domingo, 15 de agosto de 2021

Nomeansno - Look, Here Come The Wormies (1980)

GÊNERO: Jazz Core
ORIGEM: Canadá (Victoria / British Columbia)
FORMAÇÃO:
Rob Wright (Vocal, guitarra, baixo)
John Wright (Vocal, teclado, bateria)
Ray Carter (Vocal, baixo)
.
Este é o primeiro single, e primeiro trabalho, lançado pelo grupo, de maneira independente, e foi gravado no estúdio Subterranean. O single possui algumas curiosidades, entre elas o fato de que foi gravado em 4 canais, sendo a principal a que ele é considerado um split! Na verdade uma das faixas é creditada ao Nomeansno e outra creditada ao Mass Appeal, a questão é que este Mass Appeal conta com os irmão Wright na formação, mais o Ray, enquanto que no Nomeansno a formação é apenas com os irmãos Wright! Como o Mass Appeal não possui nenhum outro lançamento além deste, considero como tudo sendo Nomeansno, com a participação de Ray Carter em uma das faixas, tanto na interpretação quanto na composição, já que ele é o compositor da música. São duas faixas bem distintas, a primeira soa como um pós punk com fortes influências de punk rock e new wave e a outra já é uma "piração", dando ares do jazz core que iriam assumir como referência para suas composições. Classifiquei como jazz core, mas não é todo single que soa desta forma. De qualquer forma, as composições são muito bem pensadas e arranjadas, fugindo do convencional, mas nem tanto em uma das faixas, apenas na outra. Aqui é um dos pontos de partida do que viria a ser considerado como jazz core, ainda engatinhando, com nada muito concreto, mas já querendo criar forma. A arte da capa ficou por conta de Jim Willey e Jonh Wright. Sou um grande fã do grupo, cheguei a fazer um trabalho sobre suas composições no curso de graduação e, inclusive, apresentei a música Rich Guns no meu TCC da graduação, sou suspeito para falar, mas, com certeza, junto com outros grupos, o Nomeansno pode ser considerado um dos pioneiros do gênero, se tornando referência para futuras bandas. Vale a pena conferir onde tudo começou!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Look, Here Come The Wormies. O single inicia com a faixa que dá nome à ele, e é, também, a faixa que considero a melhor, possuindo na interpretação apenas os irmão Wright. Soando como um pós punk / new wave / punk rock, ela dá ares de Damned, sempre com o teclado bastante evidente. Não muito veloz, mas com um bom embalo e um bom arranjo, possuindo um refrão com uma progressão harmônica que foge da ideia da parte A. Esta é a faixa creditada ao Nomeansno.
2) S. S. Social Service. Esta é a faixa que conta com a formação de um trio, com Ray sendo o responsável pelo baixo e vocal. É uma composição bem atípica, mas, ao mesmo tempo, minimalista, com frases bem repetitivas, possuindo um aspecto, um pouco, intimista. O que chama a atenção é o timbre da guitarra, na minha opinião, horrível! Com aquelas distorções agudas que soam como uma abelha! De qualquer forma, aqui começam os toques de jazz core que o grupo iria adotar a partir de então. Esta é a faixa creditada ao Mass Appeal.
Ouça o single e... olhe, aí vem os vermes!

Nenhum comentário :

Postar um comentário