terça-feira, 16 de março de 2021

M.I.A. - The Original! (1983)

GÊNERO: Hardcore Old School
ORIGEM: EUA (Oxnard - Ventura / Califórnia)
FORMAÇÃO:
Joe Eddy (Vocal)
Dave Casillas (Guitarra)
P.J. Galligan (Guitarra)
John Morris (Baixo)
Johnny Brewton (Bateria)
.
Esta é a primeira demo, e único trabalho, lançado pelo grupo, de maneira independente. É uma boa demo, com boa qualidade de gravação, boas composições, bons arranjos, porém o vocal deixa muito a desejar! O grupo soaria muito melhor com outro vocalista, o timbre de voz não me agrada, me parece que não combina com as composições, além de existir eventuais desafinações. As composições variam de andamento, algumas mais velozes e outras mais lentas, mas sempre com boas intenções, lembrando bandas como Germs, T.S.O.L., ou Adolescents, além de pitadas de Black Flag, porém o vocal é o que não se assemelha a estas referências. Já havia feito uma resenha sobre esta demo, em 2011, confira aqui! Duas faixas desta demo entraram em uma coletânea, não existindo mais registros do grupo. O curioso fica por conta dos dois guitarristas, em que um tocou, poucos anos depois, no NOFX (Dave), e o outro havia tocado no Angry Samoans (P.J.). Uma boa demo, bem ao estilo do hardcore californiano do início da década de 80, uma pena o vocal...
.
FAIXA A FAIXA:
1) Last Day At The Races. A demo inicia com uma das faixas que considero das melhores. Bem simples, mas com uma boa intenção, sendo o destaque as eventuais frases da guitarra e o solo. Não muito veloz, mas com um bom embalo. Lembra um pouco Germs.
2) Excapes. Esta já é uma faixa mais veloz, com trocas rápidas de acorde, variando com outra parte mais lenta. Destaque para a parte A e sua progressão harmônica.
3) Fag. Talvez a faixa mais lenta da demo, com uma boa progressão harmônica, que se mantém por todo tempo, além de bons riffs. Esta é, talvez, a faixa que menos me agrada na demo, embora tenha seu ponto forte no solo.
4) Fat Slob. Uma das duas faixas mais velozes da demo, com trocas rápidas de acorde, esta é uma ótima composição, além de ser a faixa com menor duração da demo.
5) Groupie Sluts. Esta faixa já mais lenta que a anterior, apesar de possuir um bom embalo, além de uma boa progressão harmônica. Uma boa composição, que mantém a harmonia quase sempre igual.
6) Stop M.F.. Considero esta a melhor faixa da demo, principalmente devido às frases da guitarra, mas também devido ao trabalho de dinâmica na parte A em relação às demais. Bastante influência de skate punk, não é muito veloz, mas possui um bom embalo.
7) The American Dream. Outra boa faixa, bem minimalista, não muito veloz, mas com um bom embalo, o destaque está na parte B, mais acelerada, embora o refrão mereça atenção. Bem ao estilo T.S.O.L. e Adolescents.
8) Missing Or Captured. Esta é a faixa que, junto com a faixa 1, entraram na coletânea, e é, também, a outra faixa veloz da demo, que, assim como a faixa 4, possui pouca duração e trocas rápidas de acorde.
9) Religious Dogs. Considero esta uma das melhores faixas da demo, com um bom trabalho de dinâmica e um bom embalo, esta lembra bastante Adolescents. O destaque está na parte B, embora o "clima" da parte A mereça atenção.
10) A Day In The Life. Uma boa composição, mas com nada de especial, apesar do bom trabalho de dinâmica e intenção. As frases da guitarra merecem atenção, também. Não muito veloz, alternando o andamento entre as partes.
11) Calm Down. A demo finaliza com uma das faixas que considero das melhores, uma excelente introdução, com um bom clima que prepara para a parte A, que lembra muito T.S.O.L.! Bem embalada, com trocas rápidas de acorde e eventuais frases rítmicas executadas em sincronia entre os instrumentos, esta possui influências de skate punk, também.
Ouça a demo e conheça o original!

Nenhum comentário :

Postar um comentário