segunda-feira, 23 de julho de 2018

Catalépticos - Little Bits Of Insanity (1998)

GÊNERO: Psychobilly
ORIGEM: Brasil (Curitiba / Paraná)
FORMAÇÃO:
Vlad (Vocal / Guitarra)
Gus (Baixo acústico)
Coxinha (Bateria)
.
Este é o primeiro álbum lançado pelo grupo, através do selo Fury. O curioso é que o álbum levou mais de um ano para poder ser lançado no Brasil, devido à questões contratuais com o selo inglês. Antes deste álbum, o grupo havia lançado apenas um Ep. Considero o álbum excelente, nenhuma música ruim, é um psychobilly que está mais pra punk do que pra rockabilly. Todas as músicas são velozes e embaladas, em nenhum momento tem descanso, a voz tem um timbre sepulcral, a bateria é tocada de pé, com apenas 4 peças (bumbo, surdo, caixa e ride), e, para completar, o slap do contrabaixo acústico dá um toque rítmico a mais para as composições. O álbum possui duas faixas instrumentais. Lembra um pouco de Asmodeus! Realmente vale a pena conferir!
.
FAIXA A FAIXA:
1) Cannibal Holocaust. A faixa de abertura já inicia com o baixo mostrando o que espera no decorrer do álbum! Logo após, já com a bateria junto, a guitarra traz um riff muito bom, bem ao estilo Dead Kennedys, e então o vocal aparece, sempre com muito drive, além, claro, de muito embalo e velocidade!
2) Gambling With A Demon. Esta faixa inicia com um riff mais rock 'n' roll, mas logo que entra a bateria e a voz, a velocidade e o embalo já tomam conta e a poeira não desce mais!
3) Serial Joe. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, principalmente devido à sua harmonia, velocidade e embalo. Os acordes "largados" dão um clima bacana pro arranjo, bem como os riffs de guitarra.
4) Closing My Coffin. Esta é uma das duas faixas instrumentais. Muito boa composição, mais uma vez embalada e veloz, mas faltou a guitarra aparecer mais no arranjo, ao meu ver. Parece mais uma composição que ainda não foi gravada a voz!
5) Henry. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Mais um petardo, com o baixo sendo o grande destaque, mas também a velocidade e o embalo fazem toda diferença.
6) Atomic Zombie. A faixa tem no baixo um petardo, muito veloz, porém aqui temos um trecho cadenciado quando da entrada da voz, na parte A. O baixo é o grande destaque da faixa, mas a expressão vocal também ajuda na qualidade do arranjo.
7) Asshole. Outra faixa que considero das melhores! Ela inicia com bateria e baixo, um pouco mais lenta, mas por pouco tempo, logo entra a voz e a velocidade aparece novamente! Tem uma harmonia bem rock 'n' roll, com riffs e tudo mais, porém tem uma parte C que altera esta ideia. Muito boa composição, vale a pena conferir.
8) Hearse Driver. Outra faixa bastante veloz e com um bom riff de guitarra, que é o grande diferencial da composição, além das frases da mesma.
9) Catalepsia. Outra faixa muito boa que inicia com um bom riff de guitarra e um bom arranjo em sua introdução, criando uma expectativa do que virá! Que é um embalo característico do grupo! As partes sem voz são o grande destaque da faixa, a qual ainda possui um trecho cadenciado em shuffle!
10) Demented Symptoms. Esta é a outra faixa instrumental do álbum, já mais bacana que a anterior, até porque nesta a guitarra chama a responsabilidade e aparece bastante, sendo o grande destaque da composição, além, é claro, do arranjo. Mai uma faixa veloz e embalada!
11) Run From The Nightmare. O baixo inicia o arranjo e, mais uma vez, com muita velocidade. Outra faixa muito boa, embalada, sendo o baixo o grande destaque, muito em função da velocidade nos slaps.
12) Death Train. A faixa inicia com um arranjo mais cadenciado, talvez o momento do álbum em que fique mais tempo sem velocidade, embora não seja ruim e não dure por tanto tempo, já que logo a velocidade aparece novamente! Talvez a faixa mais lenta do álbum.
13) Psychobilly Is All Around. Considero a faixa que encerra o álbum a melhor de todas! Muito embalo, velocidade, energia, bom arranjo e, pela primeira vez, refrão sing-a-long! Composição que faz o álbum encerrar com chave de ouro!
Ouça o álbum e tente achar todos os pedacinhos de insanidade contidos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário