sexta-feira, 6 de julho de 2018

Califórnia - 31ª Califórnia Da Canção Nativa Do RS (2001)

GÊNEROS: Rancheira / Milonga / Chimarrita / Chacarera / Chamamé / Vanera
ORIGEM: Brasil (Uruguaiana / Rio Grande Do Sul)
INTÉRPRETES: César Oliveira e Rogério Melo / Pirisca Grecco / Luiz Carlos Borges / Vinícius Brum / Délcio Tavares / Luiz Marenco / Jairo Lambari Fernandes / Eraci Rocha / Joca Martins / Roberto Luzardo / Tiago Cesarino / Jorge Freitas e Rubilar Ferreira / Adilson Moura / Robledo Martins / Léo Almeida / Luiz Felipe Delgado / César Santos / Ricardo Carus / Ângelo Franco
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Este é, como o título já diz, o trigésimo primeiro álbum do festival, lançado pelo selo USA. É um álbum que possui composições muito ricas e muito bem arranjadas, porém a maioria das faixas não tem aquela energia contida em várias músicas pampeanas, sendo a técnica e arranjo mais rebuscados em detrimento à energia. Poucas faixas têm rasqueado, a maioria possui dedilhado, além de contar com instrumentos pouco convencionais para o estilo, como bateria e contrabaixo elétrico. É um álbum bem extenso, com quase duas horas de duração, mas que reflete bem a história do festival. Com poucas faixas excelentes, algumas muito boas, a maioria ruim e uma minoria muito ruim, este é um bom álbum para se ouvir em momentos de sossego! Me agrada mais as faixas mais embaladas, mas todas têm o seu valor, basta analisar com calma, afinal de contas, todas elas foram bem pensadas para serem compostas!
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FAIXA A FAIXA:
1) CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO - Lá Na Fronteira. O álbum começa com uma música bem alegre e bem típica do estilo pampeano, quase que um cartão de visitas ao que vai vir. Com uma instrumentação bem padrão, violão e voz, esta, apesar de não ser das minhas faixas preferidas, não chega a ser ruim.
2) PIRISCA GRECCO - Feito O Carreto. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, não é à toa que foi a música vencedora do festival. Uma milonga veloz executada por violão e voz, esta é uma ótima faixa, com direito à participação do acordeon. Realmente vale a pena conferir.
3) LUIZ CARLOS BORGES - Encontro Com A Milonga. Outra faixa muito bem executada, ainda por cima por um grande intérprete da música pampeana. O que não me agrada é que a faixa é muito alegre, mas também executada por violão e voz.
4) PIRISCA GRECCO - Jogando Truco. Outra faixa que considero das melhores do álbum, com frases bem interessantes do violão e uma levada bem expressiva, o que dá uma empolgação a mais. Também executada por violão e voz, esta é uma faixa que vale a pena conferir!
5) VINÍCIUS BRUM - Coração De Milonga. Também considero esta uma das melhores faixas do álbum. Esta já possui acordeon na instrumentação padrão além do violão e da voz. Uma boa milonga com uma levada bem interessante.
6) DÉLCIO TAVARES - Cantata Para Don Ramon. Primeira faixa do álbum ruim. Aliás, muito ruim. Com uma instrumentação que foge ao padrão do estilo. Com teclado e bateria, esta faixa nem se parece com uma música pampeana, poderia muito bem ser uma composição brega da década de 80! Realmente muito ruim.
7) LUIZ MARENCO - Milongão Para Assobiar Desencilhando. Aqui a qualidade volta à tona! Com um grande nome da música nativista do RS, esta faixa possui acordeon, violão e voz no seu arranjo, que é bem característico do estilo.
8) JAIRO LAMBARI FERNANDES - Se Um Dia Tu Chegares. Outra faixa muito ruim. Um love song brega, com teclado no arranjo, o que, mais uma vez, faz com que não se assemelhe ao estilo. Com violão, voz, teclado e flauta no arranjo, o destaque é o violão, o único instrumento fiel ao estilo.
