quinta-feira, 26 de maio de 2022

Sham 69 - Live And Loud!! (1987)

GÊNERO: Punk Rock
ORIGEM: Inglaterra (Hersham - Surrey / South East)
FORMAÇÃO:
Jimmy Pursey - James Pursey (Vocal)
Dave Parsons - David Parsons (Guitarra)
Dave Tregunna (Baixo)
Ricky Goldstein (Bateria)
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Este é o primeiro álbum ao vivo lançado pelo grupo, através do selo Link. O álbum foi lançado após 4 álbuns de estúdio, porém a gravação é de 1979, ou seja, a gravação foi feita após 3 álbuns de estúdio, mesmo que no repertório constem algumas composições que seriam lançadas no álbum futuro. A maior parte das músicas são do álbum mais recente do grupo, porém é uma lista bem variada, contendo faixas de todos os álbuns, mais alguns singles e 3 faixas cover, uma delas que já havia sido gravada e lançada em versão de estúdio, e outras duas inéditas. É um grupo que, embora eu tenha classificado como punk rock, é citado como street punk ou oi!, porém ainda considero as composições como punk rock, até porque estes dois gêneros citados não haviam surgido, sendo o próprio Sham 69 um dos pioneiros, além de ser uma das principais referências de diversos grupos de street punk ou oi! que surgiram poucos anos depois. Apesar desta questão, considero as composições bem punk rock, muitas vezes lembram grupos como Clash, Sex Pistols, Jam ou Damned, fazendo parte da mesma cena, embora algumas faixas já dão um indicativo do que viriam a ser estes dois gêneros. Uma grande referência do punk rock britânico (e mundial) do final dos anos 70, muita energia, boas melodias e bastante expressão, com as músicas bem ensaiadas e, em sua grande maioria, bem embaladas, sendo o ponto fraco a qualidade da gravação que não chega a ser ruim, mas longe de ser das melhores, mas nada que diminua a qualidade do álbum. O álbum foi lançado, originalmente, em LP, tendo sido relançado em CD, pelo mesmo selo, em 1990, porém a versão em CD conta com 5 faixas a mais. Um excelente álbum, que evidencia a performance do grupo ao vivo, vale a pena conferir!
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FAIXA A FAIXA:
1) Angels With Dirty Faces. O álbum inicia com uma das faixas que considero das melhores, um dos clássicos do grupo, que possui um bom embalo, bastante energia, além de um bom arranjo, com frequentes frases rítmicas, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
2) Tell Us The Truth. Uma excelente composição, que dá título ao primeiro álbum do grupo. Menos veloz que a faixa anterior, mas com um bom embalo e um arranjo mais simples, bem como a progressão harmônica, sendo o destaque o refrão o destaque, na minha opinião.
3) Questions And Answers. Outra faixa que considero das melhores do álbum. Mais uma vez um bom embalo, embora não muito veloz, com um bom desenho melódico da voz, sendo o destaque, sem sombra de dúvidas, o refrão, o qual sou suspeito para falar, já que sempre fui um grande fã deste refrão!
4) Joey's On The Street Again. Esta é uma das faixas que menos me agrada no álbum, embora seja uma boa composição, bem punk rock, com um bom embalo e um refrão bem sing-a-long que possui uma variação tonal. A melodia da parte A lembra Beatles!
5) Borstal Breakout. Outra faixa que considero das melhores do álbum, além de ser outro clássico do grupo. Foi através desta música que conheci Sham 69, e sempre fui um grande fã desta composição, bem embalada, com uma progressão harmônica bem rock 'n' roll, possuindo um refrão bem sing-a-long, com um detalhe que dá um "brilho" a mais, que é o cromatismo da progressão harmônica.
6) Red London. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, iniciando com um bom arranjo de bateria, para depois se manter bem embalada, embora pouco veloz, com um arranjo bem simples, assim como a progressão harmônica, que é um dos destaques da composição junto com o desenho melódico da voz, embora o refrão, bem sing-a-long, também mereça atenção.
