mas o grande destaque está no arranjo de bateria, bem solto, enquanto que as cordas mantém a dinâmica baixa devido ao abafado. A música mais swingada do álbum.
13) World War 3. Esta é a faixa de trabalho do álbum, existindo, inclusive, videoclip de divulgação. è uma boa faixa, um punk rock embalado, com muita influência de Clash, porém mais embalado e escrachado. É uma boa faixa.
14) New Wave Sucks. Embora esta seja apenas uma faixa para finalizar o álbum, de pouca duração, considero uma das melhores do álbum. Um skate punk bem embalado e com um refrão bem sing-a-long.
Ouça o álbum e perceba que é melhor algo mudar!

Um comentário :

  1. Hello Everybody,
    My name is Mrs Sharon Sim. I live in Singapore and i am a happy woman today? and i told my self that any lender that rescue my family from our poor situation, i will refer any person that is looking for loan to him, he gave me happiness to me and my family, i was in need of a loan of $250,000.00 to start my life all over as i am a single mother with 3 kids I met this honest and GOD fearing man loan lender that help me with a loan of $250,000.00 SG. Dollar, he is a GOD fearing man, if you are in need of loan and you will pay back the loan please contact him tell him that is Mrs Sharon, that refer you to him. contact Dr Purva Pius, call/whats-App Contact Number +918929509036 via email:(urgentloan22@gmail.com) Thank you.

    ResponderExcluir