9) ERACI ROCHA - Estiagem. Não me agrada muito esta faixa, mas não é das piores. Apesar de ter a gaita de boca como instrumento não convencional para o estilo, o restante do arranjo caracteriza a faixa, apesar de não ser tão evidente.
10) JOCA MARTINS - Milongão Sul Riograndense. Uma boa faixa, com violão, acordeon e voz, bem característico ao estilo, não chega a ser das melhores, mas não é ruim. São dois violões, o que deixa o arranjo de cordas mais rico em informações.
11) ROBERTO LUZARDO - Romance Do João Guerreiro. Tive a honra e o prazer de tocar e trabalhar com o Luzardo em algumas ocasiões. É uma boa composição, bem arranjada, mas não considero das melhores, com um arranjo que possui voz, violão e acordeon. O violão poderia ser mais expressivo, mas é uma boa faixa.
12) TIAGO CESARINO - Carreta Humana. Outra faixa que considero das melhores, a primeira com vocal harmônico, o que sempre foi algo bastante comum. Além das vozes, a faixa possui acordeon, violão, voz e percussão, mas o destaque ainda é a voz.
13) PIRISCA GRECCO - Na Fogueira Da Milonga. Aqui começa a pior seqüência do álbum, e olha que é uma seqüência longa! Embora seja chamada de milonga, a faixa mais lembra uma salsa! Realmente muito ruim.
14) JORGE FREITAS E RUBILAR FERREIRA - Vira Mundo. O jogo de vozes desta faixa é o grande destaque, mas muito alegre. Não é uma faixa ruim, mas com pouca expressão no violão, sendo o grande destaque a voz.
15) ADILSON MOURA - Aguadas. Outra faixa bem ruim, com muitos detalhes na instrumentação e um arranjo que não tem nada a ver com o estilo. Poderia muito bem ser uma composição de cantores como Rosana, por exemplo! Quase um sertanejo, realmente muito ruim.
16) ROBLEDO MARTINS - Num Poema Triste. Outra faixa horrível que não se assemelha em nada com o estilo. Mais uma balada com piano que foge ao estilo. Muito bem arranjada, mas horrível, quase um Nelson Ned!
17) VINÍCIUS BRUM - Os Olhos Da Minha Saudade. Esta faixa mantém as mesmas características da faixa anterior, alterando apenas a instrumentação. Realmente muito ruim, horrível e muito chata de se ouvir.
18) LÉO ALMEIDA - Acasos E Ocasos De Um Cambicho. Esta não chega a ser uma boa faixa, mas já não é horrível quanto as faixas anteriores. Muito lenta, com uma boa harmonia executada por violão e acordeon.
19) LUIZ FELIPE DELGADO - Salso Chorão. Música alegre, bem típica para animar festas. Não gosto muito desta faixa em função disso, mas não chega a ser das piores. A expressão do violão poderia ser diferente para chamar mais atenção.
20) CÉSAR SANTOS - Milonga Que Chora A Dor De Amor. Outra faixa bem ruim, muito lenta e que foge das características do estilo, principalmente devido ao arranjo rebuscado da harmonia.
21) ERACI ROCHA - Diferenças. Mais uma faixa lenta e ruim. Não chega a ser horrível, mas é ruim, lembra bastante uma música brega da década de 80, principalmente devido ao teclado.
22) RICARDO CARUS - Trigo Maduro. Aqui começa a última seqüência boa do álbum, esta é uma faixa bem bacana, existindo percussão no arranjo, bem sutil, o que valoriza a característica do estilo que existe na composição.
23) ÂNGELO FRANCO - Potreiro Vazio. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Muito bem composta e arranjada, principalmente devido aos violões. O grande destaque está na dinâmica do arranjo.
24) VINÍCIUS BRUM - Procurando O Bugio. O álbum finaliza com uma grande faixa, talvez a melhor do álbum, em um arranjo com violão, voz e acordeon, o grande destaque está no saxofone! Aqui o álbum fecha com chave de ouro!
Ouça o álbum para conhecer o que rolava no festival da fronteira oeste do estado no início deste século!

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