7) Hersham Boys. Uma boa composição, que soa bem punk rock, com um bom embalo, sendo o destaque a parte A e o arranjo de bateria, embora a progressão harmônica, apesar de simples, mereça atenção, além de possuir um refrão bem sing-a-long.
8) That´s Life. Mais uma boa composição, com um bom arranjo, no modo maior, o que dá uma intenção mais "alegre", possuindo um bom embalo e uma progressão harmônica bem rock 'n' roll, além de um refrão bem sing-a-long e eventuais riffs de guitarra.
9) Mister, You're A Better Man Than I. Esta é a primeira faixa cover do álbum, é uma excelente composição, de autoria de Mike Hugg e Brian Hugg, gravada, originalmente, em 1965, pelo grupo Yardbirds. A faixa menos embalada do álbum, mas com um excelente trabalho de dinâmica, além de um bom arranjo de guitarra, sendo o destaque o refrão, bem sing-a-long e com mais energia.
10) Money. Mais uma boa composição, bem embalada, possuindo um bom arranjo, com uma progressão harmônica simples, sendo o destaque a parte A, embora o refrão, bem sing-a-long, tenha seu valor!
11) Poor Cow. Outra boa composição, embora seja uma das faixas que menos me agrada no álbum, sendo uma das faixas que seriam lançadas no álbum seguinte do grupo. Esta gravação é uma das primeiras vezes que o grupo apresentou a composição ao vivo. Não muito veloz e nem muito embalada, mas possuindo uma ótima intenção e um bom trabalho de dinâmica.
12) White Riot. Esta é a segunda faixa cover do álbum, um "hino" do punk rock britânico do final dos anos 70, a qual inúmeros grupos da época tocavam, sendo uma composição de Joe Strummer e Mick Jones, gravada, originalmente, em 1977, pelo grupo Clash. Bem embalada, com um refrão bem sing-a-long, este é um clássico, com bastante energia, sendo a versão bem fiel à original.
13) They Don't Understand. Outra ótima composição, bem embalada, com certa velocidade, um refrão bem sing-a-long, no modo maior, sendo o destaque a parte A, a qual possui uma variação tonal em relação ao refrão.
14) If The Kids Are United. Esta é a última faixa da versão em LP, sendo outro grande clássico do grupo, e é, também, a faixa que considero a melhor. Com um bom embalo, uma ótima progressão harmônica, apesar de simples, além de um refrão bem sing-a-long, possuindo eventuais riffs de guitarra que ajudam a elevar a qualidade da composição.
15) Voices. Esta é outra faixa que considero das melhores do álbum, sendo os destaques o riff de guitarra e a progressão harmônica, que lembra Sex Pistols, além de possuir um ótimo refrão, mais uma vez, bem sing-a-long. Bastante embalada e com muita energia.
16) Give A Dog A Bone. Esta é a outra faixa que seria lançada no álbum seguinte do grupo. É uma boa composição, bem embalada, com bons riffs de guitarra, um bom trabalho de dinâmica, apesar de sutil, possuindo um refrão bem sing-a-long.
17) Lost On Highway 46. Outra boa composição, bem embalada, bastante energia, com destaque para os acentos deslocados do tempo forte do compasso, na parte A. Bons, eventuais, riffs de guitarra ajudam a elevar a qualidade da composição.
18) Day Tripper. Esta é a terceira, e última, faixa cover do álbum, e, como não poderia deixar de ser para uma banda de punk rock inglesa, é uma composição de John Lennon e Paul McCartney, gravada, originalmente, em 1965, pelo grupo Beatles. É outra faixa bastante copiada por muitos grupos de diversos gêneros musicais diferentes, sendo o destaque o emblemático riff de guitarra. O arranjo possui alguns poucos detalhes que diferem da versão original, embora a intenção se mantenha, porém soando com mais energia.
19) Stockholm Kids Are Innocent. O álbum finaliza com outra ótima composição, bem embalada e com um refrão bem sing-a-long, possuindo um arranjo bem simples, com destaque para os eventuais acentos e a progressão harmônica, embora o trabalho de dinâmica, apesar sutil, mereça atenção.
Ouça o álbum ao vivo e alto!

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