sexta-feira, 19 de março de 2021

Milkshakes - Fourteen Rhythm & Beat Greats (1982)

GÊNERO: Garage Punk
ORIGEM: Inglaterra (Chatham - Kent / South East)
FORMAÇÃO:
Billy Childish (Vocal, guitarra)
Micky Hampshire (Guitarra)
Russell Wilkins (Baixo)
Bruce Brand (Bateria)
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Este é o segundo álbum lançado pelo grupo, através do selo Milkshakes, e foi gravado no estúdio Oakwood. Este é um bom álbum, possuindo faixas muito boas, outras nem tanto, e uma faixa ruim. Esta é uma das inúmeras bandas da onda do "revival" do som dos anos 60 no Reino Unido, os chamados mods! O álbum soa, ao meu ver, como uma mistura de Kinks, Jam, Beatles e alguma banda de surf music qualquer! É um álbum de garage punk, mas percebe-se influências de jungle, rock 'n' roll, surf music e (como o nome sugere) punk rock. Soa exatamente como as bandas da década de 60, sendo fiéis, inclusive, no timbre dos instrumentos, além, claro, das composições. As faixas possuem certo embalo, não muito velozes, existindo levadas em shuffle, levadas tribais, além de acentos deslocados do tempo forte. As guitarras não possuem muito drive, mantendo o timbre quase limpo. Já comentei isso aqui outras vezes, como toda banda britânica que se preze, a influência de Beatles não pode faltar, ainda mais para aquelas que buscam nos remeter ao som britânico dos anos 60! A curiosidade fica por conta da carreira do grupo, que apesar de apenas 4 anos de existência, mantiveram uma média de mais de dois álbuns lançados por ano! É um bom álbum, vale a pena conferir, muito swing com a cara dos anos 60!
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FAIXA A FAIXA:
1) Seven Days. O álbum inicia com uma boa faixa, que lembra bastante Kinks, com destaque para a parte A e a execução harmônica em staccato. O refrão não é ruim, mas é o ponto fraco da composição, na minha opinião.
2) Black Sails (In The Moonlight). Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Com uma levada em shuffle, eventuais frases da guitarra, esta soa como um rock 'n' roll, sendo o grande destaque os acentos deslocados do tempo forte na parte A, além das frases da guitarra.
3) Exactly Like You. Outra boa composição, com características semelhantes à faixa 1, também lembrando Kinks. Não muito veloz, mas possuindo um bom embalo, o destaque está nas frases de guitarra e no refrão.
4) A Girl Called Mine. Outra boa composição, com uma excelente frase da guitarra na introdução, que nos lembra Peter Gunn! Esta composição lembra, na minha opinião, Jam, sendo o destaque, justamente, a frase da guitarra, embora a levada mereça atenção.
5) Sad Girl Mambo. Outra composição com boas frases de guitarra, com uma boa levada que lembra, como o nome sugere, mambo. Uma boa composição, a qual o destaque está nas frases da guitarra e na levada rítmica.
6) I Want You. Considero esta a pior faixa do álbum, sem sombra de dúvidas! Com a cara de Beatles, tanto na melodia quanto na intenção. Ao estilo de Stand By Me, porém com sonoridade no modo maior, esta é a legítima faixa que poderia ser excluída do álbum, realmente muito ruim!
7) Cadalina. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, aliás, considero esta seqüência a melhor do álbum. Com uma excelente frase de guitarra, um ótimo embalo e a bateria executando a caixa com duas batidas simples, esta soa um punk rock com surf music. O curioso desta composição está na introdução, a qual a guitarra inicia em um andamento, mas, antes de entrar os demais instrumentos, ele acelera o andamento! Mostrando que a gravação foi feita ao vivo no estúdio e sem metrônomo!
8) No One Else. Considero esta a melhor faixa do álbum, a mais veloz, com a caixa dobrada, além de possuir excelentes frases da guitarra. Com certeza a faixa mais punk rock do álbum, com a harmonia bem característica do rock 'n' roll.
9) I Need One. Considero esta uma das melhores faixas do álbum, com uma excelente intenção, a levada da bateria com poucos pratos, se apropriando mais dos tambores. A execução harmônica com seus staccatos e acentos deslocados do tempo forte dá um toque de qualidade a mais.
10) You Did Her Wrong. Esta é uma faixa mais intimista, embora esteja longe de ser uma balada. O destaque está no arranjo das guitarras, em que uma delas executa as frases e a outra os acordes, sempre com frequentes pausas. Também com ares de Beatles, esta faixa não chega a ser ruim, mas longe de ser das melhores do álbum.
11) Can You Tell Me. Esta é um rock 'n' roll com influência de punk rock, ou seja, muito "suave" para um punk rock, mas muito "pesada" para um rock 'n' roll! A harmonia é 100% rock 'n' roll, sendo o destaque o embalo da composição.
12) Red Monkey. Considero esta uma das melhores faixas do álbum. Esta é uma faixa instrumental, que soa como uma mistura de jungle e surf music, caracterizando mais o surf music. Como já mencionei outras vezes, para uma música instrumental ser uma boa composição, ela precisa chamar a atenção, e é exatamente isso que as guitarras fazem, suportadas pelos demais instrumentos.
13) Take You Home Tonight. Esta é uma faixa que eu considero "estranha"! Possui harmonia e melodia bem ao estilo Beatles, porém a levada da bateria e o refrão desconstroem esta ideia, sendo, justamente, estes dois aspectos os destaque da composição.
14) Wo' Now. O álbum finaliza com uma boa faixa, harmonia característica do rock 'n' roll, mais uma vez com frequentes frases da guitarra que, aliás, são o grande destaque da composição, além do bom embalo. Talvez a faixa com o arranjo mais "sujo" de todo álbum.
Ouça o álbum e conheça os quatorze grandes ritmos e batidas!

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