terça-feira, 23 de março de 2021

Millencolin - Skauch (1994)

GÊNERO: Hardcore Melódico
ORIGEM: Suécia (Örebro / Närke)
FORMAÇÃO:
Nikola Sarcevic (Vocal, baixo)
Erik Ohlsson (Guitarra)
Mathias Färm (Guitarra)
Fredrik Larzon (Bateria)
.
Este é o segundo Ep lançado pelo grupo, meses antes do seu primeiro álbum, através do selo Burning Heart, e foi gravado no estúdio Unisound. É um espetacular Ep, talvez o melhor trabalho lançado pelo grupo, na minha opinião. Sem sombra de dúvidas esta é a melhor época do grupo, todas as faixas são excelentes, uma melhor que a outra, quase em sua totalidade com composições velozes, excelentes desenhos melódicos da voz, bons riffs de guitarra e ótimos arranjos da bateria, ou seja, apenas elogios, não tenho nenhum ponto negativo para apontar, realmente espetacular! Este Ep era para ser lançado como um single, apenas com as duas primeiras faixas, porém o grupo optou por gravar mais 4 faixas, todas elas cover, e lançar, então, como um Ep. A escolha dos covers foi sensacional, escolhido a dedo, uma faixa melhor que a outra, incluindo clássicos, mas também alguns "lado B". A primeira faixa está presente no primeiro álbum do grupo, porém com outra versão, as demais faixas estão presentes na coletânea Melancholly Collection. Não deixem de ouvir este Ep, deve fazer parte da vida de cada um, um dos melhores lançamentos existentes, não tem como enjoar!
.
FAIXA A FAIXA:
1) The Einstein Crew. Esta é, nada mais nada menos que a melhor música do grupo, na minha opinião, então, claro, é também a melhor faixa do Ep! Tudo perfeito, desde a frase da guitarra, a velocidade, o embalo, o desenho melódico da voz, o arranjo, os contracantos... enfim, tudo! Esta composição está presente no primeiro álbum do grupo, lançado no mesmo ano deste Ep, meses depois, porém com outra versão. A versão do Ep está presente apenas neste Ep.
2) Yellow Dog. Outra ótima composição, que alterna entre trechos mais velozes e outros menos, mas também com um ótimo embalo, desenho melódico da voz, arranjo e dinâmica. Esta e a faixa anterior são as únicas de autoria do grupo, e eram estas duas faixas que seriam lançadas, em um primeiro momento, como um single.
3) Knowledge. Esta é a primeira faixa cover do Ep, um clássico composto por Lint (Tim Armstrong) e gravada, originalmente, pelo grupo Operation Ivy, em 1989. Excelente composição, com um ótimo arranjo, bem fiel ao original. Lembro quando ouvi esta música pela primeira vez em 1991, ouvia ela repetidamente! Uma das músicas que lembram minha infância!
4) A Whole Lot Less. Se a faixa anterior me dá uma sensação de nostalgia, esta então, mais ainda! Ouvia essa música em 1990 no vídeo de skate da H-Street, chamado Hokus Pokus, porém na versão original. A música foi composta e gravada pelo grupo Sub Society, em 1989. Um exemplo perfeito do skate punk dos anos 80!
5) Coolidge. Este terceiro (excelente) cover é uma composição de Karl Alvarez, e foi gravada, originalmente, pelo grupo Descendents, em 1986. Uma excelente composição, a mais lenta do Ep, mas ainda assim, sensacional, com um excelente desenho melódico e um excelente arranjo.
6) That's Up To Me. O Ep finaliza com a faixa que considero a segunda melhor, e é, também, o quarto cover do Ep. Esta foi composta e gravada, originalmente, pelo grupo Scumback, porém não sei dizer o ano. Não conheço a versão original, mas esta versão é sensacional, veloz, embalada e com trocas rápidas de acorde, além de um excelente desenho melódico da voz.
Ouça o Ep e sinta o skauch!

Nenhum comentário :

Postar um comentário