sábado, 21 de janeiro de 2023

Vibrators - Energize (2002)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Londres / Londres)
FORMAÇÃO:
Knox - Ian Carnochan (Vocal, guitarra)
Robbie Tart - Robert Dredge (Baixo)
Eddie - Jon Edwards (Bateria)
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Este é o décimo terceiro álbum de estúdio lançado pelo grupo, através do selo Track. É um bom álbum, com boas composições, arranjos simples, pouca expressão, embora esteja presente, pouca energia, mas com boas progressões harmônicas e desenhos melódicos da voz. As interpretações são bem executadas, porém, passam a sensação de pouca "vontade", em especial no que diz respeito à interpretação vocal, o qual demonstra influências de pós punk, lembrando, eventualmente, com Jesus And Mary Chain. As composições possuem um bom embalo, não sendo muito velozes, mas bem pensadas, existindo eventuais momentos com compasso ternário ou composto. Longe de ser dos meus álbuns preferidos da cerreira do grupo, embora seja um bom álbum, este soa como uma banda que compõe e grava por obrigação, e não por prazer, o que, de modo geral, fica evidente nos primeiros lançamentos da carreira. O álbum possui uma boa qualidade de gravação, conta com a participação de John Ellis tocando guitarra em duas faixas, além de ser o último álbum da carreira do grupo a contar com Knox e Robbie na formação, possuindo uma faixa bônus. Um bom álbum de uma banda clássica (e pioneira) do punk rock inglês, a qual mantém-se em atividade há mais de 40 anos. Vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) X-Files. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, a qual possui um bom embalo, uma ótima progressão harmônica, apesar de simples, além de possuir um refrão bem sing-a-long. Esta é uma das faixas a contar com a participação de John tocando guitarra, sendo o destaque, a parte A.
2) Your Love Is Fading Away. Uma boa composição, a qual possui, mais uma vez, um bom embalo, embora não muito veloz, com um bom desenho melódico da voz e um refrão bem sing-a-long. Destaque para a parte A, embora as eventuais frases de guitarra mereçam atenção.
3) So Far Down. Uma boa composição, embora seja a que menos me agrada até então. Possuindo um bom embalo e um bom trabalho de dinâmica, embora sutil, a composição possui uma boa intenção e um bom desenho melódico da voz.
4) New Brain. Considero esta a melhor faixa do álbum, a qual possui um bom embalo, embora não seja veloz, com uma ótima progressão harmônica, apesar de simples, existindo um excelente trabalho de dinâmica e um bom arranjo de guitarra, sendo o destaque o refrão, bastante sing-a-long.
5) Rock The Kids. Mais uma faixa bem punk rock, a qual possui um bom embalo, porém, com nada de especial, embora o trabalho de dinâmica mereça a atenção. O destaque está no refrão e sua progressão harmônica, embora o desenho melódico da voz, desta parte, mereça atenção.
6) 3/4 Angelina. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, a qual inicia com uma ótima frase de guitarra. Esta é a faixa que está em compasso composto, mais especificamente, em 12/8, um dos destaques da composição, na minha opinião, embora a intensão, a progressão harmônica e o refrão, bastante sing-a-long, também mereçam atenção. A faixa lembra, um pouco, com a música The Staircase (Mistery), do grupo Siouxsie & Banshees. Esta é a outra faixa que conta com a participação de John tocando guitarra.
7) Animals. Mais uma boa composição, embalada, mas não veloz, com uma excelente progressão harmônica, na parte A, possuindo um bom trabalho de dinâmica entre as partes. O refrão possui um arranjo de bateria com a caixa dobrada. Destaque para a parte A.
8) 2night. Uma boa composição, bem embalada, a qual lembra, um pouco, com a música Lonely Boy, do grupo Sex Pistols. Embalada, não veloz, mas com uma progressão harmônica bem pop, a chamada harmonia do "T", o que não me agrada muito. Destaque para o refrão e seu arranjo de bateria com a caixa dobrada.
9) Brand New. Uma boa composição, embora seja uma das faixas que menos me agrada no álbum, com uma intenção bem pop, em especial no refrão e na parte C, embora a parte A também apresente este apelo, mas com um bom embalo, embora não muito veloz, um arranjo simples e um refrão bem sing-a-long. Percebe-se uma intenção de buscar elementos do clássico Baby Baby, composição do próprio grupo.
10) General Purpose. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, com uma execução da progressão harmônica, na parte A, pouco embalada, devido às frequentes pausas. Apesar dos instrumentos de corda não manterem o embalo, a bateria se mantém embalada do início ao fim. Destaque para o refrão, embora o trabalho de dinâmica mereça atenção.
11) Jukebox Light. Esta é mais uma faixa que considero das melhores do álbum, a qual possui um bom embalo, com o interessante na levada do hi-hat, sempre em shuffle. Talvez uma das faixas mais expressivas do álbum, a qual possui a execução da progressão harmônica pouco embalada, devido à frequentes pausas, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long, e seu desenho melódico da voz. O arranjo na parte do solo merece atenção.
12) Tears Are Falling. Mais uma faixa que considero das melhores do álbum, em especial devido à progressão harmônica da parte A, embora a intenção mereça atenção. Possuindo uma boa interpretação, um bom trabalho de dinâmica, e um bom desenho melódico da voz.
13) Moonlight. Esta é a faixa que menos me agrada no álbum. Com compasso ternário e intenção de valsa, a composição é quase uma balada. Com destaque para o desenho melódico da voz, embora não tenha nada de especial, o ponto negativo está nos eventuais contracantos em falsete.
14) I Knew It Must Be Love. Outra boa composição, a qual possui um bom embalo, uma intenção bem minimalista, com destaque para a parte A e sua progressão harmônica. O refrão possui eventuais contracantos passivos, os quais merecem atenção.
15) Shine. Outra boa composição, bem embalada, com frequentes acentos no contratempo, possuindo um bom trabalho de dinâmica, o destaque está no refrão, bem sing-a-long, e seus acentos, existindo um riff de guitarra que merece atenção.
16) No More. Esta é uma composição que possui uma intenção bem de hino, a qual o destaque está, sem sombra de dúvidas, no desenho melódico. Possuindo um bom embalo e uma boa intenção, a qual se apropria de uma ideia mais "tribal", devido ao arranjo de bateria, que utiliza mais tambores do que pratos.
17) Bonus Track. O álbum finaliza com uma faixa bônus, a qual nada mais é do que a música Baby Baby executada com um arranjo bem diferente do original, a qual possui um ritmo latino, como uma cumbia ou uma salsa, além da inclusão de uma citara no arranjo, bem como um acompanhamento rítmico programado, ao invés de interpretado.
Ouça o álbum e comece a energizar!